Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adolfo, Arthur
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224064
Resumo: Avaliação educacional é um assunto recorrente no dia a dia dos professores e para isso existem diversas técnicas, como a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera parâmetros como a habilidade do estudante e a dificuldade da questão na hora da avaliação. Um problema que se quer confrontar com a TRI é a complexidade envolvida no processo de avaliação, pois ela utiliza modelos matemáticos para extrair o resultado desejado. Além disso, muitas vezes os professores sentem dificuldade em aprimorar seus questionários, diminuindo o erro médio e adaptando-os ao conhecimento e habilidade de seus alunos. Este trabalho tem por objetivo fornecer uma ferramenta de geração de questionários utilizando modelo TRI, e tal ferramenta terá integração com outras plataformas, através de uma API REST, inicialmente com o ambiente Moodle. Para validação da ferramenta, serão extraídos e tratados dados do ambiente Moodle, e, após esses procedimentos, será gerado um modelo TRI. Serão extraídas 20 questões com respostas de verdadeiro ou falso. Para a aferição dos resultados, a ferramenta será utilizada em uma turma de um curso da Ciências da Computação cadastrada na plataforma Moodle. Este documento descreve de maneira detalhada os conceitos e fundamentos envolvidos, o desenvolvimento da ferramenta, um guia de uso, o processo de avaliação e seus resultados, finalizando com contribuições, limitações e trabalhos futuros.
id UFRGS-2_257a590c17d5fc0edc89bf4a132b23c9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224064
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Adolfo, ArthurWives, Leandro KrugRomero, Oscar Yair Ortegón2021-07-16T04:30:37Z2021http://hdl.handle.net/10183/224064001128286Avaliação educacional é um assunto recorrente no dia a dia dos professores e para isso existem diversas técnicas, como a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera parâmetros como a habilidade do estudante e a dificuldade da questão na hora da avaliação. Um problema que se quer confrontar com a TRI é a complexidade envolvida no processo de avaliação, pois ela utiliza modelos matemáticos para extrair o resultado desejado. Além disso, muitas vezes os professores sentem dificuldade em aprimorar seus questionários, diminuindo o erro médio e adaptando-os ao conhecimento e habilidade de seus alunos. Este trabalho tem por objetivo fornecer uma ferramenta de geração de questionários utilizando modelo TRI, e tal ferramenta terá integração com outras plataformas, através de uma API REST, inicialmente com o ambiente Moodle. Para validação da ferramenta, serão extraídos e tratados dados do ambiente Moodle, e, após esses procedimentos, será gerado um modelo TRI. Serão extraídas 20 questões com respostas de verdadeiro ou falso. Para a aferição dos resultados, a ferramenta será utilizada em uma turma de um curso da Ciências da Computação cadastrada na plataforma Moodle. Este documento descreve de maneira detalhada os conceitos e fundamentos envolvidos, o desenvolvimento da ferramenta, um guia de uso, o processo de avaliação e seus resultados, finalizando com contribuições, limitações e trabalhos futuros.Educational assessment is a recurring subject in teachers’ daily lives. For this, several techniques, such as Item Response Theory (IRT), considers parameters such as the student’s ability and the difficulty of the question at the time of assessment. A problem that we want to confront with IRT is the complexity involved in the evaluation process, as it uses mathematical models to extract the desired result. In addition, teachers often find it challenging to improve their questionnaires, reduce their average error, and adapt them to their students’ knowledge and skills. In this sense, this work aims to provide a questionnaire generation tool using the TRI model. Such a tool will integrate with other platforms through a REST API, initially with the Moodle environment. Data from the Moodle environment will be extracted and processed to validate this tool, and after these procedures, it will generate a TRI model. The tool will be used in a class registered on the Moodle platform to measure its results. This document describes the concepts and fundamentals involved, the tool’s development, a usage guide, the evaluation process, and its results, ending with contributions, limitations, and future work.application/pdfporTeoria da resposta ao itemAvaliação educacionalDynamic QuestionnairesTRIApplicationMoodle pluginREST APIAmbiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao itemAn enviroment to Create and Manage Dynamic Questionnaires based on Item Response Theory info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2021Ciência da Computação: Ênfase em Engenharia da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128286.pdf.txt001128286.pdf.txtExtracted Texttext/plain89588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224064/2/001128286.pdf.txt2da273a5341b94346daba792fcdb2fe9MD52ORIGINAL001128286.pdfTexto completoapplication/pdf1295480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224064/1/001128286.pdf9d469ae07628986d0fb50eec0f436eacMD5110183/2240642021-08-18 04:39:20.088067oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224064Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:39:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item
dc.title.alternative.en.fl_str_mv An enviroment to Create and Manage Dynamic Questionnaires based on Item Response Theory
title Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item
spellingShingle Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item
Adolfo, Arthur
Teoria da resposta ao item
Avaliação educacional
Dynamic Questionnaires
TRI
Application
Moodle plugin
REST API
title_short Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item
title_full Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item
title_fullStr Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item
title_full_unstemmed Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item
title_sort Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item
author Adolfo, Arthur
author_facet Adolfo, Arthur
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adolfo, Arthur
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wives, Leandro Krug
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Romero, Oscar Yair Ortegón
contributor_str_mv Wives, Leandro Krug
Romero, Oscar Yair Ortegón
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da resposta ao item
Avaliação educacional
topic Teoria da resposta ao item
Avaliação educacional
Dynamic Questionnaires
TRI
Application
Moodle plugin
REST API
dc.subject.eng.fl_str_mv Dynamic Questionnaires
TRI
Application
Moodle plugin
REST API
description Avaliação educacional é um assunto recorrente no dia a dia dos professores e para isso existem diversas técnicas, como a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera parâmetros como a habilidade do estudante e a dificuldade da questão na hora da avaliação. Um problema que se quer confrontar com a TRI é a complexidade envolvida no processo de avaliação, pois ela utiliza modelos matemáticos para extrair o resultado desejado. Além disso, muitas vezes os professores sentem dificuldade em aprimorar seus questionários, diminuindo o erro médio e adaptando-os ao conhecimento e habilidade de seus alunos. Este trabalho tem por objetivo fornecer uma ferramenta de geração de questionários utilizando modelo TRI, e tal ferramenta terá integração com outras plataformas, através de uma API REST, inicialmente com o ambiente Moodle. Para validação da ferramenta, serão extraídos e tratados dados do ambiente Moodle, e, após esses procedimentos, será gerado um modelo TRI. Serão extraídas 20 questões com respostas de verdadeiro ou falso. Para a aferição dos resultados, a ferramenta será utilizada em uma turma de um curso da Ciências da Computação cadastrada na plataforma Moodle. Este documento descreve de maneira detalhada os conceitos e fundamentos envolvidos, o desenvolvimento da ferramenta, um guia de uso, o processo de avaliação e seus resultados, finalizando com contribuições, limitações e trabalhos futuros.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-16T04:30:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224064
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128286
url http://hdl.handle.net/10183/224064
identifier_str_mv 001128286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224064/2/001128286.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224064/1/001128286.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2da273a5341b94346daba792fcdb2fe9
9d469ae07628986d0fb50eec0f436eac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447278663499776