Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224064 |
Resumo: | Avaliação educacional é um assunto recorrente no dia a dia dos professores e para isso existem diversas técnicas, como a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera parâmetros como a habilidade do estudante e a dificuldade da questão na hora da avaliação. Um problema que se quer confrontar com a TRI é a complexidade envolvida no processo de avaliação, pois ela utiliza modelos matemáticos para extrair o resultado desejado. Além disso, muitas vezes os professores sentem dificuldade em aprimorar seus questionários, diminuindo o erro médio e adaptando-os ao conhecimento e habilidade de seus alunos. Este trabalho tem por objetivo fornecer uma ferramenta de geração de questionários utilizando modelo TRI, e tal ferramenta terá integração com outras plataformas, através de uma API REST, inicialmente com o ambiente Moodle. Para validação da ferramenta, serão extraídos e tratados dados do ambiente Moodle, e, após esses procedimentos, será gerado um modelo TRI. Serão extraídas 20 questões com respostas de verdadeiro ou falso. Para a aferição dos resultados, a ferramenta será utilizada em uma turma de um curso da Ciências da Computação cadastrada na plataforma Moodle. Este documento descreve de maneira detalhada os conceitos e fundamentos envolvidos, o desenvolvimento da ferramenta, um guia de uso, o processo de avaliação e seus resultados, finalizando com contribuições, limitações e trabalhos futuros. |
id |
UFRGS-2_257a590c17d5fc0edc89bf4a132b23c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224064 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Adolfo, ArthurWives, Leandro KrugRomero, Oscar Yair Ortegón2021-07-16T04:30:37Z2021http://hdl.handle.net/10183/224064001128286Avaliação educacional é um assunto recorrente no dia a dia dos professores e para isso existem diversas técnicas, como a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera parâmetros como a habilidade do estudante e a dificuldade da questão na hora da avaliação. Um problema que se quer confrontar com a TRI é a complexidade envolvida no processo de avaliação, pois ela utiliza modelos matemáticos para extrair o resultado desejado. Além disso, muitas vezes os professores sentem dificuldade em aprimorar seus questionários, diminuindo o erro médio e adaptando-os ao conhecimento e habilidade de seus alunos. Este trabalho tem por objetivo fornecer uma ferramenta de geração de questionários utilizando modelo TRI, e tal ferramenta terá integração com outras plataformas, através de uma API REST, inicialmente com o ambiente Moodle. Para validação da ferramenta, serão extraídos e tratados dados do ambiente Moodle, e, após esses procedimentos, será gerado um modelo TRI. Serão extraídas 20 questões com respostas de verdadeiro ou falso. Para a aferição dos resultados, a ferramenta será utilizada em uma turma de um curso da Ciências da Computação cadastrada na plataforma Moodle. Este documento descreve de maneira detalhada os conceitos e fundamentos envolvidos, o desenvolvimento da ferramenta, um guia de uso, o processo de avaliação e seus resultados, finalizando com contribuições, limitações e trabalhos futuros.Educational assessment is a recurring subject in teachers’ daily lives. For this, several techniques, such as Item Response Theory (IRT), considers parameters such as the student’s ability and the difficulty of the question at the time of assessment. A problem that we want to confront with IRT is the complexity involved in the evaluation process, as it uses mathematical models to extract the desired result. In addition, teachers often find it challenging to improve their questionnaires, reduce their average error, and adapt them to their students’ knowledge and skills. In this sense, this work aims to provide a questionnaire generation tool using the TRI model. Such a tool will integrate with other platforms through a REST API, initially with the Moodle environment. Data from the Moodle environment will be extracted and processed to validate this tool, and after these procedures, it will generate a TRI model. The tool will be used in a class registered on the Moodle platform to measure its results. This document describes the concepts and fundamentals involved, the tool’s development, a usage guide, the evaluation process, and its results, ending with contributions, limitations, and future work.application/pdfporTeoria da resposta ao itemAvaliação educacionalDynamic QuestionnairesTRIApplicationMoodle pluginREST APIAmbiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao itemAn enviroment to Create and Manage Dynamic Questionnaires based on Item Response Theory info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2021Ciência da Computação: Ênfase em Engenharia da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128286.pdf.txt001128286.pdf.txtExtracted Texttext/plain89588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224064/2/001128286.pdf.txt2da273a5341b94346daba792fcdb2fe9MD52ORIGINAL001128286.pdfTexto completoapplication/pdf1295480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224064/1/001128286.pdf9d469ae07628986d0fb50eec0f436eacMD5110183/2240642021-08-18 04:39:20.088067oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224064Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:39:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
An enviroment to Create and Manage Dynamic Questionnaires based on Item Response Theory |
title |
Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item |
spellingShingle |
Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item Adolfo, Arthur Teoria da resposta ao item Avaliação educacional Dynamic Questionnaires TRI Application Moodle plugin REST API |
title_short |
Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item |
title_full |
Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item |
title_fullStr |
Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item |
title_full_unstemmed |
Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item |
title_sort |
Ambiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao item |
author |
Adolfo, Arthur |
author_facet |
Adolfo, Arthur |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adolfo, Arthur |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wives, Leandro Krug |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Romero, Oscar Yair Ortegón |
contributor_str_mv |
Wives, Leandro Krug Romero, Oscar Yair Ortegón |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria da resposta ao item Avaliação educacional |
topic |
Teoria da resposta ao item Avaliação educacional Dynamic Questionnaires TRI Application Moodle plugin REST API |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dynamic Questionnaires TRI Application Moodle plugin REST API |
description |
Avaliação educacional é um assunto recorrente no dia a dia dos professores e para isso existem diversas técnicas, como a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera parâmetros como a habilidade do estudante e a dificuldade da questão na hora da avaliação. Um problema que se quer confrontar com a TRI é a complexidade envolvida no processo de avaliação, pois ela utiliza modelos matemáticos para extrair o resultado desejado. Além disso, muitas vezes os professores sentem dificuldade em aprimorar seus questionários, diminuindo o erro médio e adaptando-os ao conhecimento e habilidade de seus alunos. Este trabalho tem por objetivo fornecer uma ferramenta de geração de questionários utilizando modelo TRI, e tal ferramenta terá integração com outras plataformas, através de uma API REST, inicialmente com o ambiente Moodle. Para validação da ferramenta, serão extraídos e tratados dados do ambiente Moodle, e, após esses procedimentos, será gerado um modelo TRI. Serão extraídas 20 questões com respostas de verdadeiro ou falso. Para a aferição dos resultados, a ferramenta será utilizada em uma turma de um curso da Ciências da Computação cadastrada na plataforma Moodle. Este documento descreve de maneira detalhada os conceitos e fundamentos envolvidos, o desenvolvimento da ferramenta, um guia de uso, o processo de avaliação e seus resultados, finalizando com contribuições, limitações e trabalhos futuros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-16T04:30:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224064 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001128286 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224064 |
identifier_str_mv |
001128286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224064/2/001128286.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224064/1/001128286.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2da273a5341b94346daba792fcdb2fe9 9d469ae07628986d0fb50eec0f436eac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447278663499776 |