"A corrida mudou minha vida!" : emoções, motivações e hábitos de consumo de corredores amadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stapassoli, Marco Bampi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72545
Resumo: A corrida de rua vem ganhando espaço nas grandes cidades brasileiras e conquistando cada dia mais praticantes. Mais do que apenas um esporte, a corrida é considerada para alguns um estilo de vida, com jargões, rituais e expressões simbólicas próprias, características de uma “sub cultura”. O crescimento do esporte atraiu maior concorrência nesse mercado, criando desafios apontados pela consultoria Crowe Horwath (2011): necessidade de estratégias de marketing criativas e criação de benefícios intangíveis pelas marcas. Para dar conta desses desafios é necessário conhecer mais profundamente os corredores. Apesar de existir estudos sobre o fenômeno da corrida, não há, até onde se sabe, pesquisas acadêmicas que tratam das mudanças ocasionadas pela corrida na vida dos seus praticantes. Através da utilização de entrevistas em profundidade com inspiração na técnica ZMET (Zaltman Metaphor Elicitation Technique) em uma amostra de doze corredores definidos por conveniência, buscou-se compreender como a prática de corrida gera mudanças na vida de seus praticantes, não só em relação aos hábitos de consumo, mas também em relação aos sentimentos e emoções associadas a essa prática. Apesar da corrida ser associada a “sofrimento” antes dos participantes começarem a correr, os resultados apontam que a corrida modificou significativamente o modo de viver das pessoas. Dentre essas modificações foram apontados: maior felicidade, criação de novos relacionamentos, melhora das relações interpessoais, sentimento de auto superação, diminuição de peso, alimentação mais saudável, sensação de liberdade, maior contato com a natureza, alívio das tensões diárias, necessidade de cuidar das lesões decorrentes da prática, mudanças do humor diário e o modo como são percebidos pelos outros após começar a correr. Alguns itens de consumo como o tênis de corrida, as provas de corrida, os grupos de corrida, as peças de vestuário e os itens de mensuração contribuem para a ocorrência dessas modificações. Diante dos benefícios proporcionados por essa atividade, os corredores buscam a continuação da prática e esperam estar aptos a correr no futuro. Verifica-se, portanto, que a corrida é a forma que essas pessoas encontraram de lidar com as frustações cotidianas e encontrar maior felicidade nas suas vidas.
id UFRGS-2_25ad471f1578d4938b4744077b0cf75d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72545
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stapassoli, Marco BampiSantos, Cristiane Pizzutti dos2013-06-18T01:45:04Z2012http://hdl.handle.net/10183/72545000883970A corrida de rua vem ganhando espaço nas grandes cidades brasileiras e conquistando cada dia mais praticantes. Mais do que apenas um esporte, a corrida é considerada para alguns um estilo de vida, com jargões, rituais e expressões simbólicas próprias, características de uma “sub cultura”. O crescimento do esporte atraiu maior concorrência nesse mercado, criando desafios apontados pela consultoria Crowe Horwath (2011): necessidade de estratégias de marketing criativas e criação de benefícios intangíveis pelas marcas. Para dar conta desses desafios é necessário conhecer mais profundamente os corredores. Apesar de existir estudos sobre o fenômeno da corrida, não há, até onde se sabe, pesquisas acadêmicas que tratam das mudanças ocasionadas pela corrida na vida dos seus praticantes. Através da utilização de entrevistas em profundidade com inspiração na técnica ZMET (Zaltman Metaphor Elicitation Technique) em uma amostra de doze corredores definidos por conveniência, buscou-se compreender como a prática de corrida gera mudanças na vida de seus praticantes, não só em relação aos hábitos de consumo, mas também em relação aos sentimentos e emoções associadas a essa prática. Apesar da corrida ser associada a “sofrimento” antes dos participantes começarem a correr, os resultados apontam que a corrida modificou significativamente o modo de viver das pessoas. Dentre essas modificações foram apontados: maior felicidade, criação de novos relacionamentos, melhora das relações interpessoais, sentimento de auto superação, diminuição de peso, alimentação mais saudável, sensação de liberdade, maior contato com a natureza, alívio das tensões diárias, necessidade de cuidar das lesões decorrentes da prática, mudanças do humor diário e o modo como são percebidos pelos outros após começar a correr. Alguns itens de consumo como o tênis de corrida, as provas de corrida, os grupos de corrida, as peças de vestuário e os itens de mensuração contribuem para a ocorrência dessas modificações. Diante dos benefícios proporcionados por essa atividade, os corredores buscam a continuação da prática e esperam estar aptos a correr no futuro. Verifica-se, portanto, que a corrida é a forma que essas pessoas encontraram de lidar com as frustações cotidianas e encontrar maior felicidade nas suas vidas.application/pdfporCorrida de ruaMotivaçãoEmoção"A corrida mudou minha vida!" : emoções, motivações e hábitos de consumo de corredores amadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000883970.pdf000883970.pdfTexto completoapplication/pdf5316690http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72545/1/000883970.pdf8b9171ecb4f0dcaf44ff9aa0ceed3f0dMD51TEXT000883970.pdf.txt000883970.pdf.txtExtracted Texttext/plain199665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72545/2/000883970.pdf.txt9ce2bf126a1127060d4aff767622733fMD52THUMBNAIL000883970.pdf.jpg000883970.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72545/3/000883970.pdf.jpgf501186dfae703bdb99e6777e227f02bMD5310183/725452018-10-16 09:09:18.161oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72545Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:09:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "A corrida mudou minha vida!" : emoções, motivações e hábitos de consumo de corredores amadores
title "A corrida mudou minha vida!" : emoções, motivações e hábitos de consumo de corredores amadores
spellingShingle "A corrida mudou minha vida!" : emoções, motivações e hábitos de consumo de corredores amadores
Stapassoli, Marco Bampi
Corrida de rua
Motivação
Emoção
title_short "A corrida mudou minha vida!" : emoções, motivações e hábitos de consumo de corredores amadores
title_full "A corrida mudou minha vida!" : emoções, motivações e hábitos de consumo de corredores amadores
title_fullStr "A corrida mudou minha vida!" : emoções, motivações e hábitos de consumo de corredores amadores
title_full_unstemmed "A corrida mudou minha vida!" : emoções, motivações e hábitos de consumo de corredores amadores
title_sort "A corrida mudou minha vida!" : emoções, motivações e hábitos de consumo de corredores amadores
author Stapassoli, Marco Bampi
author_facet Stapassoli, Marco Bampi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stapassoli, Marco Bampi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Corrida de rua
Motivação
Emoção
topic Corrida de rua
Motivação
Emoção
description A corrida de rua vem ganhando espaço nas grandes cidades brasileiras e conquistando cada dia mais praticantes. Mais do que apenas um esporte, a corrida é considerada para alguns um estilo de vida, com jargões, rituais e expressões simbólicas próprias, características de uma “sub cultura”. O crescimento do esporte atraiu maior concorrência nesse mercado, criando desafios apontados pela consultoria Crowe Horwath (2011): necessidade de estratégias de marketing criativas e criação de benefícios intangíveis pelas marcas. Para dar conta desses desafios é necessário conhecer mais profundamente os corredores. Apesar de existir estudos sobre o fenômeno da corrida, não há, até onde se sabe, pesquisas acadêmicas que tratam das mudanças ocasionadas pela corrida na vida dos seus praticantes. Através da utilização de entrevistas em profundidade com inspiração na técnica ZMET (Zaltman Metaphor Elicitation Technique) em uma amostra de doze corredores definidos por conveniência, buscou-se compreender como a prática de corrida gera mudanças na vida de seus praticantes, não só em relação aos hábitos de consumo, mas também em relação aos sentimentos e emoções associadas a essa prática. Apesar da corrida ser associada a “sofrimento” antes dos participantes começarem a correr, os resultados apontam que a corrida modificou significativamente o modo de viver das pessoas. Dentre essas modificações foram apontados: maior felicidade, criação de novos relacionamentos, melhora das relações interpessoais, sentimento de auto superação, diminuição de peso, alimentação mais saudável, sensação de liberdade, maior contato com a natureza, alívio das tensões diárias, necessidade de cuidar das lesões decorrentes da prática, mudanças do humor diário e o modo como são percebidos pelos outros após começar a correr. Alguns itens de consumo como o tênis de corrida, as provas de corrida, os grupos de corrida, as peças de vestuário e os itens de mensuração contribuem para a ocorrência dessas modificações. Diante dos benefícios proporcionados por essa atividade, os corredores buscam a continuação da prática e esperam estar aptos a correr no futuro. Verifica-se, portanto, que a corrida é a forma que essas pessoas encontraram de lidar com as frustações cotidianas e encontrar maior felicidade nas suas vidas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-18T01:45:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72545
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000883970
url http://hdl.handle.net/10183/72545
identifier_str_mv 000883970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72545/1/000883970.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72545/2/000883970.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72545/3/000883970.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b9171ecb4f0dcaf44ff9aa0ceed3f0d
9ce2bf126a1127060d4aff767622733f
f501186dfae703bdb99e6777e227f02b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224448760610816