Internacionalização da educação superior : a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luce, Maria Beatriz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fagundes, Caterine Vila, González Mediel, Olga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149263
Resumo: Aos países em desenvolvimento, a internacionalização, também educativa, é um processo desafiador para uma soberana inserção no mundo globalizado. Sendo a mobilidade acadêmica um dos meios de internacionalização, torna-se imperativo definir os objetivos nacionais e institucionais que se deseja alcançar com a mobilidade para que se possa definir objetivamente os critérios de qualidade deste processo. Neste artigo, abordamos este processo valorando na mobilidade acadêmica a dimensão intercultural, como um de seus pilares qualitativos. Além de situar em breves traços a mobilidade acadêmica no Brasil e em uma de suas universidades que se destaca em políticas de internacionalização, apresentamos um estudo exploratório realizado através de análise documental e de um questionário que teve como objetivo conhecer o grau de satisfação dos alunos que estão em mobilidade bem como as ações desta universidade para promover a qualidade da formação acadêmica. A conclusão a que chegamos é que são frágeis e incipientes as ações institucionais que promovem a qualidade da mobilidade incoming dos estudantes em sala de aula como nas atividades estudantis e de extensão.
id UFRGS-2_25f7305735be93ffa1009fd1df234d52
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149263
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Luce, Maria BeatrizFagundes, Caterine VilaGonzález Mediel, Olga2016-10-26T02:19:46Z20161414-4077http://hdl.handle.net/10183/149263001004195Aos países em desenvolvimento, a internacionalização, também educativa, é um processo desafiador para uma soberana inserção no mundo globalizado. Sendo a mobilidade acadêmica um dos meios de internacionalização, torna-se imperativo definir os objetivos nacionais e institucionais que se deseja alcançar com a mobilidade para que se possa definir objetivamente os critérios de qualidade deste processo. Neste artigo, abordamos este processo valorando na mobilidade acadêmica a dimensão intercultural, como um de seus pilares qualitativos. Além de situar em breves traços a mobilidade acadêmica no Brasil e em uma de suas universidades que se destaca em políticas de internacionalização, apresentamos um estudo exploratório realizado através de análise documental e de um questionário que teve como objetivo conhecer o grau de satisfação dos alunos que estão em mobilidade bem como as ações desta universidade para promover a qualidade da formação acadêmica. A conclusão a que chegamos é que são frágeis e incipientes as ações institucionais que promovem a qualidade da mobilidade incoming dos estudantes em sala de aula como nas atividades estudantis e de extensão.To the developing countries, the internationalisation, educational as well, is a defying process to the sovereign insertion in a globalised world. Being academic mobility one of the possible ways to internationalisation, it becomes imperative to define the national and institutional objectives of this mobility, so that the criteria for this quality process could be clearly defined. In this paper, we will discuss this process highlighting the intercultural dimension in the academic mobility as one of its qualitative pillars. Beyond briefly commenting the academic mobility in Brazil and also in one of its major universities that is prominent in internationalisation policies, we will present an exploratory study that employed documental analysis and a questionnaire, designed to learn about students’ satisfaction with mobility as well as the university’s actions to promote academic excellence. Our conclusion is that the institutional actions that promote the quality of student incoming mobility in classroom as well as in other students’ activities and academic extension programmes are fragile and incipient.application/pdfporAvaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 21, n.2 (jul. 2016), p. 317-339AvaliaçãoEnsino superiorInternacionalizaçãoInterculturalidadeMobilidade acadêmicaInternationalizationAcademic mobilityIntercultural educationInternacionalização da educação superior : a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmicaInternationalisation of High Education : the intercultural dimension and the institutional support in the academic mobility evaluationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004195.pdf001004195.pdfTexto completoapplication/pdf1071851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149263/1/001004195.pdf5ba1bd2bd66357464e78dec1aca6bb18MD51TEXT001004195.pdf.txt001004195.pdf.txtExtracted Texttext/plain61395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149263/2/001004195.pdf.txt0874a42e08133afdb3f83a953d56ee37MD52THUMBNAIL001004195.pdf.jpg001004195.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149263/3/001004195.pdf.jpg56c68e95b166c1cfe861547f1f08e5ccMD5310183/1492632018-10-29 09:16:57.004oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149263Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Internacionalização da educação superior : a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Internationalisation of High Education : the intercultural dimension and the institutional support in the academic mobility evaluation
title Internacionalização da educação superior : a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica
spellingShingle Internacionalização da educação superior : a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica
Luce, Maria Beatriz
Avaliação
Ensino superior
Internacionalização
Interculturalidade
Mobilidade acadêmica
Internationalization
Academic mobility
Intercultural education
title_short Internacionalização da educação superior : a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica
title_full Internacionalização da educação superior : a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica
title_fullStr Internacionalização da educação superior : a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica
title_full_unstemmed Internacionalização da educação superior : a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica
title_sort Internacionalização da educação superior : a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica
author Luce, Maria Beatriz
author_facet Luce, Maria Beatriz
Fagundes, Caterine Vila
González Mediel, Olga
author_role author
author2 Fagundes, Caterine Vila
González Mediel, Olga
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luce, Maria Beatriz
Fagundes, Caterine Vila
González Mediel, Olga
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Ensino superior
Internacionalização
Interculturalidade
Mobilidade acadêmica
topic Avaliação
Ensino superior
Internacionalização
Interculturalidade
Mobilidade acadêmica
Internationalization
Academic mobility
Intercultural education
dc.subject.eng.fl_str_mv Internationalization
Academic mobility
Intercultural education
description Aos países em desenvolvimento, a internacionalização, também educativa, é um processo desafiador para uma soberana inserção no mundo globalizado. Sendo a mobilidade acadêmica um dos meios de internacionalização, torna-se imperativo definir os objetivos nacionais e institucionais que se deseja alcançar com a mobilidade para que se possa definir objetivamente os critérios de qualidade deste processo. Neste artigo, abordamos este processo valorando na mobilidade acadêmica a dimensão intercultural, como um de seus pilares qualitativos. Além de situar em breves traços a mobilidade acadêmica no Brasil e em uma de suas universidades que se destaca em políticas de internacionalização, apresentamos um estudo exploratório realizado através de análise documental e de um questionário que teve como objetivo conhecer o grau de satisfação dos alunos que estão em mobilidade bem como as ações desta universidade para promover a qualidade da formação acadêmica. A conclusão a que chegamos é que são frágeis e incipientes as ações institucionais que promovem a qualidade da mobilidade incoming dos estudantes em sala de aula como nas atividades estudantis e de extensão.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-26T02:19:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149263
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-4077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001004195
identifier_str_mv 1414-4077
001004195
url http://hdl.handle.net/10183/149263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Avaliação : revista da avaliação da educação superior (Campinas). Sorocaba, SP. Vol. 21, n.2 (jul. 2016), p. 317-339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149263/1/001004195.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149263/2/001004195.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149263/3/001004195.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ba1bd2bd66357464e78dec1aca6bb18
0874a42e08133afdb3f83a953d56ee37
56c68e95b166c1cfe861547f1f08e5cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224909724057600