Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruno Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67466
Resumo: O presente estudo tem por finalidade principal analisar e avaliar as estratégias de trade marketing empregadas pelo Grupo A ao longo do desenvolvimento de suas atividades comerciais. Para tanto, o trabalho está fundamentado na literatura acerca dos assuntos: marketing; trade marketing; estratégias de distribuição de produtos; gestão das ações de marketing e comerciais; e gerenciamento de estruturas comerciais. Foram realizadas: entrevistas em profundidade baseadas em um roteiro semiestruturado com gestores das áreas de marketing e comercial do Grupo A, visando obter informações sobre as politicas e estratégias de marketing e comerciais da empresa, bem como da utilização dos conceitos de trade marketing no desenvolvimento destes processos. Também foram realizadas pesquisas e análises de documentos e materiais de ambas as áreas na busca de insumos relevantes para o desenvolvimento do trabalho. O referencial teórico, as entrevistas, os documentos analisados, e a experiência do pesquisador na área foram de valiosa importância para a análise das estratégias empregadas pelo Grupo A, assim como para a avaliação da aderência das mesmas aos modelos propostos na literatura sobre o assunto. Ao final, concluiu-se que as estratégias de trade marketing desenvolvidas pelo Grupo A ainda são incipientes e que nem todas possuem grande aderência aos modelos defendidos na bibliografia do assunto. Todavia, existem diversas atividades desenvolvidas pelas áreas de marketing e comercial que suportam ações de trade marketing, além do fato da empresa já possuir consciência da necessidade de utilização mais aprofundada do ferramental de trade marketing e já estar criando as bases para que tais estratégias sejam desenvolvidas no futuro.
id UFRGS-2_25faccfe109779b571655d2b55609a22
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67466
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Bruno GomesFioriolli, Jose Carlos2013-03-12T01:40:12Z2012http://hdl.handle.net/10183/67466000867847O presente estudo tem por finalidade principal analisar e avaliar as estratégias de trade marketing empregadas pelo Grupo A ao longo do desenvolvimento de suas atividades comerciais. Para tanto, o trabalho está fundamentado na literatura acerca dos assuntos: marketing; trade marketing; estratégias de distribuição de produtos; gestão das ações de marketing e comerciais; e gerenciamento de estruturas comerciais. Foram realizadas: entrevistas em profundidade baseadas em um roteiro semiestruturado com gestores das áreas de marketing e comercial do Grupo A, visando obter informações sobre as politicas e estratégias de marketing e comerciais da empresa, bem como da utilização dos conceitos de trade marketing no desenvolvimento destes processos. Também foram realizadas pesquisas e análises de documentos e materiais de ambas as áreas na busca de insumos relevantes para o desenvolvimento do trabalho. O referencial teórico, as entrevistas, os documentos analisados, e a experiência do pesquisador na área foram de valiosa importância para a análise das estratégias empregadas pelo Grupo A, assim como para a avaliação da aderência das mesmas aos modelos propostos na literatura sobre o assunto. Ao final, concluiu-se que as estratégias de trade marketing desenvolvidas pelo Grupo A ainda são incipientes e que nem todas possuem grande aderência aos modelos defendidos na bibliografia do assunto. Todavia, existem diversas atividades desenvolvidas pelas áreas de marketing e comercial que suportam ações de trade marketing, além do fato da empresa já possuir consciência da necessidade de utilização mais aprofundada do ferramental de trade marketing e já estar criando as bases para que tais estratégias sejam desenvolvidas no futuro.application/pdfporCanais de marketingEstratégiasMercado livreiroAnálise de estratégias de Trade Marketing do Grupo Ainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000867847.pdf000867847.pdfTexto completoapplication/pdf605404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67466/1/000867847.pdf532919a51af2b6b33c6207e3385ec0f7MD51TEXT000867847.pdf.txt000867847.pdf.txtExtracted Texttext/plain101767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67466/2/000867847.pdf.txt1288c0bf4b302257db4253098ff8135cMD52THUMBNAIL000867847.pdf.jpg000867847.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67466/3/000867847.pdf.jpg3fa10cc5cd9b0680dbb8103215ca64aeMD5310183/674662018-10-17 08:01:42.256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67466Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:01:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A
title Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A
spellingShingle Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A
Costa, Bruno Gomes
Canais de marketing
Estratégias
Mercado livreiro
title_short Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A
title_full Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A
title_fullStr Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A
title_full_unstemmed Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A
title_sort Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A
author Costa, Bruno Gomes
author_facet Costa, Bruno Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruno Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioriolli, Jose Carlos
contributor_str_mv Fioriolli, Jose Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Canais de marketing
Estratégias
Mercado livreiro
topic Canais de marketing
Estratégias
Mercado livreiro
description O presente estudo tem por finalidade principal analisar e avaliar as estratégias de trade marketing empregadas pelo Grupo A ao longo do desenvolvimento de suas atividades comerciais. Para tanto, o trabalho está fundamentado na literatura acerca dos assuntos: marketing; trade marketing; estratégias de distribuição de produtos; gestão das ações de marketing e comerciais; e gerenciamento de estruturas comerciais. Foram realizadas: entrevistas em profundidade baseadas em um roteiro semiestruturado com gestores das áreas de marketing e comercial do Grupo A, visando obter informações sobre as politicas e estratégias de marketing e comerciais da empresa, bem como da utilização dos conceitos de trade marketing no desenvolvimento destes processos. Também foram realizadas pesquisas e análises de documentos e materiais de ambas as áreas na busca de insumos relevantes para o desenvolvimento do trabalho. O referencial teórico, as entrevistas, os documentos analisados, e a experiência do pesquisador na área foram de valiosa importância para a análise das estratégias empregadas pelo Grupo A, assim como para a avaliação da aderência das mesmas aos modelos propostos na literatura sobre o assunto. Ao final, concluiu-se que as estratégias de trade marketing desenvolvidas pelo Grupo A ainda são incipientes e que nem todas possuem grande aderência aos modelos defendidos na bibliografia do assunto. Todavia, existem diversas atividades desenvolvidas pelas áreas de marketing e comercial que suportam ações de trade marketing, além do fato da empresa já possuir consciência da necessidade de utilização mais aprofundada do ferramental de trade marketing e já estar criando as bases para que tais estratégias sejam desenvolvidas no futuro.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-12T01:40:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67466
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000867847
url http://hdl.handle.net/10183/67466
identifier_str_mv 000867847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67466/1/000867847.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67466/2/000867847.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67466/3/000867847.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 532919a51af2b6b33c6207e3385ec0f7
1288c0bf4b302257db4253098ff8135c
3fa10cc5cd9b0680dbb8103215ca64ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447099959934976