Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67466 |
Resumo: | O presente estudo tem por finalidade principal analisar e avaliar as estratégias de trade marketing empregadas pelo Grupo A ao longo do desenvolvimento de suas atividades comerciais. Para tanto, o trabalho está fundamentado na literatura acerca dos assuntos: marketing; trade marketing; estratégias de distribuição de produtos; gestão das ações de marketing e comerciais; e gerenciamento de estruturas comerciais. Foram realizadas: entrevistas em profundidade baseadas em um roteiro semiestruturado com gestores das áreas de marketing e comercial do Grupo A, visando obter informações sobre as politicas e estratégias de marketing e comerciais da empresa, bem como da utilização dos conceitos de trade marketing no desenvolvimento destes processos. Também foram realizadas pesquisas e análises de documentos e materiais de ambas as áreas na busca de insumos relevantes para o desenvolvimento do trabalho. O referencial teórico, as entrevistas, os documentos analisados, e a experiência do pesquisador na área foram de valiosa importância para a análise das estratégias empregadas pelo Grupo A, assim como para a avaliação da aderência das mesmas aos modelos propostos na literatura sobre o assunto. Ao final, concluiu-se que as estratégias de trade marketing desenvolvidas pelo Grupo A ainda são incipientes e que nem todas possuem grande aderência aos modelos defendidos na bibliografia do assunto. Todavia, existem diversas atividades desenvolvidas pelas áreas de marketing e comercial que suportam ações de trade marketing, além do fato da empresa já possuir consciência da necessidade de utilização mais aprofundada do ferramental de trade marketing e já estar criando as bases para que tais estratégias sejam desenvolvidas no futuro. |
id |
UFRGS-2_25faccfe109779b571655d2b55609a22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67466 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Bruno GomesFioriolli, Jose Carlos2013-03-12T01:40:12Z2012http://hdl.handle.net/10183/67466000867847O presente estudo tem por finalidade principal analisar e avaliar as estratégias de trade marketing empregadas pelo Grupo A ao longo do desenvolvimento de suas atividades comerciais. Para tanto, o trabalho está fundamentado na literatura acerca dos assuntos: marketing; trade marketing; estratégias de distribuição de produtos; gestão das ações de marketing e comerciais; e gerenciamento de estruturas comerciais. Foram realizadas: entrevistas em profundidade baseadas em um roteiro semiestruturado com gestores das áreas de marketing e comercial do Grupo A, visando obter informações sobre as politicas e estratégias de marketing e comerciais da empresa, bem como da utilização dos conceitos de trade marketing no desenvolvimento destes processos. Também foram realizadas pesquisas e análises de documentos e materiais de ambas as áreas na busca de insumos relevantes para o desenvolvimento do trabalho. O referencial teórico, as entrevistas, os documentos analisados, e a experiência do pesquisador na área foram de valiosa importância para a análise das estratégias empregadas pelo Grupo A, assim como para a avaliação da aderência das mesmas aos modelos propostos na literatura sobre o assunto. Ao final, concluiu-se que as estratégias de trade marketing desenvolvidas pelo Grupo A ainda são incipientes e que nem todas possuem grande aderência aos modelos defendidos na bibliografia do assunto. Todavia, existem diversas atividades desenvolvidas pelas áreas de marketing e comercial que suportam ações de trade marketing, além do fato da empresa já possuir consciência da necessidade de utilização mais aprofundada do ferramental de trade marketing e já estar criando as bases para que tais estratégias sejam desenvolvidas no futuro.application/pdfporCanais de marketingEstratégiasMercado livreiroAnálise de estratégias de Trade Marketing do Grupo Ainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000867847.pdf000867847.pdfTexto completoapplication/pdf605404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67466/1/000867847.pdf532919a51af2b6b33c6207e3385ec0f7MD51TEXT000867847.pdf.txt000867847.pdf.txtExtracted Texttext/plain101767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67466/2/000867847.pdf.txt1288c0bf4b302257db4253098ff8135cMD52THUMBNAIL000867847.pdf.jpg000867847.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67466/3/000867847.pdf.jpg3fa10cc5cd9b0680dbb8103215ca64aeMD5310183/674662018-10-17 08:01:42.256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67466Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:01:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A |
title |
Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A |
spellingShingle |
Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A Costa, Bruno Gomes Canais de marketing Estratégias Mercado livreiro |
title_short |
Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A |
title_full |
Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A |
title_fullStr |
Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A |
title_full_unstemmed |
Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A |
title_sort |
Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A |
author |
Costa, Bruno Gomes |
author_facet |
Costa, Bruno Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Bruno Gomes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fioriolli, Jose Carlos |
contributor_str_mv |
Fioriolli, Jose Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canais de marketing Estratégias Mercado livreiro |
topic |
Canais de marketing Estratégias Mercado livreiro |
description |
O presente estudo tem por finalidade principal analisar e avaliar as estratégias de trade marketing empregadas pelo Grupo A ao longo do desenvolvimento de suas atividades comerciais. Para tanto, o trabalho está fundamentado na literatura acerca dos assuntos: marketing; trade marketing; estratégias de distribuição de produtos; gestão das ações de marketing e comerciais; e gerenciamento de estruturas comerciais. Foram realizadas: entrevistas em profundidade baseadas em um roteiro semiestruturado com gestores das áreas de marketing e comercial do Grupo A, visando obter informações sobre as politicas e estratégias de marketing e comerciais da empresa, bem como da utilização dos conceitos de trade marketing no desenvolvimento destes processos. Também foram realizadas pesquisas e análises de documentos e materiais de ambas as áreas na busca de insumos relevantes para o desenvolvimento do trabalho. O referencial teórico, as entrevistas, os documentos analisados, e a experiência do pesquisador na área foram de valiosa importância para a análise das estratégias empregadas pelo Grupo A, assim como para a avaliação da aderência das mesmas aos modelos propostos na literatura sobre o assunto. Ao final, concluiu-se que as estratégias de trade marketing desenvolvidas pelo Grupo A ainda são incipientes e que nem todas possuem grande aderência aos modelos defendidos na bibliografia do assunto. Todavia, existem diversas atividades desenvolvidas pelas áreas de marketing e comercial que suportam ações de trade marketing, além do fato da empresa já possuir consciência da necessidade de utilização mais aprofundada do ferramental de trade marketing e já estar criando as bases para que tais estratégias sejam desenvolvidas no futuro. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-12T01:40:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67466 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000867847 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67466 |
identifier_str_mv |
000867847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67466/1/000867847.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67466/2/000867847.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67466/3/000867847.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
532919a51af2b6b33c6207e3385ec0f7 1288c0bf4b302257db4253098ff8135c 3fa10cc5cd9b0680dbb8103215ca64ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447099959934976 |