A estratégia alemã para a indústria digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horn, Lara Stumpf
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/168830
Resumo: Indústria 4.0 é o termo utilizado para designar a possível transformação da esfera da produção industrial viabilizada pela junção de tecnologias digitais e da internet com a indústria tradicional. Nos últimos anos, alguns países, em especial os líderes mundiais no setor industrial, têm identificado essa possibilidade e buscado promovê-la. O objetivo desse trabalho é tentar identificar quais foram os principais passos e quais as principais medidas adotadas pela Alemanha para a criação do projeto Industrie 4.0. Pretendeu-se descrever as ações do Estado e a participação da iniciativa privada alemãs no desenvolvimento desse projeto, decorrentes do reconhecimento de ser o desenvolvimento da Indústria 4.0 uma garantia ao crescimento sustentável do país e à manutenção de sua competitividade face às demais economias mundiais. Verificou-se que esse projeto, inserido na estratégia nacional de incentivo à tecnologia de ponta, mantém a tradição alemã de promoção de política industrial calcada na cooperação entre agentes públicos e privados. Além disso, o Estado executa tanto medidas horizontais quanto verticais para a promoção da Indústria 4.0 e os principais resultados são identificados na criação de um modelo de arquitetura de referência da indústria e o estabelecimento de acordos bilaterais com outras nações interessadas em desenvolver a Indústria 4.0.
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