Análise do marketing social da coleta seletiva de resíduos sólidos do município de Esteio/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Luciane Tais Szelest Sarmento da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215201
Resumo: Este estudo busca compreender se a estratégia de marketing social desenvolvida na coleta seletiva do município de Esteio tem algum efeito no desempenho dele na gestão do serviço. Muitas cidades ainda não conseguem atender a legislação que define que é responsabilidade de cada município gerir e destinar, de forma assertiva, o lixo produzido por seus cidadãos, bem como trabalhar pela redução de resíduos e pelo incentivo à reciclagem. Isso ocorre por não terem capacidade de gestão ou recursos próprios suficientes para financiar o serviço de coleta seletiva. Nesse contexto, o município de Esteio se destaca por apresentar uma coleta seletiva bem estruturada e ações de marketing social, voltadas para a conscientização da população quanto à separação e destinação correta dos resíduos. Para basear a discussão teórica foram abordados os seguintes temas: Coleta Seletiva e a implementação dela como Política Pública do município. Após, aprofundou-se o conceito de Marketing Social e sua aplicação no setor público. Para a execução do estudo, foram entrevistados os responsáveis pela coordenação da coleta seletiva do município e a responsável pela diretoria de comunicação social da Prefeitura de Esteio. E ainda nesse sentido, analisou-se também as ferramentas utilizadas e materiais de divulgação e comunicação com a população que foram produzidos.
id UFRGS-2_26c1507e5603f735e9ccc646890ffad2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215201
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Luciane Tais Szelest Sarmento daCarbonai, Davide2020-11-19T04:15:47Z2019http://hdl.handle.net/10183/215201001119327Este estudo busca compreender se a estratégia de marketing social desenvolvida na coleta seletiva do município de Esteio tem algum efeito no desempenho dele na gestão do serviço. Muitas cidades ainda não conseguem atender a legislação que define que é responsabilidade de cada município gerir e destinar, de forma assertiva, o lixo produzido por seus cidadãos, bem como trabalhar pela redução de resíduos e pelo incentivo à reciclagem. Isso ocorre por não terem capacidade de gestão ou recursos próprios suficientes para financiar o serviço de coleta seletiva. Nesse contexto, o município de Esteio se destaca por apresentar uma coleta seletiva bem estruturada e ações de marketing social, voltadas para a conscientização da população quanto à separação e destinação correta dos resíduos. Para basear a discussão teórica foram abordados os seguintes temas: Coleta Seletiva e a implementação dela como Política Pública do município. Após, aprofundou-se o conceito de Marketing Social e sua aplicação no setor público. Para a execução do estudo, foram entrevistados os responsáveis pela coordenação da coleta seletiva do município e a responsável pela diretoria de comunicação social da Prefeitura de Esteio. E ainda nesse sentido, analisou-se também as ferramentas utilizadas e materiais de divulgação e comunicação com a população que foram produzidos.application/pdfporMarketing socialColeta seletivaMudança de comportamentoAnálise do marketing social da coleta seletiva de resíduos sólidos do município de Esteio/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119327.pdf.txt001119327.pdf.txtExtracted Texttext/plain81139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215201/2/001119327.pdf.txt3879871878f6707fb453ae24ee3c83ffMD52ORIGINAL001119327.pdfTexto completoapplication/pdf2887750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215201/1/001119327.pdfbc0978568d4c60c042b253d655b6414fMD5110183/2152012023-05-06 03:26:17.910843oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215201Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:26:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do marketing social da coleta seletiva de resíduos sólidos do município de Esteio/RS
title Análise do marketing social da coleta seletiva de resíduos sólidos do município de Esteio/RS
spellingShingle Análise do marketing social da coleta seletiva de resíduos sólidos do município de Esteio/RS
Rosa, Luciane Tais Szelest Sarmento da
Marketing social
Coleta seletiva
Mudança de comportamento
title_short Análise do marketing social da coleta seletiva de resíduos sólidos do município de Esteio/RS
title_full Análise do marketing social da coleta seletiva de resíduos sólidos do município de Esteio/RS
title_fullStr Análise do marketing social da coleta seletiva de resíduos sólidos do município de Esteio/RS
title_full_unstemmed Análise do marketing social da coleta seletiva de resíduos sólidos do município de Esteio/RS
title_sort Análise do marketing social da coleta seletiva de resíduos sólidos do município de Esteio/RS
author Rosa, Luciane Tais Szelest Sarmento da
author_facet Rosa, Luciane Tais Szelest Sarmento da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Luciane Tais Szelest Sarmento da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carbonai, Davide
contributor_str_mv Carbonai, Davide
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing social
Coleta seletiva
Mudança de comportamento
topic Marketing social
Coleta seletiva
Mudança de comportamento
description Este estudo busca compreender se a estratégia de marketing social desenvolvida na coleta seletiva do município de Esteio tem algum efeito no desempenho dele na gestão do serviço. Muitas cidades ainda não conseguem atender a legislação que define que é responsabilidade de cada município gerir e destinar, de forma assertiva, o lixo produzido por seus cidadãos, bem como trabalhar pela redução de resíduos e pelo incentivo à reciclagem. Isso ocorre por não terem capacidade de gestão ou recursos próprios suficientes para financiar o serviço de coleta seletiva. Nesse contexto, o município de Esteio se destaca por apresentar uma coleta seletiva bem estruturada e ações de marketing social, voltadas para a conscientização da população quanto à separação e destinação correta dos resíduos. Para basear a discussão teórica foram abordados os seguintes temas: Coleta Seletiva e a implementação dela como Política Pública do município. Após, aprofundou-se o conceito de Marketing Social e sua aplicação no setor público. Para a execução do estudo, foram entrevistados os responsáveis pela coordenação da coleta seletiva do município e a responsável pela diretoria de comunicação social da Prefeitura de Esteio. E ainda nesse sentido, analisou-se também as ferramentas utilizadas e materiais de divulgação e comunicação com a população que foram produzidos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-19T04:15:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215201
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119327
url http://hdl.handle.net/10183/215201
identifier_str_mv 001119327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215201/2/001119327.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215201/1/001119327.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3879871878f6707fb453ae24ee3c83ff
bc0978568d4c60c042b253d655b6414f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447268468195328