Desenvolvimento de um protótipo de software para ensino-aprendizagem das classificações de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252209 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: O processo de enfermagem (PE) proporciona maior autonomia e confiabilidade, visa melhorar a prática profissional e documentar a assistência. O PE contempla as classificações de enfermagem, diagnósticos NANDA-I, as intervenções Nursing Interventions Classifications (NIC) e resultados Nursing Outcomes Classifications (NOC), por meio do cuidado baseado em evidências. Para que o PE seja aplicado sistematicamente é necessário que seja transversal durante todo o ensino de graduação, tornando sua prática comum para acadêmicos de enfermagem, os futuros profissionais. A tecnologia educacional é um recurso atual de aprendizagem, que apresenta resultados positivos no ensino, otimiza o tempo e torna o ambiente estimulante e dinâmico para discentes e docentes. Para a promoção de aprendizagem ativa das classificações de enfermagem, os sistemas informatizados tornam- se uma ferramenta conveniente para o ensino das ligações. Existe a necessidade de busca por metodologias ativas de ensino, centradas no estudante, além da criação de formatos interativos para o ensino-aprendizagem do processo de enfermagem e suas classificações. OBJETIVOS: Construir um protótipo de software de ensino-aprendizagem das classificações de enfermagem (diagnósticos NANDA-I, intervenções NIC e resultados NOC) no processo de enfermagem para acadêmicos; descrever as etapas de construção do protótipo de software e elaborar um caso clínico para compor a base de dados do protótipo. MÉTODO: pesquisa metodológica aplicada, com produção tecnológica de um protótipo de software. O desenvolvimento do protótipo foi baseado na metodologia ágil Scrum. O estudo foi realizado entre novembro/2019 e novembro/2020. RESULTADOS: na fase de construção do protótipo denominado “Wanda” foram aplicadas as linguagens de programação adequadas às etapas do sistema e às funcionalidades requeridas. As funcionalidades previstas foram: inserção de sinais e sintomas para localização do diagnóstico de enfermagem, apresentação dos resultados de enfermagem (atual e metas a serem atingidas), planejamento de intervenções e atividades de enfermagem para a melhora do estado de saúde. O caso clínico foi desenvolvido a partir dos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem validados em consenso de especialistas, e publicados no artigo de Azzolin et al. (2012), que abordou a insuficiência cardíaca em contexto domiciliar. O banco de dados do protótipo foi carregado com dois diagnósticos de enfermagem oriundos do caso clínico validado: Volume de líquidos excessivo (00026) e Controle ineficaz da saúde (00080), bem como as intervenções e os resultados de enfermagem relacionados aos DEs e ao caso clínico. Para chegar à versão final, o protótipo foi revisado e modificado em diversos ciclos, a fim de atender ao planejamento de suas funcionalidades. CONCLUSÃO: o estudo apresentou as etapas de construção do protótipo de software Wanda, que buscou proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico das classificações de enfermagem, a fim de incluir o acadêmico como sujeito ativo do seu próprio aprendizado frente a um caso clínico de uma paciente com insuficiência cardíaca grave, de etiologia idiopática, que apresentava sobrecarga hídrica e controle ineficaz da saúde durante avaliação em consulta domiciliar. |
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Lucio, Jessica LopesAliti, Graziella Badin2022-12-02T04:53:00Z2020http://hdl.handle.net/10183/252209001142539INTRODUÇÃO: O processo de enfermagem (PE) proporciona maior autonomia e confiabilidade, visa melhorar a prática profissional e documentar a assistência. O PE contempla as classificações de enfermagem, diagnósticos NANDA-I, as intervenções Nursing Interventions Classifications (NIC) e resultados Nursing Outcomes Classifications (NOC), por meio do cuidado baseado em evidências. Para que o PE seja aplicado sistematicamente é necessário que seja transversal durante todo o ensino de graduação, tornando sua prática comum para acadêmicos de enfermagem, os futuros profissionais. A tecnologia educacional é um recurso atual de aprendizagem, que apresenta resultados positivos no ensino, otimiza o tempo e torna o ambiente estimulante e dinâmico para discentes e docentes. Para a promoção de aprendizagem ativa das classificações de enfermagem, os sistemas informatizados tornam- se uma ferramenta conveniente para o ensino das ligações. Existe a necessidade de busca por metodologias ativas de ensino, centradas no estudante, além da criação de formatos interativos para o ensino-aprendizagem do processo de enfermagem e suas classificações. OBJETIVOS: Construir um protótipo de software de ensino-aprendizagem das classificações de enfermagem (diagnósticos NANDA-I, intervenções NIC e resultados NOC) no processo de enfermagem para acadêmicos; descrever as etapas de construção do protótipo de software e elaborar um caso clínico para compor a base de dados do protótipo. MÉTODO: pesquisa metodológica aplicada, com produção tecnológica de um protótipo de software. O desenvolvimento do protótipo foi baseado na metodologia ágil Scrum. O estudo foi realizado entre novembro/2019 e novembro/2020. RESULTADOS: na fase de construção do protótipo denominado “Wanda” foram aplicadas as linguagens de programação adequadas às etapas do sistema e às funcionalidades requeridas. As funcionalidades previstas foram: inserção de sinais e sintomas para localização do diagnóstico de enfermagem, apresentação dos resultados de enfermagem (atual e metas a serem atingidas), planejamento de intervenções e atividades de enfermagem para a melhora do estado de saúde. O caso clínico foi desenvolvido a partir dos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem validados em consenso de especialistas, e publicados no artigo de Azzolin et al. (2012), que abordou a insuficiência cardíaca em contexto domiciliar. O banco de dados do protótipo foi carregado com dois diagnósticos de enfermagem oriundos do caso clínico validado: Volume de líquidos excessivo (00026) e Controle ineficaz da saúde (00080), bem como as intervenções e os resultados de enfermagem relacionados aos DEs e ao caso clínico. Para chegar à versão final, o protótipo foi revisado e modificado em diversos ciclos, a fim de atender ao planejamento de suas funcionalidades. CONCLUSÃO: o estudo apresentou as etapas de construção do protótipo de software Wanda, que buscou proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico das classificações de enfermagem, a fim de incluir o acadêmico como sujeito ativo do seu próprio aprendizado frente a um caso clínico de uma paciente com insuficiência cardíaca grave, de etiologia idiopática, que apresentava sobrecarga hídrica e controle ineficaz da saúde durante avaliação em consulta domiciliar.Resumo não disponível.application/pdfporEnfermagem : EnsinoTerminologia padronizada em enfermagemTecnologia educacionalSoftwareStandardized terminology in nursingNursing educationEducational technologyDesenvolvimento de um protótipo de software para ensino-aprendizagem das classificações de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2020Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142539.pdf.txt001142539.pdf.txtExtracted Texttext/plain119460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252209/2/001142539.pdf.txt33d6ebdf6dd6857d0bfe7db0eb3efe8bMD52ORIGINAL001142539.pdfTexto completoapplication/pdf2432381http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252209/1/001142539.pdf5f32b7e61d65d385634c665c354afc98MD5110183/2522092022-12-03 06:09:49.677873oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252209Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-12-03T08:09:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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