Alfabetizar ou seguir o manual ? algumas reflexões sobre a formação da professora alfabetizadora e sobre alguns materiais de orientação em um programa de ensino estruturado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathália Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206835
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação docente da professora alfabetizadora, discutindo de que forma os saberes docentes e um programa de ensino estruturado levam em conta a formação dessa professora para atuar como alfabetizadora. Para isso, analisaremos dois materiais de orientação de um programa estruturado de alfabetização. Para isso, primeiro, conceituamos alfabetização, compreendendo esse conceito histórica e politicamente no Brasil, bem como dentro do contexto da Educação Básica como inerente à transição entre Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Depois voltamos nossa atenção à professora alfabetizadora, seus saberes e fazeres na docência. Por fim, apresentamos o Programa de Alfabetização Alfa e Beto, dois de seus materiais orientadores são nossos objetos de análise. Como aporte teórico alguns dos autores que serviram de base durante os estudos foram: Magda Soares, Artur Gomes de Morais e João Batista Araujo e Oliveira. Adotamos a análise documental como nosso método de pesquisa, buscando no "ABC do Alfabetizador” e no "Manual de Orientação" excertos que nos possibilitaram possíveis entendimentos sobre como o Programa conceitua alfabetização, quais são as ações e saberes implicados no fazer da professora alfabetizadora e como a formação docente é considerada no material teóricoinstrucional do Programa. Nossa análise dos materiais orientadores identificou: 1) uma forte relação do conceito de alfabetização à noção de código alfabético, o que implica no modo como esse processo é desenvolvido didaticamente; 2) um conjunto mais forte de fazeres a serem seguidos do que saberes construídos pela professora considerando sua turma; 3) e a compreensão de que materiais de orientação podem suprir conhecimentos como material de formação, reduzindo o processo formativo da docência caracterizada como ineficiente. Tais descobertas nos levam a refletir sobre a importância da associação entre teoria e prática na formação docente de modo amplo para que a professora seja capaz de fazer suas escolhas didáticas.
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