Análise dos Principais Assuntos de Auditoria (PAA) divulgados pelas Big Four na primeira adoção do novo relatório do auditor de empresas listadas no nível novo mercado de governança corporativa na BM&F Bovespa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neukirchen, Luca Muratore
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182991
Resumo: A internacionalização e uniformização das normas contábeis mundiais, que alteraram a apresentação do relatório do auditor independente, objetiva uma maior transparência ao mercado financeiro através de uma estrutura de relatório em que o auditor apresente sua opinião sobre o trabalho desenvolvido com maior detalhamento. Nesse contexto, foi adotado o conceito de Principal Assunto de Auditoria (PAA), seção do novo relatório do auditor independente, em que o mesmo informa quais as principais áreas, sob o seu julgamento profissional, foram objeto de auditoria. O presente estudo visa analisar os principais assuntos de auditoria constantes nos relatórios do auditor independente de empresas listadas no nível de governança novo mercado da BM&F Bovespa que possuem como auditor contratado empresas classificadas como Big Four, buscando a identificação dos principais motivos que tornaram tal assunto um PAA e os procedimentos mais usuais adotados para a mitigar o risco levantado. A pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva e documental. Efetuou-se a análise da seção de PAA dos relatórios do auditor independente, coletados no site da BM&F Bovespa, das empresas integrantes do nível novo mercado que possuíssem auditorias Big Four com exercício findo em 31 de dezembro de 2016. Ademais, verificou-se a receita como maior frequência na seção de principal assunto de auditoria do relatório do auditor independente, tendo como motivo o risco de superavaliação por parte da administração da companhia, visando a melhora do resultado operacional e o atingimento de metas por parte dos administradores e, por consequência, maior atratividade da empresa frente ao mercado.
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