A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul

Bibliographic Details
Main Author: Ferreira, Aline Guterres
Publication Date: 2020
Other Authors: Robaina, Jose Vicente Lima, Bracagioli Neto, Alberto, Wizniewsky, José Geraldo
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/243375
Summary: Os cursos de licenciatura em Educação do Campo são resultados da demanda dos movimentos sociais do campo. Esses transcorrem em tempos e espaços diferentes das licenciaturas tradicionais, o que permite maior imersão dos licenciandos nas Escolas do Campo. Este artigo possui objetivo de analisar as percepções dos estudantes das instituições que fazem parte dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA ́s), sobre a diversidade de produção de alimentos e o sistema educacional em que vivem. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a observação participante e o uso de questionário com perguntas abertas e discursivas para a coleta de dados. Os resultados demonstram a necessidade de metodologias educacionais inovadoras que promovam uma maior integração entre as Escolas do Campo e as comunidades onde estão inseridas.
id UFRGS-2_2734bb99b907124a338282ae7d3a2bf2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243375
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Aline GuterresRobaina, Jose Vicente LimaBracagioli Neto, AlbertoWizniewsky, José Geraldo2022-07-21T04:55:57Z20202526-2688http://hdl.handle.net/10183/243375001145845Os cursos de licenciatura em Educação do Campo são resultados da demanda dos movimentos sociais do campo. Esses transcorrem em tempos e espaços diferentes das licenciaturas tradicionais, o que permite maior imersão dos licenciandos nas Escolas do Campo. Este artigo possui objetivo de analisar as percepções dos estudantes das instituições que fazem parte dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA ́s), sobre a diversidade de produção de alimentos e o sistema educacional em que vivem. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a observação participante e o uso de questionário com perguntas abertas e discursivas para a coleta de dados. Os resultados demonstram a necessidade de metodologias educacionais inovadoras que promovam uma maior integração entre as Escolas do Campo e as comunidades onde estão inseridas.Undergraduate courses in Rural Education are the result of the demand of rural social movements. These take place in times and spaces that are different from traditional degrees, which allows greater immersion of graduates in the Schools of the Field. This article aims to analyze the perceptions of students from institutions that are part of the Family Educational Centers for Alternation Training (CEFFA's), about the diversity of food production and the educational system in which they live. For this, a qualitative research approach is adopted, participant observation and the use of a questionnaire with open and discursive questions for data collection. The results demonstrate the need for innovative educational methodologies that promote greater integration between the Schools of the Field and the communities where they operate.application/pdfporKiri-kerê: pesquisa em ensino. São Mateus, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-UFES), 2020. Vol. 3, n. 4 (dez. 2020), p. 35-59Educação ruralPedagogia da alternânciaRural educationLearning, Alternation pedagogyAlternation pedagogyRural developmentA construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145845.pdf.txt001145845.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243375/2/001145845.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001145845.pdfTexto completoapplication/pdf5204161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243375/1/001145845.pdfc16ab9b4309f6e0a8741832a137c81b2MD5110183/2433752022-07-22 04:54:01.942389oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243375Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul
title A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul
spellingShingle A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul
Ferreira, Aline Guterres
Educação rural
Pedagogia da alternância
Rural education
Learning, Alternation pedagogy
Alternation pedagogy
Rural development
title_short A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul
title_full A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul
title_fullStr A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul
title_sort A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul
author Ferreira, Aline Guterres
author_facet Ferreira, Aline Guterres
Robaina, Jose Vicente Lima
Bracagioli Neto, Alberto
Wizniewsky, José Geraldo
author_role author
author2 Robaina, Jose Vicente Lima
Bracagioli Neto, Alberto
Wizniewsky, José Geraldo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Aline Guterres
Robaina, Jose Vicente Lima
Bracagioli Neto, Alberto
Wizniewsky, José Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Pedagogia da alternância
topic Educação rural
Pedagogia da alternância
Rural education
Learning, Alternation pedagogy
Alternation pedagogy
Rural development
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural education
Learning, Alternation pedagogy
Alternation pedagogy
Rural development
description Os cursos de licenciatura em Educação do Campo são resultados da demanda dos movimentos sociais do campo. Esses transcorrem em tempos e espaços diferentes das licenciaturas tradicionais, o que permite maior imersão dos licenciandos nas Escolas do Campo. Este artigo possui objetivo de analisar as percepções dos estudantes das instituições que fazem parte dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA ́s), sobre a diversidade de produção de alimentos e o sistema educacional em que vivem. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a observação participante e o uso de questionário com perguntas abertas e discursivas para a coleta de dados. Os resultados demonstram a necessidade de metodologias educacionais inovadoras que promovam uma maior integração entre as Escolas do Campo e as comunidades onde estão inseridas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:55:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243375
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2526-2688
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145845
identifier_str_mv 2526-2688
001145845
url http://hdl.handle.net/10183/243375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Kiri-kerê: pesquisa em ensino. São Mateus, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-UFES), 2020. Vol. 3, n. 4 (dez. 2020), p. 35-59
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243375/2/001145845.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243375/1/001145845.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c16ab9b4309f6e0a8741832a137c81b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487523274522624