A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/243375 |
Summary: | Os cursos de licenciatura em Educação do Campo são resultados da demanda dos movimentos sociais do campo. Esses transcorrem em tempos e espaços diferentes das licenciaturas tradicionais, o que permite maior imersão dos licenciandos nas Escolas do Campo. Este artigo possui objetivo de analisar as percepções dos estudantes das instituições que fazem parte dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA ́s), sobre a diversidade de produção de alimentos e o sistema educacional em que vivem. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a observação participante e o uso de questionário com perguntas abertas e discursivas para a coleta de dados. Os resultados demonstram a necessidade de metodologias educacionais inovadoras que promovam uma maior integração entre as Escolas do Campo e as comunidades onde estão inseridas. |
id |
UFRGS-2_2734bb99b907124a338282ae7d3a2bf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243375 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Aline GuterresRobaina, Jose Vicente LimaBracagioli Neto, AlbertoWizniewsky, José Geraldo2022-07-21T04:55:57Z20202526-2688http://hdl.handle.net/10183/243375001145845Os cursos de licenciatura em Educação do Campo são resultados da demanda dos movimentos sociais do campo. Esses transcorrem em tempos e espaços diferentes das licenciaturas tradicionais, o que permite maior imersão dos licenciandos nas Escolas do Campo. Este artigo possui objetivo de analisar as percepções dos estudantes das instituições que fazem parte dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA ́s), sobre a diversidade de produção de alimentos e o sistema educacional em que vivem. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a observação participante e o uso de questionário com perguntas abertas e discursivas para a coleta de dados. Os resultados demonstram a necessidade de metodologias educacionais inovadoras que promovam uma maior integração entre as Escolas do Campo e as comunidades onde estão inseridas.Undergraduate courses in Rural Education are the result of the demand of rural social movements. These take place in times and spaces that are different from traditional degrees, which allows greater immersion of graduates in the Schools of the Field. This article aims to analyze the perceptions of students from institutions that are part of the Family Educational Centers for Alternation Training (CEFFA's), about the diversity of food production and the educational system in which they live. For this, a qualitative research approach is adopted, participant observation and the use of a questionnaire with open and discursive questions for data collection. The results demonstrate the need for innovative educational methodologies that promote greater integration between the Schools of the Field and the communities where they operate.application/pdfporKiri-kerê: pesquisa em ensino. São Mateus, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-UFES), 2020. Vol. 3, n. 4 (dez. 2020), p. 35-59Educação ruralPedagogia da alternânciaRural educationLearning, Alternation pedagogyAlternation pedagogyRural developmentA construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145845.pdf.txt001145845.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243375/2/001145845.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001145845.pdfTexto completoapplication/pdf5204161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243375/1/001145845.pdfc16ab9b4309f6e0a8741832a137c81b2MD5110183/2433752022-07-22 04:54:01.942389oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243375Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul |
title |
A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul Ferreira, Aline Guterres Educação rural Pedagogia da alternância Rural education Learning, Alternation pedagogy Alternation pedagogy Rural development |
title_short |
A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul |
title_full |
A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul |
title_sort |
A construção do conhecimento na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e das Casas Familiares Rurais do Rio Grande do Sul |
author |
Ferreira, Aline Guterres |
author_facet |
Ferreira, Aline Guterres Robaina, Jose Vicente Lima Bracagioli Neto, Alberto Wizniewsky, José Geraldo |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, Jose Vicente Lima Bracagioli Neto, Alberto Wizniewsky, José Geraldo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Aline Guterres Robaina, Jose Vicente Lima Bracagioli Neto, Alberto Wizniewsky, José Geraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação rural Pedagogia da alternância |
topic |
Educação rural Pedagogia da alternância Rural education Learning, Alternation pedagogy Alternation pedagogy Rural development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Rural education Learning, Alternation pedagogy Alternation pedagogy Rural development |
description |
Os cursos de licenciatura em Educação do Campo são resultados da demanda dos movimentos sociais do campo. Esses transcorrem em tempos e espaços diferentes das licenciaturas tradicionais, o que permite maior imersão dos licenciandos nas Escolas do Campo. Este artigo possui objetivo de analisar as percepções dos estudantes das instituições que fazem parte dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA ́s), sobre a diversidade de produção de alimentos e o sistema educacional em que vivem. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a observação participante e o uso de questionário com perguntas abertas e discursivas para a coleta de dados. Os resultados demonstram a necessidade de metodologias educacionais inovadoras que promovam uma maior integração entre as Escolas do Campo e as comunidades onde estão inseridas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:55:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243375 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2526-2688 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145845 |
identifier_str_mv |
2526-2688 001145845 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Kiri-kerê: pesquisa em ensino. São Mateus, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-UFES), 2020. Vol. 3, n. 4 (dez. 2020), p. 35-59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243375/2/001145845.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243375/1/001145845.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e c16ab9b4309f6e0a8741832a137c81b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487523274522624 |