Educação política e juventudes : política pública e percepção do público-alvo sobre o tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Humberto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bernardi, Ana Julia Bonzanini, Morais, Jennifer Azambuja de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273059
Resumo: O presente artigo busca adensar o debate sobre a importância de uma política pública de “educação cívica” ou “educação democrática”, algo que, a despeito das críticas e temores atuais, sempre esteve presente nas estratégias pedagógicas oficiais do Brasil República, e que responde aos preceitos mais elementares de democracia. A partir disso, primeiramente o trabalho se concentra em compreender a percepção dos jovens sobre a política e o papel da escola na sua formação em assuntos dessa natureza, por meio de revisão de estudos concentrados em tais temáticas. Em seguida, procura compreender, com base em survey de 2018 com estudantes do ensino médio de escolas públicas paulistanas, que permitiu a construção de um indicador de afeição desses jovens à democracia, quais variáveis independentes seriam capazes de caracterizar o interesse do público pelo tema, por meio do uso de método estatístico de regressão linear simples.
id UFRGS-2_274bafe7ae8c3d83a780a602fa19d980
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273059
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dantas, HumbertoBernardi, Ana Julia BonzaniniMorais, Jennifer Azambuja de2024-03-08T05:00:02Z20231982-5269http://hdl.handle.net/10183/273059001185574O presente artigo busca adensar o debate sobre a importância de uma política pública de “educação cívica” ou “educação democrática”, algo que, a despeito das críticas e temores atuais, sempre esteve presente nas estratégias pedagógicas oficiais do Brasil República, e que responde aos preceitos mais elementares de democracia. A partir disso, primeiramente o trabalho se concentra em compreender a percepção dos jovens sobre a política e o papel da escola na sua formação em assuntos dessa natureza, por meio de revisão de estudos concentrados em tais temáticas. Em seguida, procura compreender, com base em survey de 2018 com estudantes do ensino médio de escolas públicas paulistanas, que permitiu a construção de um indicador de afeição desses jovens à democracia, quais variáveis independentes seriam capazes de caracterizar o interesse do público pelo tema, por meio do uso de método estatístico de regressão linear simples.This article seeks to deepen the debate about the importance of a public policy of “civic education” or “democratic education”, something that, despite the current criticisms and fears, has always been present in the official pedagogical strategies of Brazil since becoming a republic, and that answers to the most elementary precepts of the concept of democracy. Based on this objective, the first focus is to understand what young people perceive about politics and about the role of the school in their education in matters of this nature through the review of studies about such themes. Furthermore, we seek to understand, based on a 2018 survey of high school students from public schools of São Paulo – which allowed the construction of an indicator of the affection of these young people to democracy – which social, economic and political variables would be able to characterize the interest of the public in the theme through the use of statistical method of simple linear regression.application/pdfporRevista debates : revista de ciências sociais. Porto Alegre, RS. Vol. 17, n. 2 (maio/ago. 2023), p. [115]-143Educação políticaCultura políticaJovensDemocraciaBrasil : Aspectos políticosPolitical educationYouthDemocracyEducation policiesEducação política e juventudes : política pública e percepção do público-alvo sobre o temaPolitical education and youth : public policy and perception of the target audience on the subjectinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185574.pdf.txt001185574.pdf.txtExtracted Texttext/plain59937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273059/2/001185574.pdf.txt087c23f0f70ca9c481be2378f4f5906eMD52ORIGINAL001185574.pdfTexto completoapplication/pdf339147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273059/1/001185574.pdf547db8e5aab229313d53bc4ea4e49ba1MD5110183/2730592024-03-09 05:02:25.445033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273059Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-09T08:02:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação política e juventudes : política pública e percepção do público-alvo sobre o tema
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Political education and youth : public policy and perception of the target audience on the subject
title Educação política e juventudes : política pública e percepção do público-alvo sobre o tema
spellingShingle Educação política e juventudes : política pública e percepção do público-alvo sobre o tema
Dantas, Humberto
Educação política
Cultura política
Jovens
Democracia
Brasil : Aspectos políticos
Political education
Youth
Democracy
Education policies
title_short Educação política e juventudes : política pública e percepção do público-alvo sobre o tema
title_full Educação política e juventudes : política pública e percepção do público-alvo sobre o tema
title_fullStr Educação política e juventudes : política pública e percepção do público-alvo sobre o tema
title_full_unstemmed Educação política e juventudes : política pública e percepção do público-alvo sobre o tema
title_sort Educação política e juventudes : política pública e percepção do público-alvo sobre o tema
author Dantas, Humberto
author_facet Dantas, Humberto
Bernardi, Ana Julia Bonzanini
Morais, Jennifer Azambuja de
author_role author
author2 Bernardi, Ana Julia Bonzanini
Morais, Jennifer Azambuja de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Humberto
Bernardi, Ana Julia Bonzanini
Morais, Jennifer Azambuja de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação política
Cultura política
Jovens
Democracia
Brasil : Aspectos políticos
topic Educação política
Cultura política
Jovens
Democracia
Brasil : Aspectos políticos
Political education
Youth
Democracy
Education policies
dc.subject.eng.fl_str_mv Political education
Youth
Democracy
Education policies
description O presente artigo busca adensar o debate sobre a importância de uma política pública de “educação cívica” ou “educação democrática”, algo que, a despeito das críticas e temores atuais, sempre esteve presente nas estratégias pedagógicas oficiais do Brasil República, e que responde aos preceitos mais elementares de democracia. A partir disso, primeiramente o trabalho se concentra em compreender a percepção dos jovens sobre a política e o papel da escola na sua formação em assuntos dessa natureza, por meio de revisão de estudos concentrados em tais temáticas. Em seguida, procura compreender, com base em survey de 2018 com estudantes do ensino médio de escolas públicas paulistanas, que permitiu a construção de um indicador de afeição desses jovens à democracia, quais variáveis independentes seriam capazes de caracterizar o interesse do público pelo tema, por meio do uso de método estatístico de regressão linear simples.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-08T05:00:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273059
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5269
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001185574
identifier_str_mv 1982-5269
001185574
url http://hdl.handle.net/10183/273059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista debates : revista de ciências sociais. Porto Alegre, RS. Vol. 17, n. 2 (maio/ago. 2023), p. [115]-143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273059/2/001185574.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273059/1/001185574.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 087c23f0f70ca9c481be2378f4f5906e
547db8e5aab229313d53bc4ea4e49ba1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225113642729472