Microfísica da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarez-Uria, Fernando
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Louro, Guacira Lopes, Silva, Tomaz Tadeu da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231240
Resumo: o sistema de ensino aparentemente mais puro e descontaminado abriga no seu interior um amplo e complexo jogo de interesses e resistências. É possível promover uma renovação pedagógica que favoreça escolarmente às populações mais favorecidas? o que se propõe, nesse artigo, é uma leitura da obra de Michel Foucault articulada em torno desse decisivo problema. Procura-se confrontar a validade de seu pensamento com as urgências do presente, partindo de três dimensões de sua obra para transferi-Ias ao âmbito escolar; três dimensões que põem em relevo seu compromisso intelectual e sua vontade de inspirar políticas progressivas: o regime do saber, os espaços do poder e, enfim, a produção social da subjetividade.
id UFRGS-2_27810b8b24cb5834b5dc14e310809952
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231240
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alvarez-Uria, FernandoLouro, Guacira LopesSilva, Tomaz Tadeu da2021-10-26T04:27:06Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/231240000213188o sistema de ensino aparentemente mais puro e descontaminado abriga no seu interior um amplo e complexo jogo de interesses e resistências. É possível promover uma renovação pedagógica que favoreça escolarmente às populações mais favorecidas? o que se propõe, nesse artigo, é uma leitura da obra de Michel Foucault articulada em torno desse decisivo problema. Procura-se confrontar a validade de seu pensamento com as urgências do presente, partindo de três dimensões de sua obra para transferi-Ias ao âmbito escolar; três dimensões que põem em relevo seu compromisso intelectual e sua vontade de inspirar políticas progressivas: o regime do saber, os espaços do poder e, enfim, a produção social da subjetividade.Even the apparently most pure and uncontaminated school system shelters within it a wide and complex play of interests and resistances. Is it possible to establish a process of pedagogical renewal which would be capable of working in favor of the most disavantaged groups? The purpouse of this article is to evaluate the validity of his thought against the urgencies of the present, three dimensions bring into relief his intellectual commitment and his disposition to inspire progressive political practices: the regime of knowledge, the spaces of power and, lastly, the social production of subjectivity.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 31-42Foucault, Michel, 1926-1984SubjetividadePoderEscolaRegimes of kowlegeSocial production of subjectivityEducation and powerMicrofísica da escolaMicrophysics of the school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000213188.pdf.txt000213188.pdf.txtExtracted Texttext/plain32299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231240/2/000213188.pdf.txt2ff6dfe7ba7a0331336113a273c8a7beMD52ORIGINAL000213188.pdfTexto completoapplication/pdf208349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231240/1/000213188.pdf5fcafccf46178a62169070cf5e26d84dMD5110183/2312402023-04-27 03:33:47.491234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:33:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Microfísica da escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Microphysics of the school
title Microfísica da escola
spellingShingle Microfísica da escola
Alvarez-Uria, Fernando
Foucault, Michel, 1926-1984
Subjetividade
Poder
Escola
Regimes of kowlege
Social production of subjectivity
Education and power
title_short Microfísica da escola
title_full Microfísica da escola
title_fullStr Microfísica da escola
title_full_unstemmed Microfísica da escola
title_sort Microfísica da escola
author Alvarez-Uria, Fernando
author_facet Alvarez-Uria, Fernando
Louro, Guacira Lopes
Silva, Tomaz Tadeu da
author_role author
author2 Louro, Guacira Lopes
Silva, Tomaz Tadeu da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarez-Uria, Fernando
Louro, Guacira Lopes
Silva, Tomaz Tadeu da
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984
Subjetividade
Poder
Escola
topic Foucault, Michel, 1926-1984
Subjetividade
Poder
Escola
Regimes of kowlege
Social production of subjectivity
Education and power
dc.subject.eng.fl_str_mv Regimes of kowlege
Social production of subjectivity
Education and power
description o sistema de ensino aparentemente mais puro e descontaminado abriga no seu interior um amplo e complexo jogo de interesses e resistências. É possível promover uma renovação pedagógica que favoreça escolarmente às populações mais favorecidas? o que se propõe, nesse artigo, é uma leitura da obra de Michel Foucault articulada em torno desse decisivo problema. Procura-se confrontar a validade de seu pensamento com as urgências do presente, partindo de três dimensões de sua obra para transferi-Ias ao âmbito escolar; três dimensões que põem em relevo seu compromisso intelectual e sua vontade de inspirar políticas progressivas: o regime do saber, os espaços do poder e, enfim, a produção social da subjetividade.
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-26T04:27:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231240
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000213188
identifier_str_mv 0100-3143
000213188
url http://hdl.handle.net/10183/231240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 31-42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231240/2/000213188.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231240/1/000213188.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ff6dfe7ba7a0331336113a273c8a7be
5fcafccf46178a62169070cf5e26d84d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447771972370432