Microfísica da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231240 |
Resumo: | o sistema de ensino aparentemente mais puro e descontaminado abriga no seu interior um amplo e complexo jogo de interesses e resistências. É possível promover uma renovação pedagógica que favoreça escolarmente às populações mais favorecidas? o que se propõe, nesse artigo, é uma leitura da obra de Michel Foucault articulada em torno desse decisivo problema. Procura-se confrontar a validade de seu pensamento com as urgências do presente, partindo de três dimensões de sua obra para transferi-Ias ao âmbito escolar; três dimensões que põem em relevo seu compromisso intelectual e sua vontade de inspirar políticas progressivas: o regime do saber, os espaços do poder e, enfim, a produção social da subjetividade. |
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Alvarez-Uria, FernandoLouro, Guacira LopesSilva, Tomaz Tadeu da2021-10-26T04:27:06Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/231240000213188o sistema de ensino aparentemente mais puro e descontaminado abriga no seu interior um amplo e complexo jogo de interesses e resistências. É possível promover uma renovação pedagógica que favoreça escolarmente às populações mais favorecidas? o que se propõe, nesse artigo, é uma leitura da obra de Michel Foucault articulada em torno desse decisivo problema. Procura-se confrontar a validade de seu pensamento com as urgências do presente, partindo de três dimensões de sua obra para transferi-Ias ao âmbito escolar; três dimensões que põem em relevo seu compromisso intelectual e sua vontade de inspirar políticas progressivas: o regime do saber, os espaços do poder e, enfim, a produção social da subjetividade.Even the apparently most pure and uncontaminated school system shelters within it a wide and complex play of interests and resistances. Is it possible to establish a process of pedagogical renewal which would be capable of working in favor of the most disavantaged groups? The purpouse of this article is to evaluate the validity of his thought against the urgencies of the present, three dimensions bring into relief his intellectual commitment and his disposition to inspire progressive political practices: the regime of knowledge, the spaces of power and, lastly, the social production of subjectivity.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 31-42Foucault, Michel, 1926-1984SubjetividadePoderEscolaRegimes of kowlegeSocial production of subjectivityEducation and powerMicrofísica da escolaMicrophysics of the school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000213188.pdf.txt000213188.pdf.txtExtracted Texttext/plain32299http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231240/2/000213188.pdf.txt2ff6dfe7ba7a0331336113a273c8a7beMD52ORIGINAL000213188.pdfTexto completoapplication/pdf208349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231240/1/000213188.pdf5fcafccf46178a62169070cf5e26d84dMD5110183/2312402023-04-27 03:33:47.491234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:33:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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