As políticas públicas educacionais no contexto das escolas públicas do meio rural e a educação do campo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213619 |
Resumo: | O artigo apresenta uma análise das políticas públicas educacionais no contexto das escolas do meio rural, a partir do processo de ampliação e expansão dessas políticas nas duas últimas décadas. Com base na ‘pesquisaação’ realizada pelo Projeto Observatório da Educação do Campo, junto a escolas do meio rural, no Estado do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2011 a 2014 e tendo como parâmetro teórico as proposições da Educação do Campo, o objetivo foi o de explicitar alguns dos impactos dessas políticas nas escolas e de ampliar o entendimento crítico sobre as mesmas. A coleta dos dados contou com dez entrevistas semiestruturadas e com a análise de apontamentos dos diários de campo, de 2013 e 2014, efetivadas pelos bolsistas do Observatório. Os eixos analíticos constituíram-se a partir dos aspectos citados com regularidade na análise das entrevistas e diários de campo e se efetivaram com o auxílio de revisão bibliográfica. Como principal resultado da pesquisa, observamos a dificuldade que os profissionais da educação e a comunidade escolar apresentam em realizar uma análise crítica das políticas públicas educacionais e do projeto de escola e de campo que as sustentam, pela forma como essas políticas são implantadas, o que se constitui em um obstáculo significativo para o avanço real e efetivo da Educação do Campo nas escolas do meio rural. |
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