Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breitenbach, Helena Massignam
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31566
Resumo: O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a implementação de uma proposta de ensino envolvendo a experimentação de abordagens alternativas para o ensino do conceito de fração. Decidiu-se desenvolver este trabalho com o intuito de planejar e implementar uma prática didática, com potencial para contribuir para a melhoria do ensino deste tema; e de refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver análise crítica das propostas. A escolha do tema da prática deveu-se às dificuldades detectadas no processo de ensino-aprendizagem de frações. O conteúdo foi escolhido também devido à sua importância, visto que ele se encontra presente em situações do cotidiano, nos mais antigos documentos matemáticos e também em grande parte dos conteúdos relacionados na grade curricular das séries finais do ensino fundamental. Tendo em vista a aprendizagem do conceito de fração, foram propostas atividades que colocassem os alunos em situações que os permitissem fazer experimentações e reflexões sobre as frações através das concepções parte/todo, medida e quociente.
id UFRGS-2_27a92a78273db8004a7c857e5c44710a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31566
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Breitenbach, Helena MassignamBurigo, Elisabete Zardo2011-09-02T06:01:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/31566000783247O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a implementação de uma proposta de ensino envolvendo a experimentação de abordagens alternativas para o ensino do conceito de fração. Decidiu-se desenvolver este trabalho com o intuito de planejar e implementar uma prática didática, com potencial para contribuir para a melhoria do ensino deste tema; e de refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver análise crítica das propostas. A escolha do tema da prática deveu-se às dificuldades detectadas no processo de ensino-aprendizagem de frações. O conteúdo foi escolhido também devido à sua importância, visto que ele se encontra presente em situações do cotidiano, nos mais antigos documentos matemáticos e também em grande parte dos conteúdos relacionados na grade curricular das séries finais do ensino fundamental. Tendo em vista a aprendizagem do conceito de fração, foram propostas atividades que colocassem os alunos em situações que os permitissem fazer experimentações e reflexões sobre as frações através das concepções parte/todo, medida e quociente.The objective of this work was to report from work and to discuss the implementation of a teaching proposal involving the testing of alternative approaches to teaching the concept of fraction. It was decided to develop this in order to plan and implement a teaching practice, with potential to contribute to improving the teaching of this subject, and to reflect on practice before, during and after the process, to develop critical analysis of proposals. The theme of the practice due to the difficulties found in the process of teaching-learning fractions. The content was also chosen because importance, since it is present everyday situations, the oldest mathematical documents and also in most of the related content in the curriculum of the final grades of elementary school. With a view to learning of fraction concepts were proposed activities to put students in situations that allowed them to experiment and reflection on the concepts of fractions by part/whole, measure and quotient.application/pdfporFraçõesMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaEnsino a distânciaMídias digitaisTeaching-learning of fractionsFractional number conceptDigital mediaDistance educationMathematics educationEnsino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783247.pdf000783247.pdfTexto completoapplication/pdf1125466http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31566/1/000783247.pdf01ea1c35b584603cf1bbf873fecaa6c0MD51TEXT000783247.pdf.txt000783247.pdf.txtExtracted Texttext/plain62182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31566/2/000783247.pdf.txt29d5f7fbdbc5ba674a93f3ac85e3bb73MD52THUMBNAIL000783247.pdf.jpg000783247.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31566/3/000783247.pdf.jpg937d3edf2f61957ed42df432c0181f97MD5310183/315662023-12-25 04:25:07.416468oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31566Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida
title Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida
spellingShingle Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida
Breitenbach, Helena Massignam
Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Ensino a distância
Mídias digitais
Teaching-learning of fractions
Fractional number concept
Digital media
Distance education
Mathematics education
title_short Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida
title_full Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida
title_fullStr Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida
title_full_unstemmed Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida
title_sort Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida
author Breitenbach, Helena Massignam
author_facet Breitenbach, Helena Massignam
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Breitenbach, Helena Massignam
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Ensino a distância
Mídias digitais
topic Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Ensino a distância
Mídias digitais
Teaching-learning of fractions
Fractional number concept
Digital media
Distance education
Mathematics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching-learning of fractions
Fractional number concept
Digital media
Distance education
Mathematics education
description O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a implementação de uma proposta de ensino envolvendo a experimentação de abordagens alternativas para o ensino do conceito de fração. Decidiu-se desenvolver este trabalho com o intuito de planejar e implementar uma prática didática, com potencial para contribuir para a melhoria do ensino deste tema; e de refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver análise crítica das propostas. A escolha do tema da prática deveu-se às dificuldades detectadas no processo de ensino-aprendizagem de frações. O conteúdo foi escolhido também devido à sua importância, visto que ele se encontra presente em situações do cotidiano, nos mais antigos documentos matemáticos e também em grande parte dos conteúdos relacionados na grade curricular das séries finais do ensino fundamental. Tendo em vista a aprendizagem do conceito de fração, foram propostas atividades que colocassem os alunos em situações que os permitissem fazer experimentações e reflexões sobre as frações através das concepções parte/todo, medida e quociente.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:01:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31566
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783247
url http://hdl.handle.net/10183/31566
identifier_str_mv 000783247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31566/1/000783247.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31566/2/000783247.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31566/3/000783247.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 01ea1c35b584603cf1bbf873fecaa6c0
29d5f7fbdbc5ba674a93f3ac85e3bb73
937d3edf2f61957ed42df432c0181f97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412519727104