Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31566 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a implementação de uma proposta de ensino envolvendo a experimentação de abordagens alternativas para o ensino do conceito de fração. Decidiu-se desenvolver este trabalho com o intuito de planejar e implementar uma prática didática, com potencial para contribuir para a melhoria do ensino deste tema; e de refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver análise crítica das propostas. A escolha do tema da prática deveu-se às dificuldades detectadas no processo de ensino-aprendizagem de frações. O conteúdo foi escolhido também devido à sua importância, visto que ele se encontra presente em situações do cotidiano, nos mais antigos documentos matemáticos e também em grande parte dos conteúdos relacionados na grade curricular das séries finais do ensino fundamental. Tendo em vista a aprendizagem do conceito de fração, foram propostas atividades que colocassem os alunos em situações que os permitissem fazer experimentações e reflexões sobre as frações através das concepções parte/todo, medida e quociente. |
id |
UFRGS-2_27a92a78273db8004a7c857e5c44710a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31566 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Breitenbach, Helena MassignamBurigo, Elisabete Zardo2011-09-02T06:01:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/31566000783247O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a implementação de uma proposta de ensino envolvendo a experimentação de abordagens alternativas para o ensino do conceito de fração. Decidiu-se desenvolver este trabalho com o intuito de planejar e implementar uma prática didática, com potencial para contribuir para a melhoria do ensino deste tema; e de refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver análise crítica das propostas. A escolha do tema da prática deveu-se às dificuldades detectadas no processo de ensino-aprendizagem de frações. O conteúdo foi escolhido também devido à sua importância, visto que ele se encontra presente em situações do cotidiano, nos mais antigos documentos matemáticos e também em grande parte dos conteúdos relacionados na grade curricular das séries finais do ensino fundamental. Tendo em vista a aprendizagem do conceito de fração, foram propostas atividades que colocassem os alunos em situações que os permitissem fazer experimentações e reflexões sobre as frações através das concepções parte/todo, medida e quociente.The objective of this work was to report from work and to discuss the implementation of a teaching proposal involving the testing of alternative approaches to teaching the concept of fraction. It was decided to develop this in order to plan and implement a teaching practice, with potential to contribute to improving the teaching of this subject, and to reflect on practice before, during and after the process, to develop critical analysis of proposals. The theme of the practice due to the difficulties found in the process of teaching-learning fractions. The content was also chosen because importance, since it is present everyday situations, the oldest mathematical documents and also in most of the related content in the curriculum of the final grades of elementary school. With a view to learning of fraction concepts were proposed activities to put students in situations that allowed them to experiment and reflection on the concepts of fractions by part/whole, measure and quotient.application/pdfporFraçõesMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaEnsino a distânciaMídias digitaisTeaching-learning of fractionsFractional number conceptDigital mediaDistance educationMathematics educationEnsino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783247.pdf000783247.pdfTexto completoapplication/pdf1125466http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31566/1/000783247.pdf01ea1c35b584603cf1bbf873fecaa6c0MD51TEXT000783247.pdf.txt000783247.pdf.txtExtracted Texttext/plain62182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31566/2/000783247.pdf.txt29d5f7fbdbc5ba674a93f3ac85e3bb73MD52THUMBNAIL000783247.pdf.jpg000783247.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31566/3/000783247.pdf.jpg937d3edf2f61957ed42df432c0181f97MD5310183/315662023-12-25 04:25:07.416468oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31566Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida |
title |
Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida |
spellingShingle |
Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida Breitenbach, Helena Massignam Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Ensino a distância Mídias digitais Teaching-learning of fractions Fractional number concept Digital media Distance education Mathematics education |
title_short |
Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida |
title_full |
Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida |
title_fullStr |
Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida |
title_full_unstemmed |
Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida |
title_sort |
Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida |
author |
Breitenbach, Helena Massignam |
author_facet |
Breitenbach, Helena Massignam |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breitenbach, Helena Massignam |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
contributor_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Ensino a distância Mídias digitais |
topic |
Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Ensino a distância Mídias digitais Teaching-learning of fractions Fractional number concept Digital media Distance education Mathematics education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching-learning of fractions Fractional number concept Digital media Distance education Mathematics education |
description |
O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a implementação de uma proposta de ensino envolvendo a experimentação de abordagens alternativas para o ensino do conceito de fração. Decidiu-se desenvolver este trabalho com o intuito de planejar e implementar uma prática didática, com potencial para contribuir para a melhoria do ensino deste tema; e de refletir sobre a prática, antes, durante e após o processo, para desenvolver análise crítica das propostas. A escolha do tema da prática deveu-se às dificuldades detectadas no processo de ensino-aprendizagem de frações. O conteúdo foi escolhido também devido à sua importância, visto que ele se encontra presente em situações do cotidiano, nos mais antigos documentos matemáticos e também em grande parte dos conteúdos relacionados na grade curricular das séries finais do ensino fundamental. Tendo em vista a aprendizagem do conceito de fração, foram propostas atividades que colocassem os alunos em situações que os permitissem fazer experimentações e reflexões sobre as frações através das concepções parte/todo, medida e quociente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:01:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31566 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783247 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31566 |
identifier_str_mv |
000783247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31566/1/000783247.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31566/2/000783247.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31566/3/000783247.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01ea1c35b584603cf1bbf873fecaa6c0 29d5f7fbdbc5ba674a93f3ac85e3bb73 937d3edf2f61957ed42df432c0181f97 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224412519727104 |