Avaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional : uma experiência com o SUSCity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchesi, Ivana Lima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bueno, Denise, Perry, Gabriela Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223875
Resumo: Neste artigo relata-se a avaliação do jogo digital educacional SUSCity, elaborada como material de apoio para a disciplina de Saúde Coletiva e Bioética, do curso de Farmácia da UFRGS. Esta avaliação foi realizada na metade do semestre letivo de 2016/02, por 46 estudantes do primeiro semestre. Antes de utilizar o jogo, os estudantes haviam tido uma aula presencial sobre o assunto do jogo. A avaliação foi feita sob a forma de questionários, aplicados após o uso do jogo, e focou dois aspectos: objetivos e de experiência (de fluxo). Os resultados evidenciaram que os estudantes não atingiram o estado de fluxo durante o jogo. Uma avaliação de consistência indica que os dados do questionário sobre aspectos objetivos não possuem confiabilidade, e portanto não podem ser usados para concluir sobre o jogo.
id UFRGS-2_27ae5096031363c8093c73d9560bfae6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223875
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lucchesi, Ivana LimaBueno, DenisePerry, Gabriela Trindade2021-07-14T04:31:55Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/223875001092363Neste artigo relata-se a avaliação do jogo digital educacional SUSCity, elaborada como material de apoio para a disciplina de Saúde Coletiva e Bioética, do curso de Farmácia da UFRGS. Esta avaliação foi realizada na metade do semestre letivo de 2016/02, por 46 estudantes do primeiro semestre. Antes de utilizar o jogo, os estudantes haviam tido uma aula presencial sobre o assunto do jogo. A avaliação foi feita sob a forma de questionários, aplicados após o uso do jogo, e focou dois aspectos: objetivos e de experiência (de fluxo). Os resultados evidenciaram que os estudantes não atingiram o estado de fluxo durante o jogo. Uma avaliação de consistência indica que os dados do questionário sobre aspectos objetivos não possuem confiabilidade, e portanto não podem ser usados para concluir sobre o jogo.In this paper we report the evaluation of the educational digital game SUSCity, elaborated as support material for the discipline of Collective Health and Bioethics, of the Pharmacy course at UFRGS. This evaluation was carried out in the middle of 2016/02, by 46 junior students. Before using the game, the students had a lecture on the subject of the game. The evaluation was done with questionnaires, applied after playing the game, and focused on two aspects: objectives and experience (flow). The results showed that the students did not reach the flow state during the play. A consistency evaluation indicated that the questionnaire data on objective usability aspects is not reliable, and therefore cannot be used to conclude about the game.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), 10 p.Ensino e aprendizagemJogos digitaisAvaliaçãoUsabilidadeEducational game evaluationEducational game usabilityEducational digital gameFlow experienceAvaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional : uma experiência com o SUSCityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092363.pdf.txt001092363.pdf.txtExtracted Texttext/plain35102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223875/2/001092363.pdf.txt881b262e10c1cc619edfd75eee23da2bMD52ORIGINAL001092363.pdfTexto completoapplication/pdf1816062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223875/1/001092363.pdf8ee1fea47f3a4b603b798ca31d14fd93MD5110183/2238752021-08-18 04:40:18.729313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223875Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:40:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional : uma experiência com o SUSCity
title Avaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional : uma experiência com o SUSCity
spellingShingle Avaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional : uma experiência com o SUSCity
Lucchesi, Ivana Lima
Ensino e aprendizagem
Jogos digitais
Avaliação
Usabilidade
Educational game evaluation
Educational game usability
Educational digital game
Flow experience
title_short Avaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional : uma experiência com o SUSCity
title_full Avaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional : uma experiência com o SUSCity
title_fullStr Avaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional : uma experiência com o SUSCity
title_full_unstemmed Avaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional : uma experiência com o SUSCity
title_sort Avaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional : uma experiência com o SUSCity
author Lucchesi, Ivana Lima
author_facet Lucchesi, Ivana Lima
Bueno, Denise
Perry, Gabriela Trindade
author_role author
author2 Bueno, Denise
Perry, Gabriela Trindade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucchesi, Ivana Lima
Bueno, Denise
Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Jogos digitais
Avaliação
Usabilidade
topic Ensino e aprendizagem
Jogos digitais
Avaliação
Usabilidade
Educational game evaluation
Educational game usability
Educational digital game
Flow experience
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational game evaluation
Educational game usability
Educational digital game
Flow experience
description Neste artigo relata-se a avaliação do jogo digital educacional SUSCity, elaborada como material de apoio para a disciplina de Saúde Coletiva e Bioética, do curso de Farmácia da UFRGS. Esta avaliação foi realizada na metade do semestre letivo de 2016/02, por 46 estudantes do primeiro semestre. Antes de utilizar o jogo, os estudantes haviam tido uma aula presencial sobre o assunto do jogo. A avaliação foi feita sob a forma de questionários, aplicados após o uso do jogo, e focou dois aspectos: objetivos e de experiência (de fluxo). Os resultados evidenciaram que os estudantes não atingiram o estado de fluxo durante o jogo. Uma avaliação de consistência indica que os dados do questionário sobre aspectos objetivos não possuem confiabilidade, e portanto não podem ser usados para concluir sobre o jogo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:31:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223875
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092363
identifier_str_mv 1679-1916
001092363
url http://hdl.handle.net/10183/223875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223875/2/001092363.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223875/1/001092363.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 881b262e10c1cc619edfd75eee23da2b
8ee1fea47f3a4b603b798ca31d14fd93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025800372224