Conhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Laura Radtke
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268305
Resumo: A eficiência propulsiva (np) é considerada a porcentagem da força aplicada pelo nadador na água que realmente contribui para seu deslocamento para frente. O presente estudo teve como objetivo verificar o conhecimento e o processo avaliativo e pedagógico de professores e treinadores de natação a respeito da np, do mesmo modo, objetiva-se fornecer sugestões que promovam a inserção da np nas aulas e treinos de natação. Um questionário com seis questões fechadas e três questões abertas, previamente analisado e aprovado por três doutores com experiência teórica-prática no tema da np, foi aplicado de modo eletrônico e remoto entre 117 professores e treinadores brasileiros de natação. A amostra foi de cunho não probabilistico e voluntária. Utilizou-se a frequência relativa para descrever as respostas de caráter categórico. Associações entre as variáveis categóricas foram verificadas com teste de qui2 . As questões abertas tiveram análises qualitativas. O programa Graph Pad Prism 8.0 foi utilizado na elaboração das figuras e o programa SPSS v.20.0 foi utilizado para as análises, alfa foi estabelecido em 5%. A grande parte dos participantes trabalha com natação há mais de 6 anos (≈73,5%), possui título de especialista (34,2%), ou é graduado (33,3%), e trabalha em mais de uma área da natação (44,44%). A maioria afirmou conhecer (75,2%) e aplicar (69,2%) o conceito de eficiência propulsiva, mas cerca da metade dos participantes (53%) não medem a ηp nas aulas e nos treinos, além disso apenas 9 de 99 participantes (9,1%) descrevou de modo correto o conceito de ηp. Associações significativas (p < 0,05) foram encontradas entre: (i) formação e aplicação do conceito de ηp (quanto maior o nível de formação, mais aplica: X2 = 12,3); (ii) formação e mensuração da ηp (quanto maior o nível de formação, mais mede: X2 = 21,1) e (iii) tempo de atuação na área e mensuração da ηp (quanto maior o tempo de experiência, mais mede: X2 = 9,7). Ao passo que np é importante para a técnica dos nadadores, seja na formação, seja no treinamento, sua inclusão correta nos processos (conhecimento correto, práticas pedagógicas e avaliativas que relacionadas ao conceito) seria fundamental para o melhor desenvolvimento das técnicas de nado.
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