Conhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268305 |
Resumo: | A eficiência propulsiva (np) é considerada a porcentagem da força aplicada pelo nadador na água que realmente contribui para seu deslocamento para frente. O presente estudo teve como objetivo verificar o conhecimento e o processo avaliativo e pedagógico de professores e treinadores de natação a respeito da np, do mesmo modo, objetiva-se fornecer sugestões que promovam a inserção da np nas aulas e treinos de natação. Um questionário com seis questões fechadas e três questões abertas, previamente analisado e aprovado por três doutores com experiência teórica-prática no tema da np, foi aplicado de modo eletrônico e remoto entre 117 professores e treinadores brasileiros de natação. A amostra foi de cunho não probabilistico e voluntária. Utilizou-se a frequência relativa para descrever as respostas de caráter categórico. Associações entre as variáveis categóricas foram verificadas com teste de qui2 . As questões abertas tiveram análises qualitativas. O programa Graph Pad Prism 8.0 foi utilizado na elaboração das figuras e o programa SPSS v.20.0 foi utilizado para as análises, alfa foi estabelecido em 5%. A grande parte dos participantes trabalha com natação há mais de 6 anos (≈73,5%), possui título de especialista (34,2%), ou é graduado (33,3%), e trabalha em mais de uma área da natação (44,44%). A maioria afirmou conhecer (75,2%) e aplicar (69,2%) o conceito de eficiência propulsiva, mas cerca da metade dos participantes (53%) não medem a ηp nas aulas e nos treinos, além disso apenas 9 de 99 participantes (9,1%) descrevou de modo correto o conceito de ηp. Associações significativas (p < 0,05) foram encontradas entre: (i) formação e aplicação do conceito de ηp (quanto maior o nível de formação, mais aplica: X2 = 12,3); (ii) formação e mensuração da ηp (quanto maior o nível de formação, mais mede: X2 = 21,1) e (iii) tempo de atuação na área e mensuração da ηp (quanto maior o tempo de experiência, mais mede: X2 = 9,7). Ao passo que np é importante para a técnica dos nadadores, seja na formação, seja no treinamento, sua inclusão correta nos processos (conhecimento correto, práticas pedagógicas e avaliativas que relacionadas ao conceito) seria fundamental para o melhor desenvolvimento das técnicas de nado. |
id |
UFRGS-2_27c40700c486c6d608fb46a7f9172579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268305 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, Ana Laura RadtkeCastro, Flavio Antonio de Souza2023-12-12T03:21:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/268305001137808A eficiência propulsiva (np) é considerada a porcentagem da força aplicada pelo nadador na água que realmente contribui para seu deslocamento para frente. O presente estudo teve como objetivo verificar o conhecimento e o processo avaliativo e pedagógico de professores e treinadores de natação a respeito da np, do mesmo modo, objetiva-se fornecer sugestões que promovam a inserção da np nas aulas e treinos de natação. Um questionário com seis questões fechadas e três questões abertas, previamente analisado e aprovado por três doutores com experiência teórica-prática no tema da np, foi aplicado de modo eletrônico e remoto entre 117 professores e treinadores brasileiros de natação. A amostra foi de cunho não probabilistico e voluntária. Utilizou-se a frequência relativa para descrever as respostas de caráter categórico. Associações entre as variáveis categóricas foram verificadas com teste de qui2 . As questões abertas tiveram análises qualitativas. O programa Graph Pad Prism 8.0 foi utilizado na elaboração das figuras e o programa SPSS v.20.0 foi utilizado para as análises, alfa foi estabelecido em 5%. A grande parte dos participantes trabalha com natação há mais de 6 anos (≈73,5%), possui título de especialista (34,2%), ou é graduado (33,3%), e trabalha em mais de uma área da natação (44,44%). A maioria afirmou conhecer (75,2%) e aplicar (69,2%) o conceito de eficiência propulsiva, mas cerca da metade dos participantes (53%) não medem a ηp nas aulas e nos treinos, além disso apenas 9 de 99 participantes (9,1%) descrevou de modo correto o conceito de ηp. Associações significativas (p < 0,05) foram encontradas entre: (i) formação e aplicação do conceito de ηp (quanto maior o nível de formação, mais aplica: X2 = 12,3); (ii) formação e mensuração da ηp (quanto maior o nível de formação, mais mede: X2 = 21,1) e (iii) tempo de atuação na área e mensuração da ηp (quanto maior o tempo de experiência, mais mede: X2 = 9,7). Ao passo que np é importante para a técnica dos nadadores, seja na formação, seja no treinamento, sua inclusão correta nos processos (conhecimento correto, práticas pedagógicas e avaliativas que relacionadas ao conceito) seria fundamental para o melhor desenvolvimento das técnicas de nado.application/pdfporNataçãoPerformanceAvaliaçãoConhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137808.pdf.txt001137808.pdf.txtExtracted Texttext/plain77418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268305/2/001137808.pdf.txta5087f1d8c807955d4f7c13508508561MD52ORIGINAL001137808.pdfTexto completoapplication/pdf1517479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268305/1/001137808.pdfe36f94aa5fa1ea669421e88f4f503248MD5110183/2683052023-12-15 04:22:10.099969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268305Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-15T06:22:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva” |
title |
Conhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva” |
spellingShingle |
Conhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva” Cardoso, Ana Laura Radtke Natação Performance Avaliação |
title_short |
Conhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva” |
title_full |
Conhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva” |
title_fullStr |
Conhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva” |
title_full_unstemmed |
Conhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva” |
title_sort |
Conhecimento e práticas avaliativas e pedagógicas de professores e treinadores de natação sobre “Eficiência Propulsiva” |
author |
Cardoso, Ana Laura Radtke |
author_facet |
Cardoso, Ana Laura Radtke |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Laura Radtke |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Flavio Antonio de Souza |
contributor_str_mv |
Castro, Flavio Antonio de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natação Performance Avaliação |
topic |
Natação Performance Avaliação |
description |
A eficiência propulsiva (np) é considerada a porcentagem da força aplicada pelo nadador na água que realmente contribui para seu deslocamento para frente. O presente estudo teve como objetivo verificar o conhecimento e o processo avaliativo e pedagógico de professores e treinadores de natação a respeito da np, do mesmo modo, objetiva-se fornecer sugestões que promovam a inserção da np nas aulas e treinos de natação. Um questionário com seis questões fechadas e três questões abertas, previamente analisado e aprovado por três doutores com experiência teórica-prática no tema da np, foi aplicado de modo eletrônico e remoto entre 117 professores e treinadores brasileiros de natação. A amostra foi de cunho não probabilistico e voluntária. Utilizou-se a frequência relativa para descrever as respostas de caráter categórico. Associações entre as variáveis categóricas foram verificadas com teste de qui2 . As questões abertas tiveram análises qualitativas. O programa Graph Pad Prism 8.0 foi utilizado na elaboração das figuras e o programa SPSS v.20.0 foi utilizado para as análises, alfa foi estabelecido em 5%. A grande parte dos participantes trabalha com natação há mais de 6 anos (≈73,5%), possui título de especialista (34,2%), ou é graduado (33,3%), e trabalha em mais de uma área da natação (44,44%). A maioria afirmou conhecer (75,2%) e aplicar (69,2%) o conceito de eficiência propulsiva, mas cerca da metade dos participantes (53%) não medem a ηp nas aulas e nos treinos, além disso apenas 9 de 99 participantes (9,1%) descrevou de modo correto o conceito de ηp. Associações significativas (p < 0,05) foram encontradas entre: (i) formação e aplicação do conceito de ηp (quanto maior o nível de formação, mais aplica: X2 = 12,3); (ii) formação e mensuração da ηp (quanto maior o nível de formação, mais mede: X2 = 21,1) e (iii) tempo de atuação na área e mensuração da ηp (quanto maior o tempo de experiência, mais mede: X2 = 9,7). Ao passo que np é importante para a técnica dos nadadores, seja na formação, seja no treinamento, sua inclusão correta nos processos (conhecimento correto, práticas pedagógicas e avaliativas que relacionadas ao conceito) seria fundamental para o melhor desenvolvimento das técnicas de nado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-12T03:21:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/268305 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137808 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/268305 |
identifier_str_mv |
001137808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268305/2/001137808.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268305/1/001137808.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5087f1d8c807955d4f7c13508508561 e36f94aa5fa1ea669421e88f4f503248 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447355294482432 |