O processo de medicalização em saúde mental na infância-diálogos e desafios : uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/280405 |
Resumo: | Introdução: Observando a convivência entre os indivíduos, muitos comportamentos são julgados sob uma perspectiva patologizante, interpretando-os como inadequados. Assim, crianças têm sido submetidas a diagnósticos e medicalização precoce, como única alternativa em detrimento de outras intervenções . Objetivo: Identificar o que a literatura aborda sobre a medicalização em saúde mental na infância. Metodologia: Revisão de literatura realizada de fevereiro a julho de 2024 nas bases Lilacs, Scielo e Web of Science, usando os descritores: saúde mental, criança, psicofármacos, infância, medicalização; psicofarmacologia, e seus respectivos em inglês, relacionados na busca com a utilização dos operadores booleanos AND/OR. Resultados: Foram incluídos 16 artigos de pesquisas originais. A maioria dos estudos são brasileiros, sendo três originados em outros países. A abordagem qualitativa foi a mais comum, sendo os participantes crianças, adolescentes, pais e/ou responsáveis , profissionais da saúde e educação, e membros da indústria farmacêutica. Considerações finais: Observou que não há pesquisas quantitativas suficientes, e que deve-se buscar formas alternativas de cuidado, não somente no diagnóstico mas no tratamento, de forma humanizada e resolutiva. |
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