Uma investigação em história em educação matemática : memórias de uma professora dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Neemias Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259371
Resumo: Este trabalho foi produzido a partir de questões que surgem sobre a relação entre o aprender e o ensinar matemática, em diálogo com o estudo da História da Educação Matemática. Uma dessas questões surgiu em uma conversa sobre a escola dos anos 1960 trazida por uma ex-professora que afirmou que a educação era de qualidade naquele tempo. A questão motivadora da pesquisa foi: o que ela levou para sua vida docente dessa escola que tanto enaltecia? A partir de entrevista com a professora, de um caderno da ex-aluna disponibilizado pela docente e das orientações presentes nos programas escolares, trazemos elementos da memória da professora sobre os tempos de estudante, identificamos a presença do Movimento Matemática Moderna nas aulas da professora na década de 1980 e comentamos algumas possíveis relações entre aprender e ensinar matemática na educação básica.
id UFRGS-2_28466939498fb842c9c61550376bba91
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259371
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vargas, Neemias Rodrigues deBúrigo, Elisabete Zardo2023-06-24T03:34:56Z2022http://hdl.handle.net/10183/259371001171654Este trabalho foi produzido a partir de questões que surgem sobre a relação entre o aprender e o ensinar matemática, em diálogo com o estudo da História da Educação Matemática. Uma dessas questões surgiu em uma conversa sobre a escola dos anos 1960 trazida por uma ex-professora que afirmou que a educação era de qualidade naquele tempo. A questão motivadora da pesquisa foi: o que ela levou para sua vida docente dessa escola que tanto enaltecia? A partir de entrevista com a professora, de um caderno da ex-aluna disponibilizado pela docente e das orientações presentes nos programas escolares, trazemos elementos da memória da professora sobre os tempos de estudante, identificamos a presença do Movimento Matemática Moderna nas aulas da professora na década de 1980 e comentamos algumas possíveis relações entre aprender e ensinar matemática na educação básica.This paper was produced from questions that arise about the relationship between learning and teaching mathematics, in dialogue with the study of the History of Mathematics Education. One of these questions arose in a conversation about school in the 1960's brought by a former teacher who said that education was of quality at that time. The motivating question for this research was: what did she take away to her teaching life from this school that she praised so much? Based on interviews with the teacher, on a former student's notebook made available by the teacher, and on the guidelines present in the school syllabus, we identified changes in the guidelines for teaching mathematics in the early years and the presence of the Modern Mathematics Movement in the teacher's classes in the 1980s and some possible relationships between learning and teaching mathematics in basic education.application/pdfporEnsino de matemáticaEducacao matematica : HistoriaEnsino primárioPrimary schoolTeaching mathematicsHistory of mathematics educationUma investigação em história em educação matemática : memórias de uma professora dos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2022Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171654.pdf.txt001171654.pdf.txtExtracted Texttext/plain80777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259371/2/001171654.pdf.txt02b211c465e5e8aea7050f482d1ee589MD52ORIGINAL001171654.pdfTexto completoapplication/pdf3298775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259371/1/001171654.pdfd285e59cce0c861ceb3541cfaae2377aMD5110183/2593712023-06-25 03:42:02.740758oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259371Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:42:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma investigação em história em educação matemática : memórias de uma professora dos anos iniciais
title Uma investigação em história em educação matemática : memórias de uma professora dos anos iniciais
spellingShingle Uma investigação em história em educação matemática : memórias de uma professora dos anos iniciais
Vargas, Neemias Rodrigues de
Ensino de matemática
Educacao matematica : Historia
Ensino primário
Primary school
Teaching mathematics
History of mathematics education
title_short Uma investigação em história em educação matemática : memórias de uma professora dos anos iniciais
title_full Uma investigação em história em educação matemática : memórias de uma professora dos anos iniciais
title_fullStr Uma investigação em história em educação matemática : memórias de uma professora dos anos iniciais
title_full_unstemmed Uma investigação em história em educação matemática : memórias de uma professora dos anos iniciais
title_sort Uma investigação em história em educação matemática : memórias de uma professora dos anos iniciais
author Vargas, Neemias Rodrigues de
author_facet Vargas, Neemias Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Neemias Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Búrigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Búrigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Educacao matematica : Historia
Ensino primário
topic Ensino de matemática
Educacao matematica : Historia
Ensino primário
Primary school
Teaching mathematics
History of mathematics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Primary school
Teaching mathematics
History of mathematics education
description Este trabalho foi produzido a partir de questões que surgem sobre a relação entre o aprender e o ensinar matemática, em diálogo com o estudo da História da Educação Matemática. Uma dessas questões surgiu em uma conversa sobre a escola dos anos 1960 trazida por uma ex-professora que afirmou que a educação era de qualidade naquele tempo. A questão motivadora da pesquisa foi: o que ela levou para sua vida docente dessa escola que tanto enaltecia? A partir de entrevista com a professora, de um caderno da ex-aluna disponibilizado pela docente e das orientações presentes nos programas escolares, trazemos elementos da memória da professora sobre os tempos de estudante, identificamos a presença do Movimento Matemática Moderna nas aulas da professora na década de 1980 e comentamos algumas possíveis relações entre aprender e ensinar matemática na educação básica.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:34:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259371
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171654
url http://hdl.handle.net/10183/259371
identifier_str_mv 001171654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259371/2/001171654.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259371/1/001171654.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 02b211c465e5e8aea7050f482d1ee589
d285e59cce0c861ceb3541cfaae2377a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224662353444864