O estranho, o maravilhoso e o fantástico em Com armas sonolentas, de Carola Saavedra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loreto, Clarissa Bolten Lucion
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277060
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a presença de elementos da ordem do fantástico, do estranho e do maravilhoso na obra Com armas sonolentas, de Carola Saavedra. A análise desses elementos está dividida em três capítulos, de acordo com a própria ordem narrativa, abordando, respectivamente, os aspectos relativos a Anna, Maike e Avó. Para isso, partimos das contribuições de Tzvetan Todorov (2004) em busca de uma definição de fantástico, estranho e maravilhoso. Paralelamente, avaliamos, no contexto da obra, a contribuição de Remo Ceserani (2006) com relação aos procedimentos narrativos comuns ao fantástico. As reflexões sobre os aspectos sobrenaturais da narrativa conduzem à observação das marcas deixadas pela colonialidade na vida das protagonistas (Maldonado-Torres, 2018). Evidenciou-se, por fim, que a obra de Saavedra possui elementos que produzem o que consideramos como efeito fantástico, e, a partir de tais elementos, tornou-se possível reforçar o aspecto decolonial da narrativa, indicando a necessidade de retorno à origem como a única forma de constituição da própria identidade.
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