The playwright as a translator of himself : Doubt, a Parable on the page and on the screen
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/167276 |
Resumo: | A peça Doubt, a Parable (2004) de John Patrick Shanley revisita o mundo que ele conheceu quando criança – o bairro do Bronx dos anos 1960. A história se desenrola em uma comunidade escolar católica ítalo-irlandesa e o enredo diz respeito a uma dúvida – que se transforma em crença – por parte de uma das personagens, Irmã Aloysius, a diretora da escola. Ela acredita que o Padre Flynn esteja molestando sexualmente o único aluno negro da escola. A peça é uma construção em aberto, que permite a cada leitor/espectador construir sua própria interpretação dos fatos. Além de ser o autor da peça, Shanley também transformou seu texto teatral em roteiro para cinema, e atuou como produtor da peça, roteirista e diretor do filme Dúvida, de 2008. Este ensaio examina as estratégias utilizadas por Shanley para manter a possibilidade de interpretação aberta quando ele traduz sua obra para mídias diferentes, na página e no cinema. |
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Maggio, Sandra SirangeloFritsch, Valter Henrique2017-09-15T02:29:12Z20130103-815Xhttp://hdl.handle.net/10183/167276000905880A peça Doubt, a Parable (2004) de John Patrick Shanley revisita o mundo que ele conheceu quando criança – o bairro do Bronx dos anos 1960. A história se desenrola em uma comunidade escolar católica ítalo-irlandesa e o enredo diz respeito a uma dúvida – que se transforma em crença – por parte de uma das personagens, Irmã Aloysius, a diretora da escola. Ela acredita que o Padre Flynn esteja molestando sexualmente o único aluno negro da escola. A peça é uma construção em aberto, que permite a cada leitor/espectador construir sua própria interpretação dos fatos. Além de ser o autor da peça, Shanley também transformou seu texto teatral em roteiro para cinema, e atuou como produtor da peça, roteirista e diretor do filme Dúvida, de 2008. Este ensaio examina as estratégias utilizadas por Shanley para manter a possibilidade de interpretação aberta quando ele traduz sua obra para mídias diferentes, na página e no cinema.John Patrick Shanley’s play Doubt, a Parable (2004) revisits the world he knew as a child, the Bronx of the 1960’s. The story centers upon a Catholic Irish- Italian school community, and the plot relates to a doubt – that grows into belief, and ends up as certainty – on the part of Sister Aloysius, the principal of the school. She is persuaded that Father Flynn, the vicar, has been harassing the only Black student in the school. The play is an open-ended construct, allowing each reader/spectator to build his own interpretation of the facts implied. Shanley is more than the author of the play. He is also the producer of the stage version, the author of the screenplay and the director of the movie version. This essay examines the strategies used by Shanley to keep the possibility of interpretation open as he translates his own work into different media, on the page and on the screen.application/pdfengItinerários : revista de literatura. Araraquara, SP. N. 36 (jan./jun. 2013), p. 65-79Shanley, John Patrick, 1950-Literatura norte-americanaTeatroEstudos do imaginárioJohn Patrick ShanleyDoubt, a ParableContemporary American dramaStudies of the imaginaryThe playwright as a translator of himself : Doubt, a Parable on the page and on the screenO dramaturgo como tradutor de si mesmo : Dúvida, uma Parábola na página e na telainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000905880.pdf000905880.pdfTexto completo (inglês)application/pdf304576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/167276/1/000905880.pdf8613804ec797991a7315716facf561c6MD51TEXT000905880.pdf.txt000905880.pdf.txtExtracted Texttext/plain44570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/167276/2/000905880.pdf.txt75fcef3805ef96272ee610e71b7792faMD52THUMBNAIL000905880.pdf.jpg000905880.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/167276/3/000905880.pdf.jpg8e77234e5a28d0b810fbb5b79befdea0MD5310183/1672762018-10-25 09:38:58.736oai:www.lume.ufrgs.br:10183/167276Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:38:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A peça Doubt, a Parable (2004) de John Patrick Shanley revisita o mundo que ele conheceu quando criança – o bairro do Bronx dos anos 1960. A história se desenrola em uma comunidade escolar católica ítalo-irlandesa e o enredo diz respeito a uma dúvida – que se transforma em crença – por parte de uma das personagens, Irmã Aloysius, a diretora da escola. Ela acredita que o Padre Flynn esteja molestando sexualmente o único aluno negro da escola. A peça é uma construção em aberto, que permite a cada leitor/espectador construir sua própria interpretação dos fatos. Além de ser o autor da peça, Shanley também transformou seu texto teatral em roteiro para cinema, e atuou como produtor da peça, roteirista e diretor do filme Dúvida, de 2008. Este ensaio examina as estratégias utilizadas por Shanley para manter a possibilidade de interpretação aberta quando ele traduz sua obra para mídias diferentes, na página e no cinema. |
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