Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134134 |
Resumo: | O trabalho realizado planeja introduzir os estudos da Trigonometria com alunos de 9º ano do ensino fundamental. Inicialmente, é utilizado um aplicativo de teodolito (ferramenta de medição de ângulos) baixado pelos alunos em seus smartphones, para observarem a altura de alguns objetos. Posterior a isso - para construção de desenhos que representem com precisão a situação observada e para identificar os elementos da trigonometria presentes no contexto - é utilizado o software Geogebra. A proposta visa colocar o educando como sujeito de sua aprendizagem, pois ele inicia o estudo de um novo conteúdo com metodologia de resolução de problema. Busca-se, desse modo, uma aula de Matemática em que se utilizem tecnologias, nesse caso, aplicativo de smartphone e software de computador, como ferramentas para solução do problema. |
id |
UFRGS-2_28fd559b8ff3c95c5044e56da7d592d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134134 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Carlos Eduardo daManica, Evandro2016-03-24T02:06:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/134134000983650O trabalho realizado planeja introduzir os estudos da Trigonometria com alunos de 9º ano do ensino fundamental. Inicialmente, é utilizado um aplicativo de teodolito (ferramenta de medição de ângulos) baixado pelos alunos em seus smartphones, para observarem a altura de alguns objetos. Posterior a isso - para construção de desenhos que representem com precisão a situação observada e para identificar os elementos da trigonometria presentes no contexto - é utilizado o software Geogebra. A proposta visa colocar o educando como sujeito de sua aprendizagem, pois ele inicia o estudo de um novo conteúdo com metodologia de resolução de problema. Busca-se, desse modo, uma aula de Matemática em que se utilizem tecnologias, nesse caso, aplicativo de smartphone e software de computador, como ferramentas para solução do problema.application/pdfporGeoGebra : SoftwareTrigonometriaEstudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983650.pdf000983650.pdfTexto completoapplication/pdf1361687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134134/1/000983650.pdf83b657ee7e53e5e61d461a0fa311da64MD51TEXT000983650.pdf.txt000983650.pdf.txtExtracted Texttext/plain32635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134134/2/000983650.pdf.txte9222a31b990d6f96c1108ee665c30c6MD52THUMBNAIL000983650.pdf.jpg000983650.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134134/3/000983650.pdf.jpgaa6f868dccff1f92336001dace09b364MD5310183/1341342018-10-29 08:06:02.472oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134134Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:06:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias |
title |
Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias |
spellingShingle |
Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias Rosa, Carlos Eduardo da GeoGebra : Software Trigonometria |
title_short |
Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias |
title_full |
Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias |
title_fullStr |
Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias |
title_full_unstemmed |
Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias |
title_sort |
Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias |
author |
Rosa, Carlos Eduardo da |
author_facet |
Rosa, Carlos Eduardo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Carlos Eduardo da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Manica, Evandro |
contributor_str_mv |
Manica, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra : Software Trigonometria |
topic |
GeoGebra : Software Trigonometria |
description |
O trabalho realizado planeja introduzir os estudos da Trigonometria com alunos de 9º ano do ensino fundamental. Inicialmente, é utilizado um aplicativo de teodolito (ferramenta de medição de ângulos) baixado pelos alunos em seus smartphones, para observarem a altura de alguns objetos. Posterior a isso - para construção de desenhos que representem com precisão a situação observada e para identificar os elementos da trigonometria presentes no contexto - é utilizado o software Geogebra. A proposta visa colocar o educando como sujeito de sua aprendizagem, pois ele inicia o estudo de um novo conteúdo com metodologia de resolução de problema. Busca-se, desse modo, uma aula de Matemática em que se utilizem tecnologias, nesse caso, aplicativo de smartphone e software de computador, como ferramentas para solução do problema. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134134 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983650 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134134 |
identifier_str_mv |
000983650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134134/1/000983650.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134134/2/000983650.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134134/3/000983650.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
83b657ee7e53e5e61d461a0fa311da64 e9222a31b990d6f96c1108ee665c30c6 aa6f868dccff1f92336001dace09b364 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164773466112 |