Avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes com autismo e outros transtornos invasivos do desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36999 |
Resumo: | Este trabalho apresenta estudos sobre avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes com Autismo e outros Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) Com base em pesquisas teóricas, busca identificar aspectos da neuropsicologia e do Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento. Faz também uma correlação entre os seus constructos teóricos espelhando as produções teóricas e práticas associadas. Observa-se que a neuropsicologia se caracteriza por sua interdisciplinaridade, seu objeto de estudo está focado na relação entre as manifestações comportamentais e suas correlações com o sistema nervoso. Além da compreensão das manifestações comportamentais resultante de traumas crânio-encefálicos ou doenças degenerativas, se detém a compreender as questões do desenvolvimento cerebral ao longo da vida da pessoa. Já os TID se caracterizam por serem diagnósticos bastantes complexos que resultam em prejuízos multifatoriais, se evidenciam por déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. O TID e a Neuropsicologia são áreas com relações bastante estreitas, ao mesmo tempo muito distantes. Assim se mostra em decorrência da escassa produção teórica e a parcos achados científicos correlacionando o dois enfoques. A análise independente de cada área já sugere estas conclusões, o que fica bem claro quando ambas são associadas. Os instrumentos de Avaliação Neuropsicológica disponíveis e validados cientificamente que atendam as especificidades dos TID se apresentam como uma das principais dificuldades para de investigação e descobertas científicas. |
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Almeida, Auro deRiesgo, Rudimar dos Santos2012-01-28T01:19:45Z2010http://hdl.handle.net/10183/36999000788262Este trabalho apresenta estudos sobre avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes com Autismo e outros Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) Com base em pesquisas teóricas, busca identificar aspectos da neuropsicologia e do Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento. Faz também uma correlação entre os seus constructos teóricos espelhando as produções teóricas e práticas associadas. Observa-se que a neuropsicologia se caracteriza por sua interdisciplinaridade, seu objeto de estudo está focado na relação entre as manifestações comportamentais e suas correlações com o sistema nervoso. Além da compreensão das manifestações comportamentais resultante de traumas crânio-encefálicos ou doenças degenerativas, se detém a compreender as questões do desenvolvimento cerebral ao longo da vida da pessoa. Já os TID se caracterizam por serem diagnósticos bastantes complexos que resultam em prejuízos multifatoriais, se evidenciam por déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. O TID e a Neuropsicologia são áreas com relações bastante estreitas, ao mesmo tempo muito distantes. Assim se mostra em decorrência da escassa produção teórica e a parcos achados científicos correlacionando o dois enfoques. A análise independente de cada área já sugere estas conclusões, o que fica bem claro quando ambas são associadas. Os instrumentos de Avaliação Neuropsicológica disponíveis e validados cientificamente que atendam as especificidades dos TID se apresentam como uma das principais dificuldades para de investigação e descobertas científicas.This paper presents studies on the neuropsychological evaluation of children and adolescents with Autism and other Pervasive Developmental Disorders (PDD). Based on theoretical research, seeks to identify aspects of neuropsychology and other Autism and Developmental Disorders. It also makes a correlation between their theoretical constructs reflecting the academic research and associated practices. Observe that neuropsychology is characterized by its interdisciplinary nature, its object of study is focused on the relationship between behavioral manifestations and their correlation with the nervous system. In addition to understanding the behavioral manifestations resulting from brain trauma or degenerative diseases, it has to understand the issues of brain development throughout one's life. As for the PDD are characterized by being quite complex diagnoses that result in losses multifactorial, as manifested by qualitative deficits in social interaction and communication, repetitive patterns of behavior and stereotyped and restricted repertoire of interests and activities. The PDD and Neuropsychology are areas with very close relations, while far away. So if a result shows the scarce and meager theoretical research findings correlating the two approaches. The independent analysis of each area have suggested these findings, showing that when both are combined. Neuropsychological assessment instruments available and scientifically validated to meet the specificities of the PDD is present as a major difficulty for research and scientific discoveries.application/pdfporAvaliacao neuropsicologicaAutismoInfânciaTranstornos globais do desenvolvimentoCriançaAdolescenteNeuropsicologiaAutismPervasive developmental disorderNeuropsychological assessmentPsychological disordersTestsChildhoodAvaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes com autismo e outros transtornos invasivos do desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Neuropsicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000788262.pdf.txt000788262.pdf.txtExtracted Texttext/plain86259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36999/2/000788262.pdf.txtb28244b78a88c214dea824fb291f56e7MD52ORIGINAL000788262.pdf000788262.pdfTexto completoapplication/pdf203625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36999/1/000788262.pdf500719c7fcda37aba73b3c2b5196e3d7MD51THUMBNAIL000788262.pdf.jpg000788262.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36999/3/000788262.pdf.jpge64ff54e32208270464e95af00ed280bMD5310183/369992018-10-09 08:36:30.42oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:36:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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