Avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes com autismo e outros transtornos invasivos do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Auro de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36999
Resumo: Este trabalho apresenta estudos sobre avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes com Autismo e outros Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) Com base em pesquisas teóricas, busca identificar aspectos da neuropsicologia e do Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento. Faz também uma correlação entre os seus constructos teóricos espelhando as produções teóricas e práticas associadas. Observa-se que a neuropsicologia se caracteriza por sua interdisciplinaridade, seu objeto de estudo está focado na relação entre as manifestações comportamentais e suas correlações com o sistema nervoso. Além da compreensão das manifestações comportamentais resultante de traumas crânio-encefálicos ou doenças degenerativas, se detém a compreender as questões do desenvolvimento cerebral ao longo da vida da pessoa. Já os TID se caracterizam por serem diagnósticos bastantes complexos que resultam em prejuízos multifatoriais, se evidenciam por déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. O TID e a Neuropsicologia são áreas com relações bastante estreitas, ao mesmo tempo muito distantes. Assim se mostra em decorrência da escassa produção teórica e a parcos achados científicos correlacionando o dois enfoques. A análise independente de cada área já sugere estas conclusões, o que fica bem claro quando ambas são associadas. Os instrumentos de Avaliação Neuropsicológica disponíveis e validados cientificamente que atendam as especificidades dos TID se apresentam como uma das principais dificuldades para de investigação e descobertas científicas.
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