Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224937 |
Resumo: | A análise de padrões de comportamento na Web tem por objetivo a descoberta automática ou semi-automática de padrões de acesso gerados por usuários de sites Web de tal forma que esta informação possa ser utilizada em sistemas de recomendação ou sistemas voltados à personalização de ensino ou de acesso a conteúdos. No caso da personalização, a adaptação é realizada relacionando-se informações sobre o domínio da aplicação com informações sobre o perfil de navegação dos usuários. Neste contexto, o presente trabalho descreve uma arquitetura para a aquisição automática de perfis de classes de usuários, a partir da captura de eventos gerados por ações de alunos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Ao final, apresenta-se a metodologia para adaptação do estilo navegacional às preferências do aluno, desde a preparação dos objetos de aprendizagem até a detecção e monitoramento dinâmico dos eventos configurados no ambiente. |
id |
UFRGS-2_2927ab53aa6a374eebe14f4ceb1b518a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224937 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dosGasparini, IsabelaPernas, Ana MarilzaOliveira, Jose Palazzo Moreira deLima, Jose Valdeni dePimenta, Marcelo SoaresWives, Leandro KrugNicolao, MarianoFernandez, AlejandroBarros, Rodolfo Miranda de2021-08-03T04:30:58Z20111519-132Xhttp://hdl.handle.net/10183/224937000819537A análise de padrões de comportamento na Web tem por objetivo a descoberta automática ou semi-automática de padrões de acesso gerados por usuários de sites Web de tal forma que esta informação possa ser utilizada em sistemas de recomendação ou sistemas voltados à personalização de ensino ou de acesso a conteúdos. No caso da personalização, a adaptação é realizada relacionando-se informações sobre o domínio da aplicação com informações sobre o perfil de navegação dos usuários. Neste contexto, o presente trabalho descreve uma arquitetura para a aquisição automática de perfis de classes de usuários, a partir da captura de eventos gerados por ações de alunos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Ao final, apresenta-se a metodologia para adaptação do estilo navegacional às preferências do aluno, desde a preparação dos objetos de aprendizagem até a detecção e monitoramento dinâmico dos eventos configurados no ambiente.application/pdfporCadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 109-116Informática : EducaçãoAmbiente virtualMonitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819537.pdf.txt000819537.pdf.txtExtracted Texttext/plain41038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224937/2/000819537.pdf.txta4f96c82714ec4b5072530e10157e703MD52ORIGINAL000819537.pdfTexto completoapplication/pdf232542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224937/1/000819537.pdf26b20ecdf194fab0f434e1faa111fe23MD5110183/2249372021-08-18 04:42:49.509105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224937Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:42:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle |
title |
Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle |
spellingShingle |
Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dos Informática : Educação Ambiente virtual |
title_short |
Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle |
title_full |
Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle |
title_fullStr |
Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle |
title_full_unstemmed |
Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle |
title_sort |
Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle |
author |
Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dos |
author_facet |
Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dos Gasparini, Isabela Pernas, Ana Marilza Oliveira, Jose Palazzo Moreira de Lima, Jose Valdeni de Pimenta, Marcelo Soares Wives, Leandro Krug Nicolao, Mariano Fernandez, Alejandro Barros, Rodolfo Miranda de |
author_role |
author |
author2 |
Gasparini, Isabela Pernas, Ana Marilza Oliveira, Jose Palazzo Moreira de Lima, Jose Valdeni de Pimenta, Marcelo Soares Wives, Leandro Krug Nicolao, Mariano Fernandez, Alejandro Barros, Rodolfo Miranda de |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dos Gasparini, Isabela Pernas, Ana Marilza Oliveira, Jose Palazzo Moreira de Lima, Jose Valdeni de Pimenta, Marcelo Soares Wives, Leandro Krug Nicolao, Mariano Fernandez, Alejandro Barros, Rodolfo Miranda de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática : Educação Ambiente virtual |
topic |
Informática : Educação Ambiente virtual |
description |
A análise de padrões de comportamento na Web tem por objetivo a descoberta automática ou semi-automática de padrões de acesso gerados por usuários de sites Web de tal forma que esta informação possa ser utilizada em sistemas de recomendação ou sistemas voltados à personalização de ensino ou de acesso a conteúdos. No caso da personalização, a adaptação é realizada relacionando-se informações sobre o domínio da aplicação com informações sobre o perfil de navegação dos usuários. Neste contexto, o presente trabalho descreve uma arquitetura para a aquisição automática de perfis de classes de usuários, a partir da captura de eventos gerados por ações de alunos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Ao final, apresenta-se a metodologia para adaptação do estilo navegacional às preferências do aluno, desde a preparação dos objetos de aprendizagem até a detecção e monitoramento dinâmico dos eventos configurados no ambiente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-03T04:30:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224937 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-132X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819537 |
identifier_str_mv |
1519-132X 000819537 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 109-116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224937/2/000819537.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224937/1/000819537.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4f96c82714ec4b5072530e10157e703 26b20ecdf194fab0f434e1faa111fe23 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447759722905600 |