Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gasparini, Isabela, Pernas, Ana Marilza, Oliveira, Jose Palazzo Moreira de, Lima, Jose Valdeni de, Pimenta, Marcelo Soares, Wives, Leandro Krug, Nicolao, Mariano, Fernandez, Alejandro, Barros, Rodolfo Miranda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224937
Resumo: A análise de padrões de comportamento na Web tem por objetivo a descoberta automática ou semi-automática de padrões de acesso gerados por usuários de sites Web de tal forma que esta informação possa ser utilizada em sistemas de recomendação ou sistemas voltados à personalização de ensino ou de acesso a conteúdos. No caso da personalização, a adaptação é realizada relacionando-se informações sobre o domínio da aplicação com informações sobre o perfil de navegação dos usuários. Neste contexto, o presente trabalho descreve uma arquitetura para a aquisição automática de perfis de classes de usuários, a partir da captura de eventos gerados por ações de alunos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Ao final, apresenta-se a metodologia para adaptação do estilo navegacional às preferências do aluno, desde a preparação dos objetos de aprendizagem até a detecção e monitoramento dinâmico dos eventos configurados no ambiente.
id UFRGS-2_2927ab53aa6a374eebe14f4ceb1b518a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224937
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dosGasparini, IsabelaPernas, Ana MarilzaOliveira, Jose Palazzo Moreira deLima, Jose Valdeni dePimenta, Marcelo SoaresWives, Leandro KrugNicolao, MarianoFernandez, AlejandroBarros, Rodolfo Miranda de2021-08-03T04:30:58Z20111519-132Xhttp://hdl.handle.net/10183/224937000819537A análise de padrões de comportamento na Web tem por objetivo a descoberta automática ou semi-automática de padrões de acesso gerados por usuários de sites Web de tal forma que esta informação possa ser utilizada em sistemas de recomendação ou sistemas voltados à personalização de ensino ou de acesso a conteúdos. No caso da personalização, a adaptação é realizada relacionando-se informações sobre o domínio da aplicação com informações sobre o perfil de navegação dos usuários. Neste contexto, o presente trabalho descreve uma arquitetura para a aquisição automática de perfis de classes de usuários, a partir da captura de eventos gerados por ações de alunos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Ao final, apresenta-se a metodologia para adaptação do estilo navegacional às preferências do aluno, desde a preparação dos objetos de aprendizagem até a detecção e monitoramento dinâmico dos eventos configurados no ambiente.application/pdfporCadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 109-116Informática : EducaçãoAmbiente virtualMonitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819537.pdf.txt000819537.pdf.txtExtracted Texttext/plain41038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224937/2/000819537.pdf.txta4f96c82714ec4b5072530e10157e703MD52ORIGINAL000819537.pdfTexto completoapplication/pdf232542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224937/1/000819537.pdf26b20ecdf194fab0f434e1faa111fe23MD5110183/2249372021-08-18 04:42:49.509105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224937Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:42:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle
title Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle
spellingShingle Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle
Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dos
Informática : Educação
Ambiente virtual
title_short Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle
title_full Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle
title_fullStr Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle
title_full_unstemmed Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle
title_sort Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle
author Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dos
author_facet Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dos
Gasparini, Isabela
Pernas, Ana Marilza
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Lima, Jose Valdeni de
Pimenta, Marcelo Soares
Wives, Leandro Krug
Nicolao, Mariano
Fernandez, Alejandro
Barros, Rodolfo Miranda de
author_role author
author2 Gasparini, Isabela
Pernas, Ana Marilza
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Lima, Jose Valdeni de
Pimenta, Marcelo Soares
Wives, Leandro Krug
Nicolao, Mariano
Fernandez, Alejandro
Barros, Rodolfo Miranda de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dos
Gasparini, Isabela
Pernas, Ana Marilza
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Lima, Jose Valdeni de
Pimenta, Marcelo Soares
Wives, Leandro Krug
Nicolao, Mariano
Fernandez, Alejandro
Barros, Rodolfo Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Informática : Educação
Ambiente virtual
topic Informática : Educação
Ambiente virtual
description A análise de padrões de comportamento na Web tem por objetivo a descoberta automática ou semi-automática de padrões de acesso gerados por usuários de sites Web de tal forma que esta informação possa ser utilizada em sistemas de recomendação ou sistemas voltados à personalização de ensino ou de acesso a conteúdos. No caso da personalização, a adaptação é realizada relacionando-se informações sobre o domínio da aplicação com informações sobre o perfil de navegação dos usuários. Neste contexto, o presente trabalho descreve uma arquitetura para a aquisição automática de perfis de classes de usuários, a partir da captura de eventos gerados por ações de alunos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Ao final, apresenta-se a metodologia para adaptação do estilo navegacional às preferências do aluno, desde a preparação dos objetos de aprendizagem até a detecção e monitoramento dinâmico dos eventos configurados no ambiente.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-03T04:30:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224937
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-132X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819537
identifier_str_mv 1519-132X
000819537
url http://hdl.handle.net/10183/224937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 109-116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224937/2/000819537.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224937/1/000819537.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a4f96c82714ec4b5072530e10157e703
26b20ecdf194fab0f434e1faa111fe23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447759722905600