Multiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25994 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o desenvolvimento de autonomia e multiletramentos em línguas adicionais a partir da apresentação e análise de duas unidades para o ensino de Português como língua adicional. O trabalho parte das concepções de uso da linguagem (CLARK, 2000; REDDY, 2000), de autonomia como forma de desenvolvimento da capacidade de atuar de forma crítica e modificadora em seu contexto (NICOLAIDES, 2003), de multiletramentos críticos (SNYDER, 2003) e da importância do ensino de línguas adicionais para a formação da cidadania (RAJAGOPALAN, 2003). De forma a explicitar as teorias e os critérios que embasam a produção do material didático com esse foco, o trabalho está dividido em cinco partes: aprendizagem de língua adicional sob uma perspectiva de uso da linguagem; autonomia e multiletramentos: conceitos subjacentes à produção de um material didático para o ensino de línguas adicionais; unidades didáticas de língua adicional visando a multiletramentos e à autonomia do educando; contexto de produção e realização das unidades de ensino; considerações finais. As unidades didáticas sugerem que o desenvolvimento da autonomia e de multiletramentos é favorecido quando há: trabalho por projetos; unidades de ensino que tenham possibilidades de escolha por parte dos alunos; início das unidades didáticas explicitando o tema, os objetivos e o material a ser usado; sugestões de outras fontes para aprofundar o trabalho. Pretendo com este trabalho contribuir para o debate de um ensino de línguas adicionais que busca tornar os alunos mais atuantes como membros de suas comunidades de prática, fornecendo aos professores de línguas adicionais maiores subsídios teóricos e práticos para a elaboração de tarefas de ensino. |
id |
UFRGS-2_293b853a496fa2c6d1d37b3b68522fd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25994 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mittelstadt, Daniela DonedaNicolaides, Christine Siqueira2010-09-28T04:19:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/25994000755327Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o desenvolvimento de autonomia e multiletramentos em línguas adicionais a partir da apresentação e análise de duas unidades para o ensino de Português como língua adicional. O trabalho parte das concepções de uso da linguagem (CLARK, 2000; REDDY, 2000), de autonomia como forma de desenvolvimento da capacidade de atuar de forma crítica e modificadora em seu contexto (NICOLAIDES, 2003), de multiletramentos críticos (SNYDER, 2003) e da importância do ensino de línguas adicionais para a formação da cidadania (RAJAGOPALAN, 2003). De forma a explicitar as teorias e os critérios que embasam a produção do material didático com esse foco, o trabalho está dividido em cinco partes: aprendizagem de língua adicional sob uma perspectiva de uso da linguagem; autonomia e multiletramentos: conceitos subjacentes à produção de um material didático para o ensino de línguas adicionais; unidades didáticas de língua adicional visando a multiletramentos e à autonomia do educando; contexto de produção e realização das unidades de ensino; considerações finais. As unidades didáticas sugerem que o desenvolvimento da autonomia e de multiletramentos é favorecido quando há: trabalho por projetos; unidades de ensino que tenham possibilidades de escolha por parte dos alunos; início das unidades didáticas explicitando o tema, os objetivos e o material a ser usado; sugestões de outras fontes para aprofundar o trabalho. Pretendo com este trabalho contribuir para o debate de um ensino de línguas adicionais que busca tornar os alunos mais atuantes como membros de suas comunidades de prática, fornecendo aos professores de línguas adicionais maiores subsídios teóricos e práticos para a elaboração de tarefas de ensino.This work aims to reflect on autonomy development and multiliteracies in additional languages from the presentation and analysis of two units to the Portuguese teaching as an additional language. This work is based on the concepts of language use (CLARK, 2000; REDDY, 2000), autonomy as a means of developing the capacity to act in a critical and modifying way in one’s own context (NICOLAIDES, 2003), critical multiliteracies (SNYDER, 2003) and the importance of additional language teaching to the education for citizenship (RAJAGOPALAN, 2003). In order to explain the theories and criteria that highlight the production of the didactic material with this focus, the work is divided into five parts: learning an additional language in the language use perspective; autonomy and multiliteracies: concepts underlying the production of a course for teaching additional languages; additional language teaching units aimed at student’s multiliteracies and autonomy; context of production and use of teaching units, final considerations. The teaching unit suggests that the development of autonomy and multiliteracies is favored when there are: work with projects, teaching units that have choice opportunities for students, suggestions of other sources for further work. I intend with this work to contribute to the discussion of an additional language teaching that seeks to make students more active as members of their communities of practice, giving additional languages teachers more theoretical and practical data for the preparation of tasks.application/pdfporEnsino de línguasLíngua estrangeiraLíngua adicionalAutonomyMultiliteracyLanguage useAdditional language learningTasksMultiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000755327.pdf000755327.pdfTexto completoapplication/pdf3466561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25994/1/000755327.pdf5e1b0604a6839d9db0a0eff1dded87c8MD51TEXT000755327.pdf.txt000755327.pdf.txtExtracted Texttext/plain192286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25994/2/000755327.pdf.txta43f716abada7e1af662e53e19ecbec5MD52THUMBNAIL000755327.pdf.jpg000755327.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25994/3/000755327.pdf.jpgeb5fa1ee3f9453871af2a14363274906MD5310183/259942022-08-06 04:43:23.517435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25994Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Multiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didático |
title |
Multiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didático |
spellingShingle |
Multiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didático Mittelstadt, Daniela Doneda Ensino de línguas Língua estrangeira Língua adicional Autonomy Multiliteracy Language use Additional language learning Tasks |
title_short |
Multiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didático |
title_full |
Multiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didático |
title_fullStr |
Multiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didático |
title_full_unstemmed |
Multiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didático |
title_sort |
Multiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didático |
author |
Mittelstadt, Daniela Doneda |
author_facet |
Mittelstadt, Daniela Doneda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mittelstadt, Daniela Doneda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nicolaides, Christine Siqueira |
contributor_str_mv |
Nicolaides, Christine Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Língua estrangeira Língua adicional |
topic |
Ensino de línguas Língua estrangeira Língua adicional Autonomy Multiliteracy Language use Additional language learning Tasks |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autonomy Multiliteracy Language use Additional language learning Tasks |
description |
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o desenvolvimento de autonomia e multiletramentos em línguas adicionais a partir da apresentação e análise de duas unidades para o ensino de Português como língua adicional. O trabalho parte das concepções de uso da linguagem (CLARK, 2000; REDDY, 2000), de autonomia como forma de desenvolvimento da capacidade de atuar de forma crítica e modificadora em seu contexto (NICOLAIDES, 2003), de multiletramentos críticos (SNYDER, 2003) e da importância do ensino de línguas adicionais para a formação da cidadania (RAJAGOPALAN, 2003). De forma a explicitar as teorias e os critérios que embasam a produção do material didático com esse foco, o trabalho está dividido em cinco partes: aprendizagem de língua adicional sob uma perspectiva de uso da linguagem; autonomia e multiletramentos: conceitos subjacentes à produção de um material didático para o ensino de línguas adicionais; unidades didáticas de língua adicional visando a multiletramentos e à autonomia do educando; contexto de produção e realização das unidades de ensino; considerações finais. As unidades didáticas sugerem que o desenvolvimento da autonomia e de multiletramentos é favorecido quando há: trabalho por projetos; unidades de ensino que tenham possibilidades de escolha por parte dos alunos; início das unidades didáticas explicitando o tema, os objetivos e o material a ser usado; sugestões de outras fontes para aprofundar o trabalho. Pretendo com este trabalho contribuir para o debate de um ensino de línguas adicionais que busca tornar os alunos mais atuantes como membros de suas comunidades de prática, fornecendo aos professores de línguas adicionais maiores subsídios teóricos e práticos para a elaboração de tarefas de ensino. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-28T04:19:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25994 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000755327 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25994 |
identifier_str_mv |
000755327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25994/1/000755327.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25994/2/000755327.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25994/3/000755327.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e1b0604a6839d9db0a0eff1dded87c8 a43f716abada7e1af662e53e19ecbec5 eb5fa1ee3f9453871af2a14363274906 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447047785938944 |