Multiletramentos e autonomia nas aulas de língua adicional : uma proposta de material didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mittelstadt, Daniela Doneda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25994
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o desenvolvimento de autonomia e multiletramentos em línguas adicionais a partir da apresentação e análise de duas unidades para o ensino de Português como língua adicional. O trabalho parte das concepções de uso da linguagem (CLARK, 2000; REDDY, 2000), de autonomia como forma de desenvolvimento da capacidade de atuar de forma crítica e modificadora em seu contexto (NICOLAIDES, 2003), de multiletramentos críticos (SNYDER, 2003) e da importância do ensino de línguas adicionais para a formação da cidadania (RAJAGOPALAN, 2003). De forma a explicitar as teorias e os critérios que embasam a produção do material didático com esse foco, o trabalho está dividido em cinco partes: aprendizagem de língua adicional sob uma perspectiva de uso da linguagem; autonomia e multiletramentos: conceitos subjacentes à produção de um material didático para o ensino de línguas adicionais; unidades didáticas de língua adicional visando a multiletramentos e à autonomia do educando; contexto de produção e realização das unidades de ensino; considerações finais. As unidades didáticas sugerem que o desenvolvimento da autonomia e de multiletramentos é favorecido quando há: trabalho por projetos; unidades de ensino que tenham possibilidades de escolha por parte dos alunos; início das unidades didáticas explicitando o tema, os objetivos e o material a ser usado; sugestões de outras fontes para aprofundar o trabalho. Pretendo com este trabalho contribuir para o debate de um ensino de línguas adicionais que busca tornar os alunos mais atuantes como membros de suas comunidades de prática, fornecendo aos professores de línguas adicionais maiores subsídios teóricos e práticos para a elaboração de tarefas de ensino.
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