Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caregnato, Célia Elizabete
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Harlon Romariz Rabelo, Felin, Lourenço Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217175
Resumo: O artigo analisa a relação entre a heterogeneidade das escolas públicas e a ocupação das vagas da política de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da literatura sobre estratificação escolar em sociologia da educação, assume-se a existência de um quasemercado escolar na rede pública, com escolas regulares e diferenciadas. Os dados explorados referem-se aos ingressos do ano de 2017. A metodologia, de cunho quantitativo, privilegiou análises descritivas, cruzamentos simples e medidas básicas de associação, caracterizando-se como um estudo exploratório. Os resultados mostram que os egressos das escolas regulares têm um acesso proporcionalmente menor às vagas reservadas na modalidade que não considera renda ou cor/raça. Esse fenômeno ocorre de forma mais intensa nos cursos mais concorridos. Considerando a heterogeneidade entre escolas públicas, a forma atual de ingresso na educação superior pública favorece egressos da escola pública diferenciada frente aos egressos da regular. Entende-se que esse fato caracteriza um limite na correção da distorção no acesso à educação superior pública federal.
id UFRGS-2_29a54d5a0a100f827c39d20c2afc5426
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217175
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caregnato, Célia ElizabeteSantos, Harlon Romariz RabeloFelin, Lourenço Brito2021-01-09T04:18:48Z20200102-4698http://hdl.handle.net/10183/217175001120178O artigo analisa a relação entre a heterogeneidade das escolas públicas e a ocupação das vagas da política de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da literatura sobre estratificação escolar em sociologia da educação, assume-se a existência de um quasemercado escolar na rede pública, com escolas regulares e diferenciadas. Os dados explorados referem-se aos ingressos do ano de 2017. A metodologia, de cunho quantitativo, privilegiou análises descritivas, cruzamentos simples e medidas básicas de associação, caracterizando-se como um estudo exploratório. Os resultados mostram que os egressos das escolas regulares têm um acesso proporcionalmente menor às vagas reservadas na modalidade que não considera renda ou cor/raça. Esse fenômeno ocorre de forma mais intensa nos cursos mais concorridos. Considerando a heterogeneidade entre escolas públicas, a forma atual de ingresso na educação superior pública favorece egressos da escola pública diferenciada frente aos egressos da regular. Entende-se que esse fato caracteriza um limite na correção da distorção no acesso à educação superior pública federal.The article analyzes the relation between the heterogeneity of public schools and the occupation of undergraduate student places reserved by the affirmative action policy at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Based on the literature on educational stratification developed within Sociology of Education, this article assumes a quasi-market on public education, with regular and differentiated schools. The data explored in this article refer to students admitted in 2017. The quantitative methodology comprised descriptive analyses, crosstabulation, and basic measures of association, characterizing an exploratory study. The results show that students from regular public schools have a more limited access to reserved places in the quotas which do not consider income or race. This phenomenon is more intense in the most competitive programs. Considering the heterogeneity among public schools, the current procedures favor the admission in public higher education of graduates from differentiated public schools rather than students who attended regular public schools. This fact is understood as a limit in the remediation of distortions in the access to federal public higher education.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 36 (2020), p. 1-21, e231759Ações afirmativasEnsino superiorAffirmative actionsEducational stratificationPublic schoolSchool quasi-marketHigher educationOrigem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGSSchool background and access to higher education : analysis of the occupation of affirmative action quotas at UFRGSOrigen escolar y acceso a la educación superior : análisis de la ocupación de vacantes de acción afirmativa en UFRGSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120178.pdf.txt001120178.pdf.txtExtracted Texttext/plain70540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217175/2/001120178.pdf.txt5b128d25105a0ed6dc921896bc1cf841MD52ORIGINAL001120178.pdfTexto completoapplication/pdf520208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217175/1/001120178.pdfd729eb809a6058400dc359814a03fae7MD5110183/2171752021-03-09 04:49:46.168698oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217175Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:49:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School background and access to higher education : analysis of the occupation of affirmative action quotas at UFRGS
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Origen escolar y acceso a la educación superior : análisis de la ocupación de vacantes de acción afirmativa en UFRGS
title Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS
spellingShingle Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS
Caregnato, Célia Elizabete
Ações afirmativas
Ensino superior
Affirmative actions
Educational stratification
Public school
School quasi-market
Higher education
title_short Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS
title_full Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS
title_fullStr Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS
title_full_unstemmed Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS
title_sort Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS
author Caregnato, Célia Elizabete
author_facet Caregnato, Célia Elizabete
Santos, Harlon Romariz Rabelo
Felin, Lourenço Brito
author_role author
author2 Santos, Harlon Romariz Rabelo
Felin, Lourenço Brito
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caregnato, Célia Elizabete
Santos, Harlon Romariz Rabelo
Felin, Lourenço Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Ações afirmativas
Ensino superior
topic Ações afirmativas
Ensino superior
Affirmative actions
Educational stratification
Public school
School quasi-market
Higher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Affirmative actions
Educational stratification
Public school
School quasi-market
Higher education
description O artigo analisa a relação entre a heterogeneidade das escolas públicas e a ocupação das vagas da política de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da literatura sobre estratificação escolar em sociologia da educação, assume-se a existência de um quasemercado escolar na rede pública, com escolas regulares e diferenciadas. Os dados explorados referem-se aos ingressos do ano de 2017. A metodologia, de cunho quantitativo, privilegiou análises descritivas, cruzamentos simples e medidas básicas de associação, caracterizando-se como um estudo exploratório. Os resultados mostram que os egressos das escolas regulares têm um acesso proporcionalmente menor às vagas reservadas na modalidade que não considera renda ou cor/raça. Esse fenômeno ocorre de forma mais intensa nos cursos mais concorridos. Considerando a heterogeneidade entre escolas públicas, a forma atual de ingresso na educação superior pública favorece egressos da escola pública diferenciada frente aos egressos da regular. Entende-se que esse fato caracteriza um limite na correção da distorção no acesso à educação superior pública federal.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-09T04:18:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217175
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001120178
identifier_str_mv 0102-4698
001120178
url http://hdl.handle.net/10183/217175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 36 (2020), p. 1-21, e231759
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217175/2/001120178.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217175/1/001120178.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b128d25105a0ed6dc921896bc1cf841
d729eb809a6058400dc359814a03fae7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225006556905472