Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217175 |
Resumo: | O artigo analisa a relação entre a heterogeneidade das escolas públicas e a ocupação das vagas da política de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da literatura sobre estratificação escolar em sociologia da educação, assume-se a existência de um quasemercado escolar na rede pública, com escolas regulares e diferenciadas. Os dados explorados referem-se aos ingressos do ano de 2017. A metodologia, de cunho quantitativo, privilegiou análises descritivas, cruzamentos simples e medidas básicas de associação, caracterizando-se como um estudo exploratório. Os resultados mostram que os egressos das escolas regulares têm um acesso proporcionalmente menor às vagas reservadas na modalidade que não considera renda ou cor/raça. Esse fenômeno ocorre de forma mais intensa nos cursos mais concorridos. Considerando a heterogeneidade entre escolas públicas, a forma atual de ingresso na educação superior pública favorece egressos da escola pública diferenciada frente aos egressos da regular. Entende-se que esse fato caracteriza um limite na correção da distorção no acesso à educação superior pública federal. |
id |
UFRGS-2_29a54d5a0a100f827c39d20c2afc5426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217175 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Caregnato, Célia ElizabeteSantos, Harlon Romariz RabeloFelin, Lourenço Brito2021-01-09T04:18:48Z20200102-4698http://hdl.handle.net/10183/217175001120178O artigo analisa a relação entre a heterogeneidade das escolas públicas e a ocupação das vagas da política de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da literatura sobre estratificação escolar em sociologia da educação, assume-se a existência de um quasemercado escolar na rede pública, com escolas regulares e diferenciadas. Os dados explorados referem-se aos ingressos do ano de 2017. A metodologia, de cunho quantitativo, privilegiou análises descritivas, cruzamentos simples e medidas básicas de associação, caracterizando-se como um estudo exploratório. Os resultados mostram que os egressos das escolas regulares têm um acesso proporcionalmente menor às vagas reservadas na modalidade que não considera renda ou cor/raça. Esse fenômeno ocorre de forma mais intensa nos cursos mais concorridos. Considerando a heterogeneidade entre escolas públicas, a forma atual de ingresso na educação superior pública favorece egressos da escola pública diferenciada frente aos egressos da regular. Entende-se que esse fato caracteriza um limite na correção da distorção no acesso à educação superior pública federal.The article analyzes the relation between the heterogeneity of public schools and the occupation of undergraduate student places reserved by the affirmative action policy at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Based on the literature on educational stratification developed within Sociology of Education, this article assumes a quasi-market on public education, with regular and differentiated schools. The data explored in this article refer to students admitted in 2017. The quantitative methodology comprised descriptive analyses, crosstabulation, and basic measures of association, characterizing an exploratory study. The results show that students from regular public schools have a more limited access to reserved places in the quotas which do not consider income or race. This phenomenon is more intense in the most competitive programs. Considering the heterogeneity among public schools, the current procedures favor the admission in public higher education of graduates from differentiated public schools rather than students who attended regular public schools. This fact is understood as a limit in the remediation of distortions in the access to federal public higher education.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 36 (2020), p. 1-21, e231759Ações afirmativasEnsino superiorAffirmative actionsEducational stratificationPublic schoolSchool quasi-marketHigher educationOrigem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGSSchool background and access to higher education : analysis of the occupation of affirmative action quotas at UFRGSOrigen escolar y acceso a la educación superior : análisis de la ocupación de vacantes de acción afirmativa en UFRGSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120178.pdf.txt001120178.pdf.txtExtracted Texttext/plain70540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217175/2/001120178.pdf.txt5b128d25105a0ed6dc921896bc1cf841MD52ORIGINAL001120178.pdfTexto completoapplication/pdf520208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217175/1/001120178.pdfd729eb809a6058400dc359814a03fae7MD5110183/2171752021-03-09 04:49:46.168698oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217175Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:49:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
School background and access to higher education : analysis of the occupation of affirmative action quotas at UFRGS |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Origen escolar y acceso a la educación superior : análisis de la ocupación de vacantes de acción afirmativa en UFRGS |
title |
Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS |
spellingShingle |
Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS Caregnato, Célia Elizabete Ações afirmativas Ensino superior Affirmative actions Educational stratification Public school School quasi-market Higher education |
title_short |
Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS |
title_full |
Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS |
title_fullStr |
Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS |
title_full_unstemmed |
Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS |
title_sort |
Origem escolar e acesso à educação superior : análise da ocupação de vagas de ações afirmativas na UFRGS |
author |
Caregnato, Célia Elizabete |
author_facet |
Caregnato, Célia Elizabete Santos, Harlon Romariz Rabelo Felin, Lourenço Brito |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Harlon Romariz Rabelo Felin, Lourenço Brito |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caregnato, Célia Elizabete Santos, Harlon Romariz Rabelo Felin, Lourenço Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações afirmativas Ensino superior |
topic |
Ações afirmativas Ensino superior Affirmative actions Educational stratification Public school School quasi-market Higher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Affirmative actions Educational stratification Public school School quasi-market Higher education |
description |
O artigo analisa a relação entre a heterogeneidade das escolas públicas e a ocupação das vagas da política de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da literatura sobre estratificação escolar em sociologia da educação, assume-se a existência de um quasemercado escolar na rede pública, com escolas regulares e diferenciadas. Os dados explorados referem-se aos ingressos do ano de 2017. A metodologia, de cunho quantitativo, privilegiou análises descritivas, cruzamentos simples e medidas básicas de associação, caracterizando-se como um estudo exploratório. Os resultados mostram que os egressos das escolas regulares têm um acesso proporcionalmente menor às vagas reservadas na modalidade que não considera renda ou cor/raça. Esse fenômeno ocorre de forma mais intensa nos cursos mais concorridos. Considerando a heterogeneidade entre escolas públicas, a forma atual de ingresso na educação superior pública favorece egressos da escola pública diferenciada frente aos egressos da regular. Entende-se que esse fato caracteriza um limite na correção da distorção no acesso à educação superior pública federal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-09T04:18:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217175 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001120178 |
identifier_str_mv |
0102-4698 001120178 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 36 (2020), p. 1-21, e231759 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217175/2/001120178.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217175/1/001120178.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b128d25105a0ed6dc921896bc1cf841 d729eb809a6058400dc359814a03fae7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225006556905472 |