Apropiación transgresiva y multimodalidad en la investigación académica : propuestas de escrilectura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adó, Máximo Daniel Lamela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mussetta, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217951
Resumo: As noções de apropriação transgressiva e multimodalidade na pesquisa acadêmica implicam necessariamente um questionamento das formas canônicas fossilizadas de ler e escrever na academia e, em vez disso, propõe procedimentos que tornam visível o processo e a pessoa que por ele é atravessada, assim como o contexto semiótico e sensível que ele envolve. Postulam a incorporação de outras linguagens e recursos, a fim de romper com a vara positivista com a qual ainda hoje se mede a qualidade da produção acadêmica nas humanidades. Por outro lado, propõem que tais procedimentos se utilizem de uma força usurpadora que pode dar origem a uma pulsão criadora. Trata-se de descontextualizar, desnaturalizar, desconstruir, deslocar, para permitir a produção de novas associações, novas invenções. Aspira-se por uma escrita acadêmica transgênero, contra-academicista e multirecursos: a criação de uma trama que pense o currículo a partir da perspectiva de uma devoração positiva que faça da pesquisa acadêmica um ambiente de imanência.
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