Participação do Conselho Municipal de Educação de São Borja na gestão democrática do sistema municipal de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72260 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo verificar a importância da atuação do Conselho Municipal de Educação de São Borja dentro do Sistema Municipal de Ensino. O referencial teórico para análise é centrado no posicionamento de autores que fundamentam seus conceitos na democracia representativa como (Farenzena, Gadotti, Cury, Bordignon, Balzano, Zanchet). O estudo procura verificar a dinâmica das políticas educacionais com a participação efetiva do CME/SB e como esse conselho tem sido um instrumento de democratização das políticas educacionais do município. Busca-se refletir sobre as possibilidades da constituição de espaços democráticos de participação da sociedade na área da educação, como o são os conselhos municipais de educação. Com este olhar é realizado um estudo de caso com uma investigação qualitativa no Conselho Municipal de Educação de São Borja procurando identificar o que move o processo de reforma institucional a partir da instituição do Sistema Municipal de Ensino. Os resultados indicam que a gestão democrática do sistema municipal de ensino é um processo em construção e que as experiências participativas ainda são bem modestas. |
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Pereira, Fabiano SantiagoMenda, Cynthia Castiel2013-06-07T01:45:08Z2012http://hdl.handle.net/10183/72260000873569O presente estudo tem por objetivo verificar a importância da atuação do Conselho Municipal de Educação de São Borja dentro do Sistema Municipal de Ensino. O referencial teórico para análise é centrado no posicionamento de autores que fundamentam seus conceitos na democracia representativa como (Farenzena, Gadotti, Cury, Bordignon, Balzano, Zanchet). O estudo procura verificar a dinâmica das políticas educacionais com a participação efetiva do CME/SB e como esse conselho tem sido um instrumento de democratização das políticas educacionais do município. Busca-se refletir sobre as possibilidades da constituição de espaços democráticos de participação da sociedade na área da educação, como o são os conselhos municipais de educação. Com este olhar é realizado um estudo de caso com uma investigação qualitativa no Conselho Municipal de Educação de São Borja procurando identificar o que move o processo de reforma institucional a partir da instituição do Sistema Municipal de Ensino. Os resultados indicam que a gestão democrática do sistema municipal de ensino é um processo em construção e que as experiências participativas ainda são bem modestas.application/pdfporConselho Municipal de Educação.Ensino públicoGestão democráticaParticipaçãoParticipação do Conselho Municipal de Educação de São Borja na gestão democrática do sistema municipal de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Municipal UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873569.pdf000873569.pdfTexto completoapplication/pdf185647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72260/1/000873569.pdf967f29ed576bfeeb261208dc0e64237bMD51TEXT000873569.pdf.txt000873569.pdf.txtExtracted Texttext/plain74689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72260/2/000873569.pdf.txt7b2004aeaa8fba94f67959e98e81279eMD52THUMBNAIL000873569.pdf.jpg000873569.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72260/3/000873569.pdf.jpgd74df2b97f0c9ed01f35a9b4ea68f867MD5310183/722602018-10-15 08:54:30.576oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72260Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:54:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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