Metodologia para medição de desgaste de pastilhas de freio com utilização de scanner tridimensional a laser
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39200 |
Resumo: | O presente trabalho trata do estudo e aprimoramento de técnicas que auxiliem na medição e entendimento do desgaste proveniente da fricção em pastilhas de freio automotivas. O desgaste pode ser medido através da avaliação da perda de massa ou de espessura das mesmas. O objetivo é analisar a viabilidade de empregar uma metodologia de medição de desgaste de pastilhas utilizando como ferramenta a digitalização tridimensional a laser. Para tal, foram empregados corpos de prova que passaram por ensaios de frenagem realizados em um tribômetro e cujo desgaste foi avaliado pela técnica. Os resultados obtidos foram comparados aos obtidos através dos métodos da redução de massa e da medição 3D por apalpamento, o que validou a técnica como ferramenta viável para o propósito, já que apresentou resultados coerentes com os demais métodos além de proporcionar a vantagem de visualizar o perfil de desgaste e quaisquer outras imperfeições decorrentes do ensaio. |
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Medina, Fernando Alves de OliveiraFerreira, Ney Francisco2012-04-17T01:21:32Z2011http://hdl.handle.net/10183/39200000824704O presente trabalho trata do estudo e aprimoramento de técnicas que auxiliem na medição e entendimento do desgaste proveniente da fricção em pastilhas de freio automotivas. O desgaste pode ser medido através da avaliação da perda de massa ou de espessura das mesmas. O objetivo é analisar a viabilidade de empregar uma metodologia de medição de desgaste de pastilhas utilizando como ferramenta a digitalização tridimensional a laser. Para tal, foram empregados corpos de prova que passaram por ensaios de frenagem realizados em um tribômetro e cujo desgaste foi avaliado pela técnica. Os resultados obtidos foram comparados aos obtidos através dos métodos da redução de massa e da medição 3D por apalpamento, o que validou a técnica como ferramenta viável para o propósito, já que apresentou resultados coerentes com os demais métodos além de proporcionar a vantagem de visualizar o perfil de desgaste e quaisquer outras imperfeições decorrentes do ensaio.The present work is about the study and improvement of techniques to assist in the measurement and increased knowledge about the wear originated in the friction of automotive brake pads. The wear can be measured by evaluating the mass loss or thickness measurement. The objective here is to analyze the feasibility of employing a brake pad wear measurement method by using three-dimensional laser scanning as a tool. For that, probes were employed which were submitted to braking tests performed in a tribometer, the wear of which was evaluated with the aforementioned technique. The results obtained were put in contrast with those of mass loss and 3D probing measurement methods, which validated the technique as a viable tool for this purpose, since the results presented are consistent with those of the other methods besides having added the advantage of viewing the profile of wear and any other imperfections resulting from the test.application/pdfporEngenharia mecânicaBrake padsFrictionWearThree-dimensional laser scanningMetodologia para medição de desgaste de pastilhas de freio com utilização de scanner tridimensional a laserMethodology for measuring the wear of brake pads by using a three-dimensional laser scanner info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2011Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000824704.pdf000824704.pdfTexto completoapplication/pdf1595759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39200/1/000824704.pdf26ec8654d9cf007cde48134d9c37f11bMD51TEXT000824704.pdf.txt000824704.pdf.txtExtracted Texttext/plain38672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39200/2/000824704.pdf.txt1a90fff5d89428f7f302c2bcd325b12fMD52THUMBNAIL000824704.pdf.jpg000824704.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39200/3/000824704.pdf.jpg824dd47b1aae60c487af091facf3560dMD5310183/392002018-10-10 08:14:37.121oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39200Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:14:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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