Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/12357 |
Resumo: | A assistência pré-natal tem sido alvo de muitas discussões e avaliações em todo sistema de saúde pública nacional, tendo como referência o SUS, pois os dados de mortes neonatais e perinatais ainda são relevantes em nosso país. Diante deste tema tão importante, o presente trabalho vem retratar a opinião das dez gestantes, que participaram dos serviços de atendimento pré-natal, no mês de março de 2005, no posto de Saúde Centro, do município de Sertão Santana. Foi utilizado um estudo exploratório, dentro da pesquisa qualitativa, onde as falas das entrevistadas foram transcritas e orientadas por um roteiro. Para desvendar estas questões tratamos de diversos temas, como o conceito de satisfação, humanização, avaliação, acesso, acolhimento e qualidade. A partir destas concepções procuramos desvendar quais as dificuldades encontradas pelas gestantes e o que estas enfrentavam quanto aos encaminhamentos dados pelo médico e/ou equipe de profissionais. Diante da avaliação da satisfação das usuárias, de acordo com seus conhecimentos, procuramos revelar os serviços existentes e aqueles que ainda estão precários, juntamente discutimos o ideal e a realidade, propusemos alternativas e sugestões para a melhoria dos serviços. As gestantes se mostraram satisfeitas com o serviço prestado, de uma forma geral, pois achado que é semelhante ao de outros estudos de satisfação, mas observou-se uma insatisfação quanto a demora para marcação do exame de ecografias, onde buscamos também propostas de solução para esta questão e as demais que apareceram. Surgiram necessidades de um grupo de gestantes, de um espaço onde pudessem proporcionar a troca de experiências, sentimentos e o aprendizado entre elas. Na perspectiva de qualificar o serviço de atendimento pré-natal e para que estas propostas se concretizem, precisamos trabalhar juntamente com a equipe de profissionais e gestores, com capacitações técnicas e através de envolvimento com a comunidade, que é a população beneficiada. |
id |
UFRGS-2_2a37763dbeb3e811de65a9d5b22a57cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12357 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Luciane Silva deStenzel, Ana Cecilia Bastos2008-03-26T09:21:36Z2005http://hdl.handle.net/10183/12357000480821A assistência pré-natal tem sido alvo de muitas discussões e avaliações em todo sistema de saúde pública nacional, tendo como referência o SUS, pois os dados de mortes neonatais e perinatais ainda são relevantes em nosso país. Diante deste tema tão importante, o presente trabalho vem retratar a opinião das dez gestantes, que participaram dos serviços de atendimento pré-natal, no mês de março de 2005, no posto de Saúde Centro, do município de Sertão Santana. Foi utilizado um estudo exploratório, dentro da pesquisa qualitativa, onde as falas das entrevistadas foram transcritas e orientadas por um roteiro. Para desvendar estas questões tratamos de diversos temas, como o conceito de satisfação, humanização, avaliação, acesso, acolhimento e qualidade. A partir destas concepções procuramos desvendar quais as dificuldades encontradas pelas gestantes e o que estas enfrentavam quanto aos encaminhamentos dados pelo médico e/ou equipe de profissionais. Diante da avaliação da satisfação das usuárias, de acordo com seus conhecimentos, procuramos revelar os serviços existentes e aqueles que ainda estão precários, juntamente discutimos o ideal e a realidade, propusemos alternativas e sugestões para a melhoria dos serviços. As gestantes se mostraram satisfeitas com o serviço prestado, de uma forma geral, pois achado que é semelhante ao de outros estudos de satisfação, mas observou-se uma insatisfação quanto a demora para marcação do exame de ecografias, onde buscamos também propostas de solução para esta questão e as demais que apareceram. Surgiram necessidades de um grupo de gestantes, de um espaço onde pudessem proporcionar a troca de experiências, sentimentos e o aprendizado entre elas. Na perspectiva de qualificar o serviço de atendimento pré-natal e para que estas propostas se concretizem, precisamos trabalhar juntamente com a equipe de profissionais e gestores, com capacitações técnicas e através de envolvimento com a comunidade, que é a população beneficiada.application/pdfporGestão : SaúdeSatisfação do pacienteSatisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2005especializaçãoCurso de Especialização em Gestão em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000480821.pdf000480821.pdfTexto completoapplication/pdf111294http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12357/1/000480821.pdfc29a51af26322f9fa58787d43a430157MD51TEXT000480821.pdf.txt000480821.pdf.txtExtracted Texttext/plain86045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12357/2/000480821.pdf.txt4f172c01c2ba6f529495357ed757291dMD52THUMBNAIL000480821.pdf.jpg000480821.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12357/3/000480821.pdf.jpgb0c0a64d632ab8250655ba0dc8f41ee6MD5310183/123572018-10-11 09:24:23.55oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12357Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:24:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana |
title |
Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana |
spellingShingle |
Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana Souza, Luciane Silva de Gestão : Saúde Satisfação do paciente |
title_short |
Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana |
title_full |
Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana |
title_fullStr |
Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana |
title_full_unstemmed |
Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana |
title_sort |
Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana |
author |
Souza, Luciane Silva de |
author_facet |
Souza, Luciane Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luciane Silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stenzel, Ana Cecilia Bastos |
contributor_str_mv |
Stenzel, Ana Cecilia Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão : Saúde Satisfação do paciente |
topic |
Gestão : Saúde Satisfação do paciente |
description |
A assistência pré-natal tem sido alvo de muitas discussões e avaliações em todo sistema de saúde pública nacional, tendo como referência o SUS, pois os dados de mortes neonatais e perinatais ainda são relevantes em nosso país. Diante deste tema tão importante, o presente trabalho vem retratar a opinião das dez gestantes, que participaram dos serviços de atendimento pré-natal, no mês de março de 2005, no posto de Saúde Centro, do município de Sertão Santana. Foi utilizado um estudo exploratório, dentro da pesquisa qualitativa, onde as falas das entrevistadas foram transcritas e orientadas por um roteiro. Para desvendar estas questões tratamos de diversos temas, como o conceito de satisfação, humanização, avaliação, acesso, acolhimento e qualidade. A partir destas concepções procuramos desvendar quais as dificuldades encontradas pelas gestantes e o que estas enfrentavam quanto aos encaminhamentos dados pelo médico e/ou equipe de profissionais. Diante da avaliação da satisfação das usuárias, de acordo com seus conhecimentos, procuramos revelar os serviços existentes e aqueles que ainda estão precários, juntamente discutimos o ideal e a realidade, propusemos alternativas e sugestões para a melhoria dos serviços. As gestantes se mostraram satisfeitas com o serviço prestado, de uma forma geral, pois achado que é semelhante ao de outros estudos de satisfação, mas observou-se uma insatisfação quanto a demora para marcação do exame de ecografias, onde buscamos também propostas de solução para esta questão e as demais que apareceram. Surgiram necessidades de um grupo de gestantes, de um espaço onde pudessem proporcionar a troca de experiências, sentimentos e o aprendizado entre elas. Na perspectiva de qualificar o serviço de atendimento pré-natal e para que estas propostas se concretizem, precisamos trabalhar juntamente com a equipe de profissionais e gestores, com capacitações técnicas e através de envolvimento com a comunidade, que é a população beneficiada. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-03-26T09:21:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/12357 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000480821 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/12357 |
identifier_str_mv |
000480821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12357/1/000480821.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12357/2/000480821.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12357/3/000480821.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c29a51af26322f9fa58787d43a430157 4f172c01c2ba6f529495357ed757291d b0c0a64d632ab8250655ba0dc8f41ee6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447023799762944 |