A representação do herói no filme "3 idiotas"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nilsson, Bibiana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77192
Resumo: O presente trabalho propõe analisar a representação do herói no filme “3 Idiotas” (3 Idiots, 2009), dirigido por Rajkumar Hirani, buscando investigar em que medida essa representação reforça ou rechaça valores típicos à cultura indiana. Buscamos contextualizar a Índia contemporânea e seus embates entre uma tradição milenar e uma modernidade recente, com base em uma pesquisa que contemplou a história da Índia Pré-Independência, a partir de textos de Florência Costa e Voltaire Schilling e uma apresentação da cultura indiana através de suas dimensões culturais, de acordo com a teoria proposta por Geert Hofstede. Também apresentamos um panorama da história e principais características do cinema indiano, com base em Franthiesco Balerini, Derek Bose, Ramachandra Guha, Edgar Morin, entre outros. Em seguida, apresentamos as definições de herói e anti-herói, e investigamos a representação tradicional do herói indiano, influenciado diretamente por textos épicos clássicos com Mahabharata e Ramayana, a partir de adaptações desses textos e com base nas obras de Joseph Campbell, Cristoph Vogel, Victor H. Brombert e Tejaswini Ganti. Posteriormente, através da análise da narrativa fílmica, analisamos a figura central da obra, problematizando sua representação com relação às questões culturais que são traduzidas pela narrativa cinematográfica em questão. Com base nessa análise, observa-se a ocorrência de características heroicas e anti-heroicas (sob contexto cultural indiano), que enriquecem a representação do protagonista, ao mesmo tempo em que suscitam entre os espectadores o debate a respeito de questões delicadas à sociedade indiana. Discute-se, ainda, de que forma essa combinação herói/anti-herói pode ter contribuído para os processos de identificação do público com o personagem e o próprio filme, refletindo os embates entre tradição e modernidade que marcam a transitoriedade pela qual vem passando a cultura indiana.
id UFRGS-2_2a473f4b72f0aaff0d4d90f4df78c524
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77192
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nilsson, BibianaRossini, Miriam de Souza2013-08-20T01:47:28Z2013http://hdl.handle.net/10183/77192000895846O presente trabalho propõe analisar a representação do herói no filme “3 Idiotas” (3 Idiots, 2009), dirigido por Rajkumar Hirani, buscando investigar em que medida essa representação reforça ou rechaça valores típicos à cultura indiana. Buscamos contextualizar a Índia contemporânea e seus embates entre uma tradição milenar e uma modernidade recente, com base em uma pesquisa que contemplou a história da Índia Pré-Independência, a partir de textos de Florência Costa e Voltaire Schilling e uma apresentação da cultura indiana através de suas dimensões culturais, de acordo com a teoria proposta por Geert Hofstede. Também apresentamos um panorama da história e principais características do cinema indiano, com base em Franthiesco Balerini, Derek Bose, Ramachandra Guha, Edgar Morin, entre outros. Em seguida, apresentamos as definições de herói e anti-herói, e investigamos a representação tradicional do herói indiano, influenciado diretamente por textos épicos clássicos com Mahabharata e Ramayana, a partir de adaptações desses textos e com base nas obras de Joseph Campbell, Cristoph Vogel, Victor H. Brombert e Tejaswini Ganti. Posteriormente, através da análise da narrativa fílmica, analisamos a figura central da obra, problematizando sua representação com relação às questões culturais que são traduzidas pela narrativa cinematográfica em questão. Com base nessa análise, observa-se a ocorrência de características heroicas e anti-heroicas (sob contexto cultural indiano), que enriquecem a representação do protagonista, ao mesmo tempo em que suscitam entre os espectadores o debate a respeito de questões delicadas à sociedade indiana. Discute-se, ainda, de que forma essa combinação herói/anti-herói pode ter contribuído para os processos de identificação do público com o personagem e o próprio filme, refletindo os embates entre tradição e modernidade que marcam a transitoriedade pela qual vem passando a cultura indiana.application/pdfporCinema indianoCultura indianaA representação do herói no filme "3 idiotas"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895846.pdf000895846.pdfTexto completoapplication/pdf2505224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77192/1/000895846.pdfdc038ae7b54f075b4df3d141d00cde2dMD51TEXT000895846.pdf.txt000895846.pdf.txtExtracted Texttext/plain199993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77192/2/000895846.pdf.txt91ff6afb9a3b66a80f6d969b592f1bb6MD52THUMBNAIL000895846.pdf.jpg000895846.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77192/3/000895846.pdf.jpg75f1444a37af6cec535ac94da116f476MD5310183/771922018-10-16 09:09:27.404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77192Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:09:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação do herói no filme "3 idiotas"
title A representação do herói no filme "3 idiotas"
spellingShingle A representação do herói no filme "3 idiotas"
Nilsson, Bibiana
Cinema indiano
Cultura indiana
title_short A representação do herói no filme "3 idiotas"
title_full A representação do herói no filme "3 idiotas"
title_fullStr A representação do herói no filme "3 idiotas"
title_full_unstemmed A representação do herói no filme "3 idiotas"
title_sort A representação do herói no filme "3 idiotas"
author Nilsson, Bibiana
author_facet Nilsson, Bibiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nilsson, Bibiana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossini, Miriam de Souza
contributor_str_mv Rossini, Miriam de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema indiano
Cultura indiana
topic Cinema indiano
Cultura indiana
description O presente trabalho propõe analisar a representação do herói no filme “3 Idiotas” (3 Idiots, 2009), dirigido por Rajkumar Hirani, buscando investigar em que medida essa representação reforça ou rechaça valores típicos à cultura indiana. Buscamos contextualizar a Índia contemporânea e seus embates entre uma tradição milenar e uma modernidade recente, com base em uma pesquisa que contemplou a história da Índia Pré-Independência, a partir de textos de Florência Costa e Voltaire Schilling e uma apresentação da cultura indiana através de suas dimensões culturais, de acordo com a teoria proposta por Geert Hofstede. Também apresentamos um panorama da história e principais características do cinema indiano, com base em Franthiesco Balerini, Derek Bose, Ramachandra Guha, Edgar Morin, entre outros. Em seguida, apresentamos as definições de herói e anti-herói, e investigamos a representação tradicional do herói indiano, influenciado diretamente por textos épicos clássicos com Mahabharata e Ramayana, a partir de adaptações desses textos e com base nas obras de Joseph Campbell, Cristoph Vogel, Victor H. Brombert e Tejaswini Ganti. Posteriormente, através da análise da narrativa fílmica, analisamos a figura central da obra, problematizando sua representação com relação às questões culturais que são traduzidas pela narrativa cinematográfica em questão. Com base nessa análise, observa-se a ocorrência de características heroicas e anti-heroicas (sob contexto cultural indiano), que enriquecem a representação do protagonista, ao mesmo tempo em que suscitam entre os espectadores o debate a respeito de questões delicadas à sociedade indiana. Discute-se, ainda, de que forma essa combinação herói/anti-herói pode ter contribuído para os processos de identificação do público com o personagem e o próprio filme, refletindo os embates entre tradição e modernidade que marcam a transitoriedade pela qual vem passando a cultura indiana.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-20T01:47:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77192
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895846
url http://hdl.handle.net/10183/77192
identifier_str_mv 000895846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77192/1/000895846.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77192/2/000895846.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77192/3/000895846.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc038ae7b54f075b4df3d141d00cde2d
91ff6afb9a3b66a80f6d969b592f1bb6
75f1444a37af6cec535ac94da116f476
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450682650624