Funções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carla Daiane Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72677
Resumo: O referencial das Funções Essenciais de Saúde Pública (FESP) foi desenvolvido pela Organização Panamericana da Saúde para melhorar o desempenho da saúde pública, sendo uma das preocupações desta Organização a formação profissional. Foi realizado um estudo de caso com o objetivo de verificar a inserção das Funções Essenciais de Saúde Pública no Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, foram definidas palavras-chave a partir das definições das onze FESP estabelecidas, procedendo-se à busca nos planos de ensino das disciplinas obrigatórias do Currículo. Verificou-se inserção de dez FESP, sendo as de maior ocorrência as que se referem ao desenvolvimento de recursos humanos e capacitação em saúde pública (20%), promoção da saúde (18%), análise da situação de saúde da população (14%) e políticas e gestão em saúde pública (12%). A FESP menos verificada foi a que se refere à promoção do acesso eqüitativo da população aos serviços de saúde necessários (2%). Conclui que o Currículo em estudo contempla algumas FESP de forma mais intensa, o que deve propiciar a formação de enfermeiras capazes de contribuir para o desempenho de algumas FESP e que é necessário inserir as demais, contribuindo para o bom desempenho da saúde pública pelos profissionais formados na instituição.
id UFRGS-2_2a67d6821cf8606691d0e5f3664555c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72677
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Carla Daiane SilvaWitt, Regina Rigatto2013-06-25T01:46:20Z2008http://hdl.handle.net/10183/72677000668559O referencial das Funções Essenciais de Saúde Pública (FESP) foi desenvolvido pela Organização Panamericana da Saúde para melhorar o desempenho da saúde pública, sendo uma das preocupações desta Organização a formação profissional. Foi realizado um estudo de caso com o objetivo de verificar a inserção das Funções Essenciais de Saúde Pública no Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, foram definidas palavras-chave a partir das definições das onze FESP estabelecidas, procedendo-se à busca nos planos de ensino das disciplinas obrigatórias do Currículo. Verificou-se inserção de dez FESP, sendo as de maior ocorrência as que se referem ao desenvolvimento de recursos humanos e capacitação em saúde pública (20%), promoção da saúde (18%), análise da situação de saúde da população (14%) e políticas e gestão em saúde pública (12%). A FESP menos verificada foi a que se refere à promoção do acesso eqüitativo da população aos serviços de saúde necessários (2%). Conclui que o Currículo em estudo contempla algumas FESP de forma mais intensa, o que deve propiciar a formação de enfermeiras capazes de contribuir para o desempenho de algumas FESP e que é necessário inserir as demais, contribuindo para o bom desempenho da saúde pública pelos profissionais formados na instituição.application/pdfporEnfermagem : CurrículoEnfermagem : GraduaçãoEducação em enfermagemSaúde pública : EnsinoFunções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2008Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000668559.pdf000668559.pdfTexto completoapplication/pdf1253924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72677/1/000668559.pdf0bd050a942fdb45da62f265b221ea3d0MD51TEXT000668559.pdf.txt000668559.pdf.txtExtracted Texttext/plain75926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72677/2/000668559.pdf.txt030a3b4d043626a86db16ee07caff71cMD52THUMBNAIL000668559.pdf.jpg000668559.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72677/3/000668559.pdf.jpge2e7f6ed574544c4fad89876fff4f80fMD5310183/726772018-10-17 07:34:02.427oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72677Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:34:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Funções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title Funções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Funções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Rodrigues, Carla Daiane Silva
Enfermagem : Currículo
Enfermagem : Graduação
Educação em enfermagem
Saúde pública : Ensino
title_short Funções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Funções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Funções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Funções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Funções essenciais de saúde pública no currículo do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Rodrigues, Carla Daiane Silva
author_facet Rodrigues, Carla Daiane Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carla Daiane Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Witt, Regina Rigatto
contributor_str_mv Witt, Regina Rigatto
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem : Currículo
Enfermagem : Graduação
Educação em enfermagem
Saúde pública : Ensino
topic Enfermagem : Currículo
Enfermagem : Graduação
Educação em enfermagem
Saúde pública : Ensino
description O referencial das Funções Essenciais de Saúde Pública (FESP) foi desenvolvido pela Organização Panamericana da Saúde para melhorar o desempenho da saúde pública, sendo uma das preocupações desta Organização a formação profissional. Foi realizado um estudo de caso com o objetivo de verificar a inserção das Funções Essenciais de Saúde Pública no Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, foram definidas palavras-chave a partir das definições das onze FESP estabelecidas, procedendo-se à busca nos planos de ensino das disciplinas obrigatórias do Currículo. Verificou-se inserção de dez FESP, sendo as de maior ocorrência as que se referem ao desenvolvimento de recursos humanos e capacitação em saúde pública (20%), promoção da saúde (18%), análise da situação de saúde da população (14%) e políticas e gestão em saúde pública (12%). A FESP menos verificada foi a que se refere à promoção do acesso eqüitativo da população aos serviços de saúde necessários (2%). Conclui que o Currículo em estudo contempla algumas FESP de forma mais intensa, o que deve propiciar a formação de enfermeiras capazes de contribuir para o desempenho de algumas FESP e que é necessário inserir as demais, contribuindo para o bom desempenho da saúde pública pelos profissionais formados na instituição.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-25T01:46:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72677
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000668559
url http://hdl.handle.net/10183/72677
identifier_str_mv 000668559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72677/1/000668559.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72677/2/000668559.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72677/3/000668559.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bd050a942fdb45da62f265b221ea3d0
030a3b4d043626a86db16ee07caff71c
e2e7f6ed574544c4fad89876fff4f80f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224448842399744