Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Maria de Fátima Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Müller, Alexei Machado, Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131387
Resumo: A educação a distância (EAD) é uma importante alternativa para o ensino superior, mas na área de astronomia ainda há carência de materiais educacionais e avaliações sobre a qualidade de cursos ministrados nesta modalidade de ensino. Neste artigo relatamos uma experiência de cinco semestres consecutivos (de 2011/2 a 2013/2) em que uma disciplina de astronomia, do currículo de graduação em física na UFRGS, foi ministrada na modalidade EAD. Apresentamos o material didático elaborado e aplicado através da plataforma Moodle. A avaliação da aprendizagem foi feita através de atividades propostas no ambiente virtual e de provas presenciais. Considerando os resultados globais dos cinco semestres, verificamos que: os índices de aprovação entre os estudantes da licenciatura tiveram uma pequena melhora comparada aos resultados dos cinco semestres anteriores, em que a disciplina for oferecida somente na modalidade presencial; a procura pela turma noturna (oferecida em EAD) aumentou levemente e as taxas de evasão não sofreram alteração significativa. Ficou aquém do esperado a interatividade entre os alunos no ambiente virtual. Concluímos que a disciplina oferecida na modalidade EAD manteve a qualidade de ensino-aprendizagem no mesmo nível da disciplina presencial e que, para alguns alunos, o ensino a distância pode ser mais efetivo do que o presencial. Entretanto, há necessidade de aperfeiçoar a metodologia para atingir um numero maior de estudantes.
id UFRGS-2_2a6a5bac911815d5a3e07d1977a7292e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131387
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saraiva, Maria de Fátima OliveiraMüller, Alexei MachadoVeit, Eliane Angela2015-12-25T02:39:23Z20151806-1117http://hdl.handle.net/10183/131387000980187A educação a distância (EAD) é uma importante alternativa para o ensino superior, mas na área de astronomia ainda há carência de materiais educacionais e avaliações sobre a qualidade de cursos ministrados nesta modalidade de ensino. Neste artigo relatamos uma experiência de cinco semestres consecutivos (de 2011/2 a 2013/2) em que uma disciplina de astronomia, do currículo de graduação em física na UFRGS, foi ministrada na modalidade EAD. Apresentamos o material didático elaborado e aplicado através da plataforma Moodle. A avaliação da aprendizagem foi feita através de atividades propostas no ambiente virtual e de provas presenciais. Considerando os resultados globais dos cinco semestres, verificamos que: os índices de aprovação entre os estudantes da licenciatura tiveram uma pequena melhora comparada aos resultados dos cinco semestres anteriores, em que a disciplina for oferecida somente na modalidade presencial; a procura pela turma noturna (oferecida em EAD) aumentou levemente e as taxas de evasão não sofreram alteração significativa. Ficou aquém do esperado a interatividade entre os alunos no ambiente virtual. Concluímos que a disciplina oferecida na modalidade EAD manteve a qualidade de ensino-aprendizagem no mesmo nível da disciplina presencial e que, para alguns alunos, o ensino a distância pode ser mais efetivo do que o presencial. Entretanto, há necessidade de aperfeiçoar a metodologia para atingir um numero maior de estudantes.Distance education is an important option for higher education; however, the Astronomy field still lacks educational material and assessments of the quality of courses taught in this modality. In this paper, we report an experience of five consecutive semesters (from 2011/2 to 2013/2) in which an Astronomy course for undergraduate students of Physics at UFRGS was delivered via distance education. We describe the teaching material that was developed and implemented on the Moodle platform. Learning was assessed by online activities and face-to-face exams. Considering the overall results after five semesters, we found that: passing rates among students showed a small improvement compared to the results of the previous five semesters, when the course was offered only in the face-to-face classroom mode; demand for evening classes (delivered through distance education) increased slightly; and dropout rates did not change significantly. Interactivity among students in the virtual environment was below expectations. We conclude that the quality of distance teaching and learning is the same as in the face-to-face mode, and that, for some students, distance education can be more effective than traditional methods. Nevertheless, improvements are necessary in order to reach a larger number of students.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 37, n. 3 (jul./set. 2015), 3504, 20 p.Ensino de astronomia : Ensino superiorEnsino a distânciaEnsino e aprendizagemMaterial didáticoAstronomyDistance learningHigher educationCoursewareFundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em físicaFundaments of astronomy and astrophysics by distance learning : a course for undergraduate physics studentsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980187.pdf000980187.pdfTexto completoapplication/pdf23134553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131387/1/000980187.pdf853e538a85d4d1e3efe435e3543126d5MD51TEXT000980187.pdf.txt000980187.pdf.txtExtracted Texttext/plain91987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131387/2/000980187.pdf.txta6b2daef552c3b905c624b1d5472339eMD52THUMBNAIL000980187.pdf.jpg000980187.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131387/3/000980187.pdf.jpgb986ad43774f144092d22e9be7b9ce5cMD5310183/1313872023-09-20 03:31:21.301004oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-20T06:31:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Fundaments of astronomy and astrophysics by distance learning : a course for undergraduate physics students
title Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física
spellingShingle Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física
Saraiva, Maria de Fátima Oliveira
Ensino de astronomia : Ensino superior
Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
Material didático
Astronomy
Distance learning
Higher education
Courseware
title_short Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física
title_full Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física
title_fullStr Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física
title_full_unstemmed Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física
title_sort Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física
author Saraiva, Maria de Fátima Oliveira
author_facet Saraiva, Maria de Fátima Oliveira
Müller, Alexei Machado
Veit, Eliane Angela
author_role author
author2 Müller, Alexei Machado
Veit, Eliane Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Maria de Fátima Oliveira
Müller, Alexei Machado
Veit, Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de astronomia : Ensino superior
Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
Material didático
topic Ensino de astronomia : Ensino superior
Ensino a distância
Ensino e aprendizagem
Material didático
Astronomy
Distance learning
Higher education
Courseware
dc.subject.eng.fl_str_mv Astronomy
Distance learning
Higher education
Courseware
description A educação a distância (EAD) é uma importante alternativa para o ensino superior, mas na área de astronomia ainda há carência de materiais educacionais e avaliações sobre a qualidade de cursos ministrados nesta modalidade de ensino. Neste artigo relatamos uma experiência de cinco semestres consecutivos (de 2011/2 a 2013/2) em que uma disciplina de astronomia, do currículo de graduação em física na UFRGS, foi ministrada na modalidade EAD. Apresentamos o material didático elaborado e aplicado através da plataforma Moodle. A avaliação da aprendizagem foi feita através de atividades propostas no ambiente virtual e de provas presenciais. Considerando os resultados globais dos cinco semestres, verificamos que: os índices de aprovação entre os estudantes da licenciatura tiveram uma pequena melhora comparada aos resultados dos cinco semestres anteriores, em que a disciplina for oferecida somente na modalidade presencial; a procura pela turma noturna (oferecida em EAD) aumentou levemente e as taxas de evasão não sofreram alteração significativa. Ficou aquém do esperado a interatividade entre os alunos no ambiente virtual. Concluímos que a disciplina oferecida na modalidade EAD manteve a qualidade de ensino-aprendizagem no mesmo nível da disciplina presencial e que, para alguns alunos, o ensino a distância pode ser mais efetivo do que o presencial. Entretanto, há necessidade de aperfeiçoar a metodologia para atingir um numero maior de estudantes.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-25T02:39:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131387
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980187
identifier_str_mv 1806-1117
000980187
url http://hdl.handle.net/10183/131387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 37, n. 3 (jul./set. 2015), 3504, 20 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131387/1/000980187.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131387/2/000980187.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131387/3/000980187.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 853e538a85d4d1e3efe435e3543126d5
a6b2daef552c3b905c624b1d5472339e
b986ad43774f144092d22e9be7b9ce5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447605618933760