Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131387 |
Resumo: | A educação a distância (EAD) é uma importante alternativa para o ensino superior, mas na área de astronomia ainda há carência de materiais educacionais e avaliações sobre a qualidade de cursos ministrados nesta modalidade de ensino. Neste artigo relatamos uma experiência de cinco semestres consecutivos (de 2011/2 a 2013/2) em que uma disciplina de astronomia, do currículo de graduação em física na UFRGS, foi ministrada na modalidade EAD. Apresentamos o material didático elaborado e aplicado através da plataforma Moodle. A avaliação da aprendizagem foi feita através de atividades propostas no ambiente virtual e de provas presenciais. Considerando os resultados globais dos cinco semestres, verificamos que: os índices de aprovação entre os estudantes da licenciatura tiveram uma pequena melhora comparada aos resultados dos cinco semestres anteriores, em que a disciplina for oferecida somente na modalidade presencial; a procura pela turma noturna (oferecida em EAD) aumentou levemente e as taxas de evasão não sofreram alteração significativa. Ficou aquém do esperado a interatividade entre os alunos no ambiente virtual. Concluímos que a disciplina oferecida na modalidade EAD manteve a qualidade de ensino-aprendizagem no mesmo nível da disciplina presencial e que, para alguns alunos, o ensino a distância pode ser mais efetivo do que o presencial. Entretanto, há necessidade de aperfeiçoar a metodologia para atingir um numero maior de estudantes. |
id |
UFRGS-2_2a6a5bac911815d5a3e07d1977a7292e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131387 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Saraiva, Maria de Fátima OliveiraMüller, Alexei MachadoVeit, Eliane Angela2015-12-25T02:39:23Z20151806-1117http://hdl.handle.net/10183/131387000980187A educação a distância (EAD) é uma importante alternativa para o ensino superior, mas na área de astronomia ainda há carência de materiais educacionais e avaliações sobre a qualidade de cursos ministrados nesta modalidade de ensino. Neste artigo relatamos uma experiência de cinco semestres consecutivos (de 2011/2 a 2013/2) em que uma disciplina de astronomia, do currículo de graduação em física na UFRGS, foi ministrada na modalidade EAD. Apresentamos o material didático elaborado e aplicado através da plataforma Moodle. A avaliação da aprendizagem foi feita através de atividades propostas no ambiente virtual e de provas presenciais. Considerando os resultados globais dos cinco semestres, verificamos que: os índices de aprovação entre os estudantes da licenciatura tiveram uma pequena melhora comparada aos resultados dos cinco semestres anteriores, em que a disciplina for oferecida somente na modalidade presencial; a procura pela turma noturna (oferecida em EAD) aumentou levemente e as taxas de evasão não sofreram alteração significativa. Ficou aquém do esperado a interatividade entre os alunos no ambiente virtual. Concluímos que a disciplina oferecida na modalidade EAD manteve a qualidade de ensino-aprendizagem no mesmo nível da disciplina presencial e que, para alguns alunos, o ensino a distância pode ser mais efetivo do que o presencial. Entretanto, há necessidade de aperfeiçoar a metodologia para atingir um numero maior de estudantes.Distance education is an important option for higher education; however, the Astronomy field still lacks educational material and assessments of the quality of courses taught in this modality. In this paper, we report an experience of five consecutive semesters (from 2011/2 to 2013/2) in which an Astronomy course for undergraduate students of Physics at UFRGS was delivered via distance education. We describe the teaching material that was developed and implemented on the Moodle platform. Learning was assessed by online activities and face-to-face exams. Considering the overall results after five semesters, we found that: passing rates among students showed a small improvement compared to the results of the previous five semesters, when the course was offered only in the face-to-face classroom mode; demand for evening classes (delivered through distance education) increased slightly; and dropout rates did not change significantly. Interactivity among students in the virtual environment was below expectations. We conclude that the quality of distance teaching and learning is the same as in the face-to-face mode, and that, for some students, distance education can be more effective than traditional methods. Nevertheless, improvements are necessary in order to reach a larger number of students.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 37, n. 3 (jul./set. 2015), 3504, 20 p.Ensino de astronomia : Ensino superiorEnsino a distânciaEnsino e aprendizagemMaterial didáticoAstronomyDistance learningHigher educationCoursewareFundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em físicaFundaments of astronomy and astrophysics by distance learning : a course for undergraduate physics studentsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980187.pdf000980187.pdfTexto completoapplication/pdf23134553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131387/1/000980187.pdf853e538a85d4d1e3efe435e3543126d5MD51TEXT000980187.pdf.txt000980187.pdf.txtExtracted Texttext/plain91987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131387/2/000980187.pdf.txta6b2daef552c3b905c624b1d5472339eMD52THUMBNAIL000980187.pdf.jpg000980187.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131387/3/000980187.pdf.jpgb986ad43774f144092d22e9be7b9ce5cMD5310183/1313872023-09-20 03:31:21.301004oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-20T06:31:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Fundaments of astronomy and astrophysics by distance learning : a course for undergraduate physics students |
title |
Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física |
spellingShingle |
Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física Saraiva, Maria de Fátima Oliveira Ensino de astronomia : Ensino superior Ensino a distância Ensino e aprendizagem Material didático Astronomy Distance learning Higher education Courseware |
title_short |
Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física |
title_full |
Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física |
title_fullStr |
Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física |
title_full_unstemmed |
Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física |
title_sort |
Fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em física |
author |
Saraiva, Maria de Fátima Oliveira |
author_facet |
Saraiva, Maria de Fátima Oliveira Müller, Alexei Machado Veit, Eliane Angela |
author_role |
author |
author2 |
Müller, Alexei Machado Veit, Eliane Angela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Maria de Fátima Oliveira Müller, Alexei Machado Veit, Eliane Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de astronomia : Ensino superior Ensino a distância Ensino e aprendizagem Material didático |
topic |
Ensino de astronomia : Ensino superior Ensino a distância Ensino e aprendizagem Material didático Astronomy Distance learning Higher education Courseware |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Astronomy Distance learning Higher education Courseware |
description |
A educação a distância (EAD) é uma importante alternativa para o ensino superior, mas na área de astronomia ainda há carência de materiais educacionais e avaliações sobre a qualidade de cursos ministrados nesta modalidade de ensino. Neste artigo relatamos uma experiência de cinco semestres consecutivos (de 2011/2 a 2013/2) em que uma disciplina de astronomia, do currículo de graduação em física na UFRGS, foi ministrada na modalidade EAD. Apresentamos o material didático elaborado e aplicado através da plataforma Moodle. A avaliação da aprendizagem foi feita através de atividades propostas no ambiente virtual e de provas presenciais. Considerando os resultados globais dos cinco semestres, verificamos que: os índices de aprovação entre os estudantes da licenciatura tiveram uma pequena melhora comparada aos resultados dos cinco semestres anteriores, em que a disciplina for oferecida somente na modalidade presencial; a procura pela turma noturna (oferecida em EAD) aumentou levemente e as taxas de evasão não sofreram alteração significativa. Ficou aquém do esperado a interatividade entre os alunos no ambiente virtual. Concluímos que a disciplina oferecida na modalidade EAD manteve a qualidade de ensino-aprendizagem no mesmo nível da disciplina presencial e que, para alguns alunos, o ensino a distância pode ser mais efetivo do que o presencial. Entretanto, há necessidade de aperfeiçoar a metodologia para atingir um numero maior de estudantes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-25T02:39:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131387 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-1117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000980187 |
identifier_str_mv |
1806-1117 000980187 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 37, n. 3 (jul./set. 2015), 3504, 20 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131387/1/000980187.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131387/2/000980187.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131387/3/000980187.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
853e538a85d4d1e3efe435e3543126d5 a6b2daef552c3b905c624b1d5472339e b986ad43774f144092d22e9be7b9ce5c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447605618933760 |