Como docentes escolhem e utilizam os livros didáticos disponibilizados pelo PNLD? : relatos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazioli, Jovina Paz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252000
Resumo: Este estudo apresenta o resultado de uma investigação teórica acerca do tema recursos didáticos, em especial o livro didático. Este recurso, foi e ainda é, objeto de estudo e críticas que ressaltam o seu modo de uso e suas problemáticas. Então, buscou-se compreender como os docentes escolhem e utilizam os livros didáticos disponibilizados pelo PNLD em suas práticas pedagógicas. Em busca de entender e responder esta inquietação realizou-se uma pesquisa com vários teóricos, tais como: Zabala (1998), Silva (2012), Souza (2007), Bittencourt (1993), Munakata (2012), entre outros. Posteriormente a fim de compreender, de fato, como o livro é escolhido e utilizado no contexto escolar foi enviado um questionário online para professores de escolas públicas. Ao analisar as respostas do referido questionário confrontando com os textos dos teóricos pode-se entender o modo que os professores compreendem o livro didático, assim como fazem as suas escolhas e como utilizam. Conclui-se que em relação às escolhas há dois contextos, um em que o professor é mais ativo, tem a possibilidade de fazer a escolha de acordo com a proposta curricular; e, outro no qual o professor fica sujeito a escolha da rede. Esta constatação traz uma inquietação de quantos outros cenários distintos podem ter diante da diversidade de contextos no Brasil. E em relação ao uso do livro didático constatou-se distintos modos de utilização pelas docentes em sala de aula, dentre as entrevistadas, somente uma utiliza diariamente, outras utilizam raramente, já outra considera desnecessário. E ainda constatou-se que de modo geral as professoras compreendem o livro didático como um recurso complementar e utilizam juntamente com outros recursos, e também utilizam para além das ações com os alunos, pesquisas e planejamento de aula.
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