A sucessão rural dos jovens no campo : um estudo de caso no distrito de Alto Erval Novo, no município de Três Passos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180335 |
Resumo: | O presente trabalho tem como intuito buscar compreender mais sobre o tema que abrange a Sucessão Familiar, assim analisar quais foram os fatores que contribuíram para a permanência dos jovens nas unidades de produção agrícola familiares, na localidade de Alto Erval Novo, no município de Três Passos, onde também será observado se o Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, contribuiu garantindo a permanência dos jovens no meio rural. Sendo assim, o trabalho foi desenvolvido, em duas etapas, num primeiro momento realizei uma pesquisa bibliográfica, sobre a sucessão familiar, buscando a história da localidade de como era e como se encontra nos dias atuais, e na segunda etapa realizei uma pesquisa de campo onde o público alvo foram cinco famílias, onde nela há a sucessão familiar, além de aplicar um questionário com alunos da 8º e 9º ano, da Escola Wally Elisa Hartmann, assim avaliando a visão destes diante do programa, se ele contribui para uma futura sucessão familiar Através da pesquisa de campo realizada com as famílias rurais, obtivemos a informação dada por eles, que o motivo que fez com que eles ficassem no meio rural, foram, o gosto pela atividade, o incentivo recebido da família e o bom relacionamento com os mesmo. Já os jovens participantes do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, com base na pesquisa feita com eles, sentimos a falta de interesse por permanecerem no meio rural, mas temos que levar em conta também a fase em que a economia atual se encontra, que muitos dos produtos dos agricultores perderam um pouco o valor financeiro, além do mais são jovens adolescentes, que possuem muitas dúvidas sobre o seu futuro. Já em relação a avalição que os mesmos realizaram do Programa Semeando, relatando como sendo muito bom, onde os alunos trabalham juntos na realização de projetos, participando e realizando todas as atividades a eles colocadas. |
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Sendo assim, o trabalho foi desenvolvido, em duas etapas, num primeiro momento realizei uma pesquisa bibliográfica, sobre a sucessão familiar, buscando a história da localidade de como era e como se encontra nos dias atuais, e na segunda etapa realizei uma pesquisa de campo onde o público alvo foram cinco famílias, onde nela há a sucessão familiar, além de aplicar um questionário com alunos da 8º e 9º ano, da Escola Wally Elisa Hartmann, assim avaliando a visão destes diante do programa, se ele contribui para uma futura sucessão familiar Através da pesquisa de campo realizada com as famílias rurais, obtivemos a informação dada por eles, que o motivo que fez com que eles ficassem no meio rural, foram, o gosto pela atividade, o incentivo recebido da família e o bom relacionamento com os mesmo. Já os jovens participantes do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, com base na pesquisa feita com eles, sentimos a falta de interesse por permanecerem no meio rural, mas temos que levar em conta também a fase em que a economia atual se encontra, que muitos dos produtos dos agricultores perderam um pouco o valor financeiro, além do mais são jovens adolescentes, que possuem muitas dúvidas sobre o seu futuro. Já em relação a avalição que os mesmos realizaram do Programa Semeando, relatando como sendo muito bom, onde os alunos trabalham juntos na realização de projetos, participando e realizando todas as atividades a eles colocadas.El presente trabajo tiene como objetivo buscar comprender más sobre el tema que abarca la Sucesión Familiar, así analizar cuáles fueron los factores que contribuyeron a la permanencia de los jóvenes en las unidades de producción agrícola familiares, en la localidad de Alto Erval Novo, en el municipio de Tres Pasos ,donde también será observado si el Programa Semeando Educación y Salud en la Agricultura Familiar, contribuyó garantizando la permanencia de los jóvenes en el medio rural. Siendo así, el trabajo fue desarrollado, en dos etapas, en un primer momento realicé una investigación bibliográfica, sobre la sucesión familiar, buscando la história de la localidad de cómo era y cómo se encuentra en los días actuales, y en la segunda etapa realicé una investigación de campo donde el público objetivo fueron cinco familias, donde en ella hay la sucesión familiar, además de aplicar un cuestionario con alumnos de 8º y 9º año, de la Escuela Wally Elisa Hartmann, así evaluando la visión de estos ante el programa, si contribuye a una futura sucesión familiar. Através de la investigación de campo realizada con las familias rurales, obtuvimos la información dada por ellos, que el motivo que hizo que se quedaran en el medio rural, fueron, el gusto por la actividad, el incentivo recibido de la familia y la buena relación con los mismos Los jóvenes participantes en el Programa Sembrando Educación y Salud en la Agricultura Familiar, con base en la investigación hecha con ellos, sentimos la falta de interés por permanecer en el medio rural, pero tenemos que tener en cuenta también la fase en que la economía actual se encuentra, que muchos de los productos de los agricultores perdieron un poco el valor financiero, además de los jóvenes adolescentes, que tienen muchas dudas sobre su futuro. En cuanto a la evaluación que los mismos realizaron del Programa Semeando, relatando como siendo muy bueno, donde los alumnos trabajan juntos en la realización de proyectos, participando y realizando todas las actividades a ellos colocadas.application/pdfporDesenvolvimento ruralEmpresa familiarJovensTrês Passos (RS)Sucesión FamiliarJóvenesPrograma SembrandoA sucessão rural dos jovens no campo : um estudo de caso no distrito de Alto Erval Novo, no município de Três Passosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Desenvolvimento Rural: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066856.pdf001066856.pdfTexto completoapplication/pdf1354430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180335/1/001066856.pdf93176a2fab3b37761957daf168f8c8b8MD51TEXT001066856.pdf.txt001066856.pdf.txtExtracted Texttext/plain95230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180335/2/001066856.pdf.txtffd26d52a66002df03676a242f37a8b8MD5210183/1803352021-11-20 05:59:20.918709oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180335Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:59:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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