Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117413 |
Resumo: | A presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito pedagógico se torna uma realidade inquestionável nas relações que são estabelecidas entre corpo docente e discente. Essa presença, cada vez mais forte dentro das instituições de ensino mostra como, inevitavelmente, a tecnologia se agrega a todas as dimensões sociais contemporâneas. Novas metodologias de ensino, que obviamente vão além do quadro negro e do giz, podem dar aos alunos mais desejo de aprender aos que vivem nessa era tecnológica e digital. Considerando este panorama, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a utilização das TIC na articulação com os espaços de sala de aula. Buscamos as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) para saber como as orientações governamentais se estruturam em relação ao ensino e suas técnicas e tecnologias para as diferentes etapas e modalidades na educação básica e em que direção apontam no que diz respeito à cultura digital. Pretendemos também identificar alguns pressupostos que fundamentam a ação dos professores atuantes no Projeto Trajetórias Criativas (MEC/SEDUC), pois que acreditamos que novos paradigmas, ou elementos para a composição de um novo paradigma, entrelaçam-se ao uso das tecnologias nas escolas de educação integral que participam deste Projeto no estado do Rio Grande do Sul. |
id |
UFRGS-2_2a9cb7c8c8a7590dcf3bdd3276f4a2d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117413 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vargas, Angela Maria da SilvaBoll, Cíntia Inês2015-06-02T02:00:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/117413000967052A presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito pedagógico se torna uma realidade inquestionável nas relações que são estabelecidas entre corpo docente e discente. Essa presença, cada vez mais forte dentro das instituições de ensino mostra como, inevitavelmente, a tecnologia se agrega a todas as dimensões sociais contemporâneas. Novas metodologias de ensino, que obviamente vão além do quadro negro e do giz, podem dar aos alunos mais desejo de aprender aos que vivem nessa era tecnológica e digital. Considerando este panorama, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a utilização das TIC na articulação com os espaços de sala de aula. Buscamos as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) para saber como as orientações governamentais se estruturam em relação ao ensino e suas técnicas e tecnologias para as diferentes etapas e modalidades na educação básica e em que direção apontam no que diz respeito à cultura digital. Pretendemos também identificar alguns pressupostos que fundamentam a ação dos professores atuantes no Projeto Trajetórias Criativas (MEC/SEDUC), pois que acreditamos que novos paradigmas, ou elementos para a composição de um novo paradigma, entrelaçam-se ao uso das tecnologias nas escolas de educação integral que participam deste Projeto no estado do Rio Grande do Sul.application/pdfporEducação integralTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000967052.pdf.txt000967052.pdf.txtExtracted Texttext/plain51849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117413/2/000967052.pdf.txt5f7e492434e0e24ff774602f11e52002MD52ORIGINAL000967052.pdf000967052.pdfTexto completoapplication/pdf298995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117413/1/000967052.pdf5705fcadb21caf00e7cf1c628cd4ef27MD51THUMBNAIL000967052.pdf.jpg000967052.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117413/3/000967052.pdf.jpgcef1749745f3a2c1dd9331cb44742227MD5310183/1174132018-10-22 09:27:44.103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117413Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T12:27:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes |
title |
Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes |
spellingShingle |
Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes Vargas, Angela Maria da Silva Educação integral Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes |
title_full |
Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes |
title_fullStr |
Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes |
title_full_unstemmed |
Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes |
title_sort |
Tecnologias da informação e da comunicação para a educação integral : entrelaçando paradigmas emergentes |
author |
Vargas, Angela Maria da Silva |
author_facet |
Vargas, Angela Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Angela Maria da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boll, Cíntia Inês |
contributor_str_mv |
Boll, Cíntia Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Educação integral Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
A presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito pedagógico se torna uma realidade inquestionável nas relações que são estabelecidas entre corpo docente e discente. Essa presença, cada vez mais forte dentro das instituições de ensino mostra como, inevitavelmente, a tecnologia se agrega a todas as dimensões sociais contemporâneas. Novas metodologias de ensino, que obviamente vão além do quadro negro e do giz, podem dar aos alunos mais desejo de aprender aos que vivem nessa era tecnológica e digital. Considerando este panorama, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a utilização das TIC na articulação com os espaços de sala de aula. Buscamos as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) para saber como as orientações governamentais se estruturam em relação ao ensino e suas técnicas e tecnologias para as diferentes etapas e modalidades na educação básica e em que direção apontam no que diz respeito à cultura digital. Pretendemos também identificar alguns pressupostos que fundamentam a ação dos professores atuantes no Projeto Trajetórias Criativas (MEC/SEDUC), pois que acreditamos que novos paradigmas, ou elementos para a composição de um novo paradigma, entrelaçam-se ao uso das tecnologias nas escolas de educação integral que participam deste Projeto no estado do Rio Grande do Sul. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-02T02:00:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117413 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967052 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117413 |
identifier_str_mv |
000967052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117413/2/000967052.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117413/1/000967052.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117413/3/000967052.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f7e492434e0e24ff774602f11e52002 5705fcadb21caf00e7cf1c628cd4ef27 cef1749745f3a2c1dd9331cb44742227 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724582054854656 |