Museus escolares e ensino: a experiência do Museu Anchieta de Ciências Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Amarildo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177737
Resumo: O trabalho analisa como o Museu Anchieta de Ciências Naturais é utilizado no ensino junto aos alunos do Colégio Anchieta e alunos de outras instituições. Aborda o contexto da criação do Museu, tratando da utilização da cultura material nas escolas e a valorização dos museus escolares no ensino. Através de observações in loco, de ações educativas realizadas com alunos de distintas procedências, procura descrever como ocorrem as atividades de ensino. Descreve como é feito o primeiro contato dos professores que as solicitam à equipe do Museu, e como ocorre o seu planejamento, execução e aferição de resultados. Para embasar as observações realizada nas atividades de ensino faz cotejamento com ideias de renomados autores ligados a área de Educação em museus. No intuito de ampliar o olhar e definir mais fielmente como este Museu é utilizado no ensino, faz uso de questionários que são aplicados a professores da equipe do Museu procurando obter respostas sobre como fazem uso do acervo do Museu no ensino. Questionando professores do Colégio e de outras instituições procura determinar como estes professores se beneficiam utilizando o Museu no ensino. Através da análise dos casos estudados e das respostas dos professores envolvidos, procura determinar como a equipe do Museu realiza suas atividades educativas, como os professores se beneficiam do acervo do Museu e como os alunos entendem esta forma diferente de ensino. Com base na descrição do processo de execução da utilização do Museu no ensino, procura incentivar o uso de museus escolares no ensino. Descreve como isso pode ser feito. Constata a importância da utilização de acervos museológicos no ensino e exemplifica fazendo estudo de caso no Museu do Colégio Anchieta.
id UFRGS-2_2ad1015d4e8f9882baf299a1de7efa80
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177737
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vargas, AmarildoPossamai, Zita Rosane2018-05-10T02:31:10Z2018http://hdl.handle.net/10183/177737001062066O trabalho analisa como o Museu Anchieta de Ciências Naturais é utilizado no ensino junto aos alunos do Colégio Anchieta e alunos de outras instituições. Aborda o contexto da criação do Museu, tratando da utilização da cultura material nas escolas e a valorização dos museus escolares no ensino. Através de observações in loco, de ações educativas realizadas com alunos de distintas procedências, procura descrever como ocorrem as atividades de ensino. Descreve como é feito o primeiro contato dos professores que as solicitam à equipe do Museu, e como ocorre o seu planejamento, execução e aferição de resultados. Para embasar as observações realizada nas atividades de ensino faz cotejamento com ideias de renomados autores ligados a área de Educação em museus. No intuito de ampliar o olhar e definir mais fielmente como este Museu é utilizado no ensino, faz uso de questionários que são aplicados a professores da equipe do Museu procurando obter respostas sobre como fazem uso do acervo do Museu no ensino. Questionando professores do Colégio e de outras instituições procura determinar como estes professores se beneficiam utilizando o Museu no ensino. Através da análise dos casos estudados e das respostas dos professores envolvidos, procura determinar como a equipe do Museu realiza suas atividades educativas, como os professores se beneficiam do acervo do Museu e como os alunos entendem esta forma diferente de ensino. Com base na descrição do processo de execução da utilização do Museu no ensino, procura incentivar o uso de museus escolares no ensino. Descreve como isso pode ser feito. Constata a importância da utilização de acervos museológicos no ensino e exemplifica fazendo estudo de caso no Museu do Colégio Anchieta.The work analyzes like the Anchieta Museum of Natural Sciences and used without teaching next to the students of the Anchieta College and students of other institutions. It addresses the context of the creation of the Museum, dealing with the use of cultural material in schools and an appreciation of school museums in education. Through on-site observations, of educational actions carried out with students of different forms, seeks to describe how type of activities. Describes how the teachers' first contact is requested from the Museum staff, and how they plan, execute and measure results. To support as observations made in the teaching activities collated with ideas from renowned authors related to the area of Education in museums. Not intended to broaden the look and more faithfully define how this Museum is used not teaching, makes use of questions that are applied to teachers of the Museum team looking for answers on how to make use of the Museum's collection in teaching. Questioning the professors of the College and other institutions, how are teachers benefit, use the Museum in teaching. Presentations of analysis of cases studied and responses of teachers involved, seeks how a team from the Museum carry out their educational activities, how are teachers benefit from the Museum's collection and how students understand this different form of teaching. Based on the description of the implementation process of the use of the Museum not teaching, seeks to encourage the use of school museums in teaching. Describes how this can be done. It notes the importance of the use of museological collections not teaching and example of the case study in the Anchieta College Museum.application/pdfporMuseu escolarEducação em museusAnchieta Museum of Natural SciencesAnchieta CollegeSchool MuseumTeachingEducation in MuseumsMuseus escolares e ensino: a experiência do Museu Anchieta de Ciências Naturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062066.pdf001062066.pdfTexto completoapplication/pdf1937484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177737/1/001062066.pdfbcb724401549f61959e321bb94695887MD51TEXT001062066.pdf.txt001062066.pdf.txtExtracted Texttext/plain136698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177737/2/001062066.pdf.txt32eeb56a05025271bfa30aa13fd3ad31MD5210183/1777372018-05-11 02:33:59.996805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177737Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-11T05:33:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Museus escolares e ensino: a experiência do Museu Anchieta de Ciências Naturais
title Museus escolares e ensino: a experiência do Museu Anchieta de Ciências Naturais
spellingShingle Museus escolares e ensino: a experiência do Museu Anchieta de Ciências Naturais
Vargas, Amarildo
Museu escolar
Educação em museus
Anchieta Museum of Natural Sciences
Anchieta College
School Museum
Teaching
Education in Museums
title_short Museus escolares e ensino: a experiência do Museu Anchieta de Ciências Naturais
title_full Museus escolares e ensino: a experiência do Museu Anchieta de Ciências Naturais
title_fullStr Museus escolares e ensino: a experiência do Museu Anchieta de Ciências Naturais
title_full_unstemmed Museus escolares e ensino: a experiência do Museu Anchieta de Ciências Naturais
title_sort Museus escolares e ensino: a experiência do Museu Anchieta de Ciências Naturais
author Vargas, Amarildo
author_facet Vargas, Amarildo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Amarildo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Possamai, Zita Rosane
contributor_str_mv Possamai, Zita Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Museu escolar
Educação em museus
topic Museu escolar
Educação em museus
Anchieta Museum of Natural Sciences
Anchieta College
School Museum
Teaching
Education in Museums
dc.subject.eng.fl_str_mv Anchieta Museum of Natural Sciences
Anchieta College
School Museum
Teaching
Education in Museums
description O trabalho analisa como o Museu Anchieta de Ciências Naturais é utilizado no ensino junto aos alunos do Colégio Anchieta e alunos de outras instituições. Aborda o contexto da criação do Museu, tratando da utilização da cultura material nas escolas e a valorização dos museus escolares no ensino. Através de observações in loco, de ações educativas realizadas com alunos de distintas procedências, procura descrever como ocorrem as atividades de ensino. Descreve como é feito o primeiro contato dos professores que as solicitam à equipe do Museu, e como ocorre o seu planejamento, execução e aferição de resultados. Para embasar as observações realizada nas atividades de ensino faz cotejamento com ideias de renomados autores ligados a área de Educação em museus. No intuito de ampliar o olhar e definir mais fielmente como este Museu é utilizado no ensino, faz uso de questionários que são aplicados a professores da equipe do Museu procurando obter respostas sobre como fazem uso do acervo do Museu no ensino. Questionando professores do Colégio e de outras instituições procura determinar como estes professores se beneficiam utilizando o Museu no ensino. Através da análise dos casos estudados e das respostas dos professores envolvidos, procura determinar como a equipe do Museu realiza suas atividades educativas, como os professores se beneficiam do acervo do Museu e como os alunos entendem esta forma diferente de ensino. Com base na descrição do processo de execução da utilização do Museu no ensino, procura incentivar o uso de museus escolares no ensino. Descreve como isso pode ser feito. Constata a importância da utilização de acervos museológicos no ensino e exemplifica fazendo estudo de caso no Museu do Colégio Anchieta.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-10T02:31:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/177737
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062066
url http://hdl.handle.net/10183/177737
identifier_str_mv 001062066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177737/1/001062066.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177737/2/001062066.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bcb724401549f61959e321bb94695887
32eeb56a05025271bfa30aa13fd3ad31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224549511987200