A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Diego Brandão
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188800
Resumo: O presente trabalho possui como tema a importância da presença ou não do sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido como facilitador ou não do processo de ensino-aprendizagem em Geografia. O caminho investigativo emprega o Paradigma da Complexidade (Morin, 2011) como desafio para a compreensão do mundo pautado nas técnicas da Pesquisa Qualitativa. A pesquisa possui como preocupação inicial o estudo do conceito de sentido a fim de que tenhamos clareza epistemológica para buscarmos aproximações com as demandas da área do ensino de Geografia. A partir disso, problematizamos os desafios que encontramos nas salas de aula, as proximidades que esta ciência pode possuir com o estudo do sentido e investigamos as possibilidades que favorecem maior atribuição do mesmo por parte dos alunos.
id UFRGS-2_2b29a298f155d260b3323c77e13e1048
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188800
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Diego BrandãoCastrogiovanni, Antonio Carlos2019-02-14T02:33:08Z20181982-0003http://hdl.handle.net/10183/188800001084974O presente trabalho possui como tema a importância da presença ou não do sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido como facilitador ou não do processo de ensino-aprendizagem em Geografia. O caminho investigativo emprega o Paradigma da Complexidade (Morin, 2011) como desafio para a compreensão do mundo pautado nas técnicas da Pesquisa Qualitativa. A pesquisa possui como preocupação inicial o estudo do conceito de sentido a fim de que tenhamos clareza epistemológica para buscarmos aproximações com as demandas da área do ensino de Geografia. A partir disso, problematizamos os desafios que encontramos nas salas de aula, as proximidades que esta ciência pode possuir com o estudo do sentido e investigamos as possibilidades que favorecem maior atribuição do mesmo por parte dos alunos.The present work has as its theme the importance of presence, or not, of sense in the classes of Geography. Our analytical delimitation is based on the relation of sense as a facilitator or not of the teaching-learning process in Geography. The investigative path employs the Complexity Paradigm (Morin, 2011) as a challenge for understanding the world based on Qualitative Research techniques. The search has as initial preoccupation the study of the concept of sense in order that we have epistemological clarity to seek approximations with the demands of the area of the teaching of Geography. From this, we problematize the challenges that we find in classrooms, the proximity that this science can possess with the study of sense and investigate the possibilities that favor better attribution of the same by the studentsapplication/pdfporPara onde?, Porto Alegre. Vol. 10, n.1 (2018), p. 67-75GeografiaEnsino e aprendizagemGeography teachingSenseLogoterapyA importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundoThe importance of sense in geography lessons: possible ways for a recognition between the subject and the worldinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084974.pdf.txt001084974.pdf.txtExtracted Texttext/plain28436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188800/2/001084974.pdf.txt4848aae42f5ecf4b1e5bc3346b6896e9MD52ORIGINAL001084974.pdfTexto completoapplication/pdf457571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188800/1/001084974.pdf0833edf9027d965ff7fd38b7bded5c03MD5110183/1888002021-03-09 04:38:55.979223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188800Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:38:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The importance of sense in geography lessons: possible ways for a recognition between the subject and the world
title A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo
spellingShingle A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo
Nunes, Diego Brandão
Geografia
Ensino e aprendizagem
Geography teaching
Sense
Logoterapy
title_short A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo
title_full A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo
title_fullStr A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo
title_full_unstemmed A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo
title_sort A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo
author Nunes, Diego Brandão
author_facet Nunes, Diego Brandão
Castrogiovanni, Antonio Carlos
author_role author
author2 Castrogiovanni, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Diego Brandão
Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino e aprendizagem
topic Geografia
Ensino e aprendizagem
Geography teaching
Sense
Logoterapy
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Sense
Logoterapy
description O presente trabalho possui como tema a importância da presença ou não do sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido como facilitador ou não do processo de ensino-aprendizagem em Geografia. O caminho investigativo emprega o Paradigma da Complexidade (Morin, 2011) como desafio para a compreensão do mundo pautado nas técnicas da Pesquisa Qualitativa. A pesquisa possui como preocupação inicial o estudo do conceito de sentido a fim de que tenhamos clareza epistemológica para buscarmos aproximações com as demandas da área do ensino de Geografia. A partir disso, problematizamos os desafios que encontramos nas salas de aula, as proximidades que esta ciência pode possuir com o estudo do sentido e investigamos as possibilidades que favorecem maior atribuição do mesmo por parte dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-14T02:33:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188800
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-0003
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001084974
identifier_str_mv 1982-0003
001084974
url http://hdl.handle.net/10183/188800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Para onde?, Porto Alegre. Vol. 10, n.1 (2018), p. 67-75
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188800/2/001084974.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188800/1/001084974.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4848aae42f5ecf4b1e5bc3346b6896e9
0833edf9027d965ff7fd38b7bded5c03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224963135373312