A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188800 |
Resumo: | O presente trabalho possui como tema a importância da presença ou não do sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido como facilitador ou não do processo de ensino-aprendizagem em Geografia. O caminho investigativo emprega o Paradigma da Complexidade (Morin, 2011) como desafio para a compreensão do mundo pautado nas técnicas da Pesquisa Qualitativa. A pesquisa possui como preocupação inicial o estudo do conceito de sentido a fim de que tenhamos clareza epistemológica para buscarmos aproximações com as demandas da área do ensino de Geografia. A partir disso, problematizamos os desafios que encontramos nas salas de aula, as proximidades que esta ciência pode possuir com o estudo do sentido e investigamos as possibilidades que favorecem maior atribuição do mesmo por parte dos alunos. |
id |
UFRGS-2_2b29a298f155d260b3323c77e13e1048 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188800 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Diego BrandãoCastrogiovanni, Antonio Carlos2019-02-14T02:33:08Z20181982-0003http://hdl.handle.net/10183/188800001084974O presente trabalho possui como tema a importância da presença ou não do sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido como facilitador ou não do processo de ensino-aprendizagem em Geografia. O caminho investigativo emprega o Paradigma da Complexidade (Morin, 2011) como desafio para a compreensão do mundo pautado nas técnicas da Pesquisa Qualitativa. A pesquisa possui como preocupação inicial o estudo do conceito de sentido a fim de que tenhamos clareza epistemológica para buscarmos aproximações com as demandas da área do ensino de Geografia. A partir disso, problematizamos os desafios que encontramos nas salas de aula, as proximidades que esta ciência pode possuir com o estudo do sentido e investigamos as possibilidades que favorecem maior atribuição do mesmo por parte dos alunos.The present work has as its theme the importance of presence, or not, of sense in the classes of Geography. Our analytical delimitation is based on the relation of sense as a facilitator or not of the teaching-learning process in Geography. The investigative path employs the Complexity Paradigm (Morin, 2011) as a challenge for understanding the world based on Qualitative Research techniques. The search has as initial preoccupation the study of the concept of sense in order that we have epistemological clarity to seek approximations with the demands of the area of the teaching of Geography. From this, we problematize the challenges that we find in classrooms, the proximity that this science can possess with the study of sense and investigate the possibilities that favor better attribution of the same by the studentsapplication/pdfporPara onde?, Porto Alegre. Vol. 10, n.1 (2018), p. 67-75GeografiaEnsino e aprendizagemGeography teachingSenseLogoterapyA importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundoThe importance of sense in geography lessons: possible ways for a recognition between the subject and the worldinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084974.pdf.txt001084974.pdf.txtExtracted Texttext/plain28436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188800/2/001084974.pdf.txt4848aae42f5ecf4b1e5bc3346b6896e9MD52ORIGINAL001084974.pdfTexto completoapplication/pdf457571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188800/1/001084974.pdf0833edf9027d965ff7fd38b7bded5c03MD5110183/1888002021-03-09 04:38:55.979223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188800Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:38:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The importance of sense in geography lessons: possible ways for a recognition between the subject and the world |
title |
A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo |
spellingShingle |
A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo Nunes, Diego Brandão Geografia Ensino e aprendizagem Geography teaching Sense Logoterapy |
title_short |
A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo |
title_full |
A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo |
title_fullStr |
A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo |
title_full_unstemmed |
A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo |
title_sort |
A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo |
author |
Nunes, Diego Brandão |
author_facet |
Nunes, Diego Brandão Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Diego Brandão Castrogiovanni, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Ensino e aprendizagem |
topic |
Geografia Ensino e aprendizagem Geography teaching Sense Logoterapy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography teaching Sense Logoterapy |
description |
O presente trabalho possui como tema a importância da presença ou não do sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido como facilitador ou não do processo de ensino-aprendizagem em Geografia. O caminho investigativo emprega o Paradigma da Complexidade (Morin, 2011) como desafio para a compreensão do mundo pautado nas técnicas da Pesquisa Qualitativa. A pesquisa possui como preocupação inicial o estudo do conceito de sentido a fim de que tenhamos clareza epistemológica para buscarmos aproximações com as demandas da área do ensino de Geografia. A partir disso, problematizamos os desafios que encontramos nas salas de aula, as proximidades que esta ciência pode possuir com o estudo do sentido e investigamos as possibilidades que favorecem maior atribuição do mesmo por parte dos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-14T02:33:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188800 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-0003 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001084974 |
identifier_str_mv |
1982-0003 001084974 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Para onde?, Porto Alegre. Vol. 10, n.1 (2018), p. 67-75 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188800/2/001084974.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188800/1/001084974.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4848aae42f5ecf4b1e5bc3346b6896e9 0833edf9027d965ff7fd38b7bded5c03 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224963135373312 |