Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomasi, Diane Catia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17806
Resumo: Este estudo visa analisar as informações contidas nos textos didáticos da área das ciências naturais, mais especificamente a Biologia, sob um olhar crítico. Trata-se de um estudo teórico que aborda inicialmente os livros didáticos como fontes de informação, conhecimento e ideologia; em seguida situa a informação científica e ideológica no âmbito das relações de dominação e poder. Contempla a escola como aparelho ideológico do estado e a informação como instrumento desse aparelho, responsável por parte da formação da identidade social do indivíduo. Coloca as representações sociais e o conhecimento como fatores essenciais na vivência cotidiana do individuo. Analisa a transmissão de valores morais através de linguagens metafóricas no ensino do conhecimento científico contidas nos textos didáticos, principalmente quando se trata das lições a respeito da fisiologia humana (órgãos sexuais e reprodução). Apresenta ainda as diferenças de abordagem nas lições didáticas sobre o homem e a mulher e em seguida, expõe um conceito de informação ideológica e sua caracterização como instrumento de dominação. Aborda a informação ideológica como agravante na relação de domínio de classe, pois alimenta o senso comum com moralismo machista, e finaliza com uma explanação a respeito da posição da mulher na sociedade capitalista e sua situação na relação de dominação mantida na sociedade.
id UFRGS-2_2b4c52725ca94e19231b3a44dcabc426
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17806
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tomasi, Diane CatiaMorigi, Valdir Jose2009-12-05T04:15:41Z2007http://hdl.handle.net/10183/17806000718013Este estudo visa analisar as informações contidas nos textos didáticos da área das ciências naturais, mais especificamente a Biologia, sob um olhar crítico. Trata-se de um estudo teórico que aborda inicialmente os livros didáticos como fontes de informação, conhecimento e ideologia; em seguida situa a informação científica e ideológica no âmbito das relações de dominação e poder. Contempla a escola como aparelho ideológico do estado e a informação como instrumento desse aparelho, responsável por parte da formação da identidade social do indivíduo. Coloca as representações sociais e o conhecimento como fatores essenciais na vivência cotidiana do individuo. Analisa a transmissão de valores morais através de linguagens metafóricas no ensino do conhecimento científico contidas nos textos didáticos, principalmente quando se trata das lições a respeito da fisiologia humana (órgãos sexuais e reprodução). Apresenta ainda as diferenças de abordagem nas lições didáticas sobre o homem e a mulher e em seguida, expõe um conceito de informação ideológica e sua caracterização como instrumento de dominação. Aborda a informação ideológica como agravante na relação de domínio de classe, pois alimenta o senso comum com moralismo machista, e finaliza com uma explanação a respeito da posição da mulher na sociedade capitalista e sua situação na relação de dominação mantida na sociedade.This study aims at analyzing the information contained in the didactic texts of the area of natural sciences, more specifically Biology, with a critical look. At first a theoretical study that initially approaches didactic books as source of information, knowledge and ideology. Secondly, that it points out scientific and ideological information in the scope of the domination relationship between power. It contemplates the school as a ideological device a State and the information as instrument of this device, responsible for formation of the social identity of the individual. It places social representations and knowledge as essential factors in the daily experience of the individual. It analyzes the transmission of moral values through metaphorical languages in the contents of scientific knowledge in didactic texts, mainly specially regarding physiology (sexual organs and reproduction of human being). It shows the differences of boarding in the didactic lesson on the man and the woman. Then it presents a concept of ideological information and its characterization as domination instrument. Finally, it approaches the ideological information concept as crucial in classroom domination, therefore it feeds the common sense with machista moralsm. It still shows, communication regarding the position of woman in a capitalist society and her situation related to the domination kept in the society.application/pdfporInformaçãoLivro didáticoIdeologiaIdeologyInformationIdeological informationDidactic textScientific knowledgeInformação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718013.pdf000718013.pdfTexto completoapplication/pdf229254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17806/1/000718013.pdf0e782855ed959289c0ab5d4166792441MD51TEXT000718013.pdf.txt000718013.pdf.txtExtracted Texttext/plain106438http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17806/2/000718013.pdf.txt8565dba6799d3f3cb2a93867dc9d8311MD52THUMBNAIL000718013.pdf.jpg000718013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17806/3/000718013.pdf.jpg9a061adc177eb0436adcaf861a5eaa4fMD5310183/178062018-10-17 07:46:38.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17806Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:46:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos
title Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos
spellingShingle Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos
Tomasi, Diane Catia
Informação
Livro didático
Ideologia
Ideology
Information
Ideological information
Didactic text
Scientific knowledge
title_short Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos
title_full Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos
title_fullStr Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos
title_full_unstemmed Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos
title_sort Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos
author Tomasi, Diane Catia
author_facet Tomasi, Diane Catia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomasi, Diane Catia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morigi, Valdir Jose
contributor_str_mv Morigi, Valdir Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Informação
Livro didático
Ideologia
topic Informação
Livro didático
Ideologia
Ideology
Information
Ideological information
Didactic text
Scientific knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Ideology
Information
Ideological information
Didactic text
Scientific knowledge
description Este estudo visa analisar as informações contidas nos textos didáticos da área das ciências naturais, mais especificamente a Biologia, sob um olhar crítico. Trata-se de um estudo teórico que aborda inicialmente os livros didáticos como fontes de informação, conhecimento e ideologia; em seguida situa a informação científica e ideológica no âmbito das relações de dominação e poder. Contempla a escola como aparelho ideológico do estado e a informação como instrumento desse aparelho, responsável por parte da formação da identidade social do indivíduo. Coloca as representações sociais e o conhecimento como fatores essenciais na vivência cotidiana do individuo. Analisa a transmissão de valores morais através de linguagens metafóricas no ensino do conhecimento científico contidas nos textos didáticos, principalmente quando se trata das lições a respeito da fisiologia humana (órgãos sexuais e reprodução). Apresenta ainda as diferenças de abordagem nas lições didáticas sobre o homem e a mulher e em seguida, expõe um conceito de informação ideológica e sua caracterização como instrumento de dominação. Aborda a informação ideológica como agravante na relação de domínio de classe, pois alimenta o senso comum com moralismo machista, e finaliza com uma explanação a respeito da posição da mulher na sociedade capitalista e sua situação na relação de dominação mantida na sociedade.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-12-05T04:15:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17806
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718013
url http://hdl.handle.net/10183/17806
identifier_str_mv 000718013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17806/1/000718013.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17806/2/000718013.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17806/3/000718013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e782855ed959289c0ab5d4166792441
8565dba6799d3f3cb2a93867dc9d8311
9a061adc177eb0436adcaf861a5eaa4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447031624237056