Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17806 |
Resumo: | Este estudo visa analisar as informações contidas nos textos didáticos da área das ciências naturais, mais especificamente a Biologia, sob um olhar crítico. Trata-se de um estudo teórico que aborda inicialmente os livros didáticos como fontes de informação, conhecimento e ideologia; em seguida situa a informação científica e ideológica no âmbito das relações de dominação e poder. Contempla a escola como aparelho ideológico do estado e a informação como instrumento desse aparelho, responsável por parte da formação da identidade social do indivíduo. Coloca as representações sociais e o conhecimento como fatores essenciais na vivência cotidiana do individuo. Analisa a transmissão de valores morais através de linguagens metafóricas no ensino do conhecimento científico contidas nos textos didáticos, principalmente quando se trata das lições a respeito da fisiologia humana (órgãos sexuais e reprodução). Apresenta ainda as diferenças de abordagem nas lições didáticas sobre o homem e a mulher e em seguida, expõe um conceito de informação ideológica e sua caracterização como instrumento de dominação. Aborda a informação ideológica como agravante na relação de domínio de classe, pois alimenta o senso comum com moralismo machista, e finaliza com uma explanação a respeito da posição da mulher na sociedade capitalista e sua situação na relação de dominação mantida na sociedade. |
id |
UFRGS-2_2b4c52725ca94e19231b3a44dcabc426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17806 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tomasi, Diane CatiaMorigi, Valdir Jose2009-12-05T04:15:41Z2007http://hdl.handle.net/10183/17806000718013Este estudo visa analisar as informações contidas nos textos didáticos da área das ciências naturais, mais especificamente a Biologia, sob um olhar crítico. Trata-se de um estudo teórico que aborda inicialmente os livros didáticos como fontes de informação, conhecimento e ideologia; em seguida situa a informação científica e ideológica no âmbito das relações de dominação e poder. Contempla a escola como aparelho ideológico do estado e a informação como instrumento desse aparelho, responsável por parte da formação da identidade social do indivíduo. Coloca as representações sociais e o conhecimento como fatores essenciais na vivência cotidiana do individuo. Analisa a transmissão de valores morais através de linguagens metafóricas no ensino do conhecimento científico contidas nos textos didáticos, principalmente quando se trata das lições a respeito da fisiologia humana (órgãos sexuais e reprodução). Apresenta ainda as diferenças de abordagem nas lições didáticas sobre o homem e a mulher e em seguida, expõe um conceito de informação ideológica e sua caracterização como instrumento de dominação. Aborda a informação ideológica como agravante na relação de domínio de classe, pois alimenta o senso comum com moralismo machista, e finaliza com uma explanação a respeito da posição da mulher na sociedade capitalista e sua situação na relação de dominação mantida na sociedade.This study aims at analyzing the information contained in the didactic texts of the area of natural sciences, more specifically Biology, with a critical look. At first a theoretical study that initially approaches didactic books as source of information, knowledge and ideology. Secondly, that it points out scientific and ideological information in the scope of the domination relationship between power. It contemplates the school as a ideological device a State and the information as instrument of this device, responsible for formation of the social identity of the individual. It places social representations and knowledge as essential factors in the daily experience of the individual. It analyzes the transmission of moral values through metaphorical languages in the contents of scientific knowledge in didactic texts, mainly specially regarding physiology (sexual organs and reproduction of human being). It shows the differences of boarding in the didactic lesson on the man and the woman. Then it presents a concept of ideological information and its characterization as domination instrument. Finally, it approaches the ideological information concept as crucial in classroom domination, therefore it feeds the common sense with machista moralsm. It still shows, communication regarding the position of woman in a capitalist society and her situation related to the domination kept in the society.application/pdfporInformaçãoLivro didáticoIdeologiaIdeologyInformationIdeological informationDidactic textScientific knowledgeInformação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2007Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718013.pdf000718013.pdfTexto completoapplication/pdf229254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17806/1/000718013.pdf0e782855ed959289c0ab5d4166792441MD51TEXT000718013.pdf.txt000718013.pdf.txtExtracted Texttext/plain106438http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17806/2/000718013.pdf.txt8565dba6799d3f3cb2a93867dc9d8311MD52THUMBNAIL000718013.pdf.jpg000718013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17806/3/000718013.pdf.jpg9a061adc177eb0436adcaf861a5eaa4fMD5310183/178062018-10-17 07:46:38.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17806Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T10:46:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos |
title |
Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos |
spellingShingle |
Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos Tomasi, Diane Catia Informação Livro didático Ideologia Ideology Information Ideological information Didactic text Scientific knowledge |
title_short |
Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos |
title_full |
Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos |
title_fullStr |
Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos |
title_sort |
Informação ideológica: a transmissão do conhecimento científico através dos livros didáticos |
author |
Tomasi, Diane Catia |
author_facet |
Tomasi, Diane Catia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomasi, Diane Catia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morigi, Valdir Jose |
contributor_str_mv |
Morigi, Valdir Jose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informação Livro didático Ideologia |
topic |
Informação Livro didático Ideologia Ideology Information Ideological information Didactic text Scientific knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ideology Information Ideological information Didactic text Scientific knowledge |
description |
Este estudo visa analisar as informações contidas nos textos didáticos da área das ciências naturais, mais especificamente a Biologia, sob um olhar crítico. Trata-se de um estudo teórico que aborda inicialmente os livros didáticos como fontes de informação, conhecimento e ideologia; em seguida situa a informação científica e ideológica no âmbito das relações de dominação e poder. Contempla a escola como aparelho ideológico do estado e a informação como instrumento desse aparelho, responsável por parte da formação da identidade social do indivíduo. Coloca as representações sociais e o conhecimento como fatores essenciais na vivência cotidiana do individuo. Analisa a transmissão de valores morais através de linguagens metafóricas no ensino do conhecimento científico contidas nos textos didáticos, principalmente quando se trata das lições a respeito da fisiologia humana (órgãos sexuais e reprodução). Apresenta ainda as diferenças de abordagem nas lições didáticas sobre o homem e a mulher e em seguida, expõe um conceito de informação ideológica e sua caracterização como instrumento de dominação. Aborda a informação ideológica como agravante na relação de domínio de classe, pois alimenta o senso comum com moralismo machista, e finaliza com uma explanação a respeito da posição da mulher na sociedade capitalista e sua situação na relação de dominação mantida na sociedade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-12-05T04:15:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/17806 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000718013 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/17806 |
identifier_str_mv |
000718013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17806/1/000718013.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17806/2/000718013.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17806/3/000718013.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e782855ed959289c0ab5d4166792441 8565dba6799d3f3cb2a93867dc9d8311 9a061adc177eb0436adcaf861a5eaa4f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724488125513728 |