Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Fábio Luis de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/128011
Resumo: A proposta desse trabalho é relatar uma pesquisa efetuada com professores de Matemática do Ensino Médio sobre as dificuldades no ensino dos conteúdos de Probabilidade e Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco professores, que abordaram o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade e a sua formação. A análise das entrevistas indica que a formação inicial dos professores é uma explicação para o ensino de Probabilidade e Análise Combinatória centrado na repetição e aplicação de fórmulas. Para melhorar o ensino da Análise Combinatória e da Probabilidade é preciso investir na formação dos professores voltada para a compreensão dos princípios e dos conceitos e para a resolução de problemas.
id UFRGS-2_2b4f528f53a0dfb7f493f3d530272cc2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128011
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonzaga, Fábio Luis de OliveiraBurigo, Elisabete Zardo2015-10-27T02:35:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/128011000972749A proposta desse trabalho é relatar uma pesquisa efetuada com professores de Matemática do Ensino Médio sobre as dificuldades no ensino dos conteúdos de Probabilidade e Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco professores, que abordaram o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade e a sua formação. A análise das entrevistas indica que a formação inicial dos professores é uma explicação para o ensino de Probabilidade e Análise Combinatória centrado na repetição e aplicação de fórmulas. Para melhorar o ensino da Análise Combinatória e da Probabilidade é preciso investir na formação dos professores voltada para a compreensão dos princípios e dos conceitos e para a resolução de problemas.The purpose of this study is to report an outgoing survey with five mathematics teachers about the difficulty in teaching the contents of Probability and Combinatorial Analysis . The research was done through semistructured interviews that focused the teaching of those subjects and the teachers’ training. The data analysis indicates that the training of teachers is an explanation for teachers teaching the subject just repeating and applying formulas. To improve the teaching of Combinatorial Analysis and Probability it is necessary to invest in teachers training focused on the understanding of principles and concepts and problem solving.application/pdfporAnálise combinatóriaAprendizagem da matemáticaFormação de professoresMathematics teaching and learningProbabilityCombinatorial analysisTeachers trainingUma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972749.pdf000972749.pdfTexto completoapplication/pdf780575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128011/1/000972749.pdfbe0b7cad52fdb05e1e32e139a797bbeeMD51TEXT000972749.pdf.txt000972749.pdf.txtExtracted Texttext/plain87676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128011/2/000972749.pdf.txt2977da304ff01d2eac5da97132a06e63MD52THUMBNAIL000972749.pdf.jpg000972749.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128011/3/000972749.pdf.jpgd760caf2f8764e0574cd42d2a4213747MD5310183/1280112019-06-07 02:35:15.489644oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128011Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-07T05:35:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória
title Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória
spellingShingle Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória
Gonzaga, Fábio Luis de Oliveira
Análise combinatória
Aprendizagem da matemática
Formação de professores
Mathematics teaching and learning
Probability
Combinatorial analysis
Teachers training
title_short Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória
title_full Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória
title_fullStr Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória
title_full_unstemmed Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória
title_sort Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória
author Gonzaga, Fábio Luis de Oliveira
author_facet Gonzaga, Fábio Luis de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Fábio Luis de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Aprendizagem da matemática
Formação de professores
topic Análise combinatória
Aprendizagem da matemática
Formação de professores
Mathematics teaching and learning
Probability
Combinatorial analysis
Teachers training
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics teaching and learning
Probability
Combinatorial analysis
Teachers training
description A proposta desse trabalho é relatar uma pesquisa efetuada com professores de Matemática do Ensino Médio sobre as dificuldades no ensino dos conteúdos de Probabilidade e Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco professores, que abordaram o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade e a sua formação. A análise das entrevistas indica que a formação inicial dos professores é uma explicação para o ensino de Probabilidade e Análise Combinatória centrado na repetição e aplicação de fórmulas. Para melhorar o ensino da Análise Combinatória e da Probabilidade é preciso investir na formação dos professores voltada para a compreensão dos princípios e dos conceitos e para a resolução de problemas.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-27T02:35:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/128011
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972749
url http://hdl.handle.net/10183/128011
identifier_str_mv 000972749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128011/1/000972749.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128011/2/000972749.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128011/3/000972749.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv be0b7cad52fdb05e1e32e139a797bbee
2977da304ff01d2eac5da97132a06e63
d760caf2f8764e0574cd42d2a4213747
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447154973474816