Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/128011 |
Resumo: | A proposta desse trabalho é relatar uma pesquisa efetuada com professores de Matemática do Ensino Médio sobre as dificuldades no ensino dos conteúdos de Probabilidade e Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco professores, que abordaram o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade e a sua formação. A análise das entrevistas indica que a formação inicial dos professores é uma explicação para o ensino de Probabilidade e Análise Combinatória centrado na repetição e aplicação de fórmulas. Para melhorar o ensino da Análise Combinatória e da Probabilidade é preciso investir na formação dos professores voltada para a compreensão dos princípios e dos conceitos e para a resolução de problemas. |
id |
UFRGS-2_2b4f528f53a0dfb7f493f3d530272cc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128011 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonzaga, Fábio Luis de OliveiraBurigo, Elisabete Zardo2015-10-27T02:35:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/128011000972749A proposta desse trabalho é relatar uma pesquisa efetuada com professores de Matemática do Ensino Médio sobre as dificuldades no ensino dos conteúdos de Probabilidade e Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco professores, que abordaram o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade e a sua formação. A análise das entrevistas indica que a formação inicial dos professores é uma explicação para o ensino de Probabilidade e Análise Combinatória centrado na repetição e aplicação de fórmulas. Para melhorar o ensino da Análise Combinatória e da Probabilidade é preciso investir na formação dos professores voltada para a compreensão dos princípios e dos conceitos e para a resolução de problemas.The purpose of this study is to report an outgoing survey with five mathematics teachers about the difficulty in teaching the contents of Probability and Combinatorial Analysis . The research was done through semistructured interviews that focused the teaching of those subjects and the teachers’ training. The data analysis indicates that the training of teachers is an explanation for teachers teaching the subject just repeating and applying formulas. To improve the teaching of Combinatorial Analysis and Probability it is necessary to invest in teachers training focused on the understanding of principles and concepts and problem solving.application/pdfporAnálise combinatóriaAprendizagem da matemáticaFormação de professoresMathematics teaching and learningProbabilityCombinatorial analysisTeachers trainingUma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972749.pdf000972749.pdfTexto completoapplication/pdf780575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128011/1/000972749.pdfbe0b7cad52fdb05e1e32e139a797bbeeMD51TEXT000972749.pdf.txt000972749.pdf.txtExtracted Texttext/plain87676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128011/2/000972749.pdf.txt2977da304ff01d2eac5da97132a06e63MD52THUMBNAIL000972749.pdf.jpg000972749.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128011/3/000972749.pdf.jpgd760caf2f8764e0574cd42d2a4213747MD5310183/1280112019-06-07 02:35:15.489644oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128011Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-07T05:35:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória |
title |
Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória |
spellingShingle |
Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória Gonzaga, Fábio Luis de Oliveira Análise combinatória Aprendizagem da matemática Formação de professores Mathematics teaching and learning Probability Combinatorial analysis Teachers training |
title_short |
Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória |
title_full |
Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória |
title_fullStr |
Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória |
title_full_unstemmed |
Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória |
title_sort |
Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória |
author |
Gonzaga, Fábio Luis de Oliveira |
author_facet |
Gonzaga, Fábio Luis de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzaga, Fábio Luis de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
contributor_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise combinatória Aprendizagem da matemática Formação de professores |
topic |
Análise combinatória Aprendizagem da matemática Formação de professores Mathematics teaching and learning Probability Combinatorial analysis Teachers training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics teaching and learning Probability Combinatorial analysis Teachers training |
description |
A proposta desse trabalho é relatar uma pesquisa efetuada com professores de Matemática do Ensino Médio sobre as dificuldades no ensino dos conteúdos de Probabilidade e Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco professores, que abordaram o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade e a sua formação. A análise das entrevistas indica que a formação inicial dos professores é uma explicação para o ensino de Probabilidade e Análise Combinatória centrado na repetição e aplicação de fórmulas. Para melhorar o ensino da Análise Combinatória e da Probabilidade é preciso investir na formação dos professores voltada para a compreensão dos princípios e dos conceitos e para a resolução de problemas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-27T02:35:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/128011 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000972749 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/128011 |
identifier_str_mv |
000972749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128011/1/000972749.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128011/2/000972749.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128011/3/000972749.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be0b7cad52fdb05e1e32e139a797bbee 2977da304ff01d2eac5da97132a06e63 d760caf2f8764e0574cd42d2a4213747 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447154973474816 |