A banda Pearl Jam: uma análise semiótica dos cartazes de shows no Brasil em 2015 e 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yanke, Henrique Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200478
Resumo: Dentro da publicidade, o cartaz sempre teve um espaço significativo para comunicar mensagens ao público. Diante disso, a presente pesquisa propõe uma análise semiótica perante os estudos de Charles Pierce, Santaella (1983, 2007), Pinto (2008), Iasbeck (2005), Joly (2008), dos cartazes dos shows da banda Pearl Jam de 22 de novembro de 2015 e 21 de março de 2018 realizados no Brasil. Uma vez que a banda possui um histórico de ativismo e reivindicações como pauta permanente, busca-se encontrar nas características gráficas e visuais, elementos que possam gerar sentidos sobre o ativismo da banda ou para além dele. Foi possível inferir que apesar dos estereótipos a respeito do Brasil nas peças, os cartazes convergem com os protestos a respeito da catástrofe de Mariana e da intervenção federal no Rio de Janeiro.
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