Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87653 |
Resumo: | O trabalho de Conclusão de Curso “Abordagens somáticas enquanto prática pedagógica nas artes cênicas” investiga as abordagens somáticas em comum dos métodos da Educação Somática, bem como as suas estratégias pedagógicas. Motivada por compreender este campo de estudo e desdobrar possibilidades desse conhecimento para o ator e professor de teatro, este trabalho tem como objetivo o estudo das abordagens somáticas enquanto prática pedagógica, aproximando-as da prática teatral e utilizando vivências de práticas no Grupo Experimental de Dança de 2013. Visa pesquisar a prática como um processo de experiência, contrapondo-se a uma visão puramente mecânica do corpo e evitando os automatismos, a partir de caminhos proprioceptivos. A Educação Somática reúne um conjunto de métodos, tais como a Antiginástica, Técnica Alexander, Método Feldenkrais, Eutonia, Método das cadeias musculares e articulares G.D.S., Body-Mind Centering, Bartenieff, que apesar de cada método ter suas técnicas pedagógicas próprias, têm como foco o aprendizado da consciência do corpo em movimento, englobando uma diversidade de conhecimentos nos quais os domínios sensorial, cognitivo, motor, afetivo e espiritual permutam-se com ênfases diferentes. Utilizei como dados de pesquisa material bibliográfico, observações, vivências, notas pessoais, desenhos e fotos. |
id |
UFRGS-2_2bb45c0e960497d82c8d6ca48317592a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87653 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Renata SteinSilva, Suzane Weber da2014-02-25T01:53:00Z2013http://hdl.handle.net/10183/87653000911477O trabalho de Conclusão de Curso “Abordagens somáticas enquanto prática pedagógica nas artes cênicas” investiga as abordagens somáticas em comum dos métodos da Educação Somática, bem como as suas estratégias pedagógicas. Motivada por compreender este campo de estudo e desdobrar possibilidades desse conhecimento para o ator e professor de teatro, este trabalho tem como objetivo o estudo das abordagens somáticas enquanto prática pedagógica, aproximando-as da prática teatral e utilizando vivências de práticas no Grupo Experimental de Dança de 2013. Visa pesquisar a prática como um processo de experiência, contrapondo-se a uma visão puramente mecânica do corpo e evitando os automatismos, a partir de caminhos proprioceptivos. A Educação Somática reúne um conjunto de métodos, tais como a Antiginástica, Técnica Alexander, Método Feldenkrais, Eutonia, Método das cadeias musculares e articulares G.D.S., Body-Mind Centering, Bartenieff, que apesar de cada método ter suas técnicas pedagógicas próprias, têm como foco o aprendizado da consciência do corpo em movimento, englobando uma diversidade de conhecimentos nos quais os domínios sensorial, cognitivo, motor, afetivo e espiritual permutam-se com ênfases diferentes. Utilizei como dados de pesquisa material bibliográfico, observações, vivências, notas pessoais, desenhos e fotos.application/pdfporEducação somáticaTeatroEstratégias pedagógicasGrupo Experimental de DançaDançaGrupo Experimental de Dança. Porto Alegre (RS)Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2013Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911477.pdf000911477.pdfTexto completoapplication/pdf1891907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87653/1/000911477.pdf9392cb2822d7a008c029f31496b3c4a5MD51TEXT000911477.pdf.txt000911477.pdf.txtExtracted Texttext/plain136015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87653/2/000911477.pdf.txtb7c7b84b3e501bb22f68b6d95f39035cMD52THUMBNAIL000911477.pdf.jpg000911477.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87653/3/000911477.pdf.jpgda8adfe44316fc9d0a6efa6345fd68c0MD5310183/876532023-05-04 04:01:55.563555oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-04T07:01:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas |
title |
Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas |
spellingShingle |
Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas Dias, Renata Stein Educação somática Teatro Estratégias pedagógicas Grupo Experimental de Dança Dança Grupo Experimental de Dança. Porto Alegre (RS) |
title_short |
Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas |
title_full |
Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas |
title_fullStr |
Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas |
title_full_unstemmed |
Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas |
title_sort |
Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas |
author |
Dias, Renata Stein |
author_facet |
Dias, Renata Stein |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Renata Stein |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Suzane Weber da |
contributor_str_mv |
Silva, Suzane Weber da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação somática Teatro Estratégias pedagógicas Grupo Experimental de Dança Dança Grupo Experimental de Dança. Porto Alegre (RS) |
topic |
Educação somática Teatro Estratégias pedagógicas Grupo Experimental de Dança Dança Grupo Experimental de Dança. Porto Alegre (RS) |
description |
O trabalho de Conclusão de Curso “Abordagens somáticas enquanto prática pedagógica nas artes cênicas” investiga as abordagens somáticas em comum dos métodos da Educação Somática, bem como as suas estratégias pedagógicas. Motivada por compreender este campo de estudo e desdobrar possibilidades desse conhecimento para o ator e professor de teatro, este trabalho tem como objetivo o estudo das abordagens somáticas enquanto prática pedagógica, aproximando-as da prática teatral e utilizando vivências de práticas no Grupo Experimental de Dança de 2013. Visa pesquisar a prática como um processo de experiência, contrapondo-se a uma visão puramente mecânica do corpo e evitando os automatismos, a partir de caminhos proprioceptivos. A Educação Somática reúne um conjunto de métodos, tais como a Antiginástica, Técnica Alexander, Método Feldenkrais, Eutonia, Método das cadeias musculares e articulares G.D.S., Body-Mind Centering, Bartenieff, que apesar de cada método ter suas técnicas pedagógicas próprias, têm como foco o aprendizado da consciência do corpo em movimento, englobando uma diversidade de conhecimentos nos quais os domínios sensorial, cognitivo, motor, afetivo e espiritual permutam-se com ênfases diferentes. Utilizei como dados de pesquisa material bibliográfico, observações, vivências, notas pessoais, desenhos e fotos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-25T01:53:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/87653 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911477 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/87653 |
identifier_str_mv |
000911477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87653/1/000911477.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87653/2/000911477.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87653/3/000911477.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9392cb2822d7a008c029f31496b3c4a5 b7c7b84b3e501bb22f68b6d95f39035c da8adfe44316fc9d0a6efa6345fd68c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447120968155136 |