Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Renata Stein
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87653
Resumo: O trabalho de Conclusão de Curso “Abordagens somáticas enquanto prática pedagógica nas artes cênicas” investiga as abordagens somáticas em comum dos métodos da Educação Somática, bem como as suas estratégias pedagógicas. Motivada por compreender este campo de estudo e desdobrar possibilidades desse conhecimento para o ator e professor de teatro, este trabalho tem como objetivo o estudo das abordagens somáticas enquanto prática pedagógica, aproximando-as da prática teatral e utilizando vivências de práticas no Grupo Experimental de Dança de 2013. Visa pesquisar a prática como um processo de experiência, contrapondo-se a uma visão puramente mecânica do corpo e evitando os automatismos, a partir de caminhos proprioceptivos. A Educação Somática reúne um conjunto de métodos, tais como a Antiginástica, Técnica Alexander, Método Feldenkrais, Eutonia, Método das cadeias musculares e articulares G.D.S., Body-Mind Centering, Bartenieff, que apesar de cada método ter suas técnicas pedagógicas próprias, têm como foco o aprendizado da consciência do corpo em movimento, englobando uma diversidade de conhecimentos nos quais os domínios sensorial, cognitivo, motor, afetivo e espiritual permutam-se com ênfases diferentes. Utilizei como dados de pesquisa material bibliográfico, observações, vivências, notas pessoais, desenhos e fotos.
id UFRGS-2_2bb45c0e960497d82c8d6ca48317592a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87653
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Renata SteinSilva, Suzane Weber da2014-02-25T01:53:00Z2013http://hdl.handle.net/10183/87653000911477O trabalho de Conclusão de Curso “Abordagens somáticas enquanto prática pedagógica nas artes cênicas” investiga as abordagens somáticas em comum dos métodos da Educação Somática, bem como as suas estratégias pedagógicas. Motivada por compreender este campo de estudo e desdobrar possibilidades desse conhecimento para o ator e professor de teatro, este trabalho tem como objetivo o estudo das abordagens somáticas enquanto prática pedagógica, aproximando-as da prática teatral e utilizando vivências de práticas no Grupo Experimental de Dança de 2013. Visa pesquisar a prática como um processo de experiência, contrapondo-se a uma visão puramente mecânica do corpo e evitando os automatismos, a partir de caminhos proprioceptivos. A Educação Somática reúne um conjunto de métodos, tais como a Antiginástica, Técnica Alexander, Método Feldenkrais, Eutonia, Método das cadeias musculares e articulares G.D.S., Body-Mind Centering, Bartenieff, que apesar de cada método ter suas técnicas pedagógicas próprias, têm como foco o aprendizado da consciência do corpo em movimento, englobando uma diversidade de conhecimentos nos quais os domínios sensorial, cognitivo, motor, afetivo e espiritual permutam-se com ênfases diferentes. Utilizei como dados de pesquisa material bibliográfico, observações, vivências, notas pessoais, desenhos e fotos.application/pdfporEducação somáticaTeatroEstratégias pedagógicasGrupo Experimental de DançaDançaGrupo Experimental de Dança. Porto Alegre (RS)Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2013Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911477.pdf000911477.pdfTexto completoapplication/pdf1891907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87653/1/000911477.pdf9392cb2822d7a008c029f31496b3c4a5MD51TEXT000911477.pdf.txt000911477.pdf.txtExtracted Texttext/plain136015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87653/2/000911477.pdf.txtb7c7b84b3e501bb22f68b6d95f39035cMD52THUMBNAIL000911477.pdf.jpg000911477.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87653/3/000911477.pdf.jpgda8adfe44316fc9d0a6efa6345fd68c0MD5310183/876532023-05-04 04:01:55.563555oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-04T07:01:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas
title Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas
spellingShingle Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas
Dias, Renata Stein
Educação somática
Teatro
Estratégias pedagógicas
Grupo Experimental de Dança
Dança
Grupo Experimental de Dança. Porto Alegre (RS)
title_short Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas
title_full Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas
title_fullStr Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas
title_full_unstemmed Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas
title_sort Abordagens somáticas enquanto práticas pedagógicas nas Artes Cênicas
author Dias, Renata Stein
author_facet Dias, Renata Stein
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Renata Stein
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Suzane Weber da
contributor_str_mv Silva, Suzane Weber da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação somática
Teatro
Estratégias pedagógicas
Grupo Experimental de Dança
Dança
Grupo Experimental de Dança. Porto Alegre (RS)
topic Educação somática
Teatro
Estratégias pedagógicas
Grupo Experimental de Dança
Dança
Grupo Experimental de Dança. Porto Alegre (RS)
description O trabalho de Conclusão de Curso “Abordagens somáticas enquanto prática pedagógica nas artes cênicas” investiga as abordagens somáticas em comum dos métodos da Educação Somática, bem como as suas estratégias pedagógicas. Motivada por compreender este campo de estudo e desdobrar possibilidades desse conhecimento para o ator e professor de teatro, este trabalho tem como objetivo o estudo das abordagens somáticas enquanto prática pedagógica, aproximando-as da prática teatral e utilizando vivências de práticas no Grupo Experimental de Dança de 2013. Visa pesquisar a prática como um processo de experiência, contrapondo-se a uma visão puramente mecânica do corpo e evitando os automatismos, a partir de caminhos proprioceptivos. A Educação Somática reúne um conjunto de métodos, tais como a Antiginástica, Técnica Alexander, Método Feldenkrais, Eutonia, Método das cadeias musculares e articulares G.D.S., Body-Mind Centering, Bartenieff, que apesar de cada método ter suas técnicas pedagógicas próprias, têm como foco o aprendizado da consciência do corpo em movimento, englobando uma diversidade de conhecimentos nos quais os domínios sensorial, cognitivo, motor, afetivo e espiritual permutam-se com ênfases diferentes. Utilizei como dados de pesquisa material bibliográfico, observações, vivências, notas pessoais, desenhos e fotos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-25T01:53:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87653
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911477
url http://hdl.handle.net/10183/87653
identifier_str_mv 000911477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87653/1/000911477.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87653/2/000911477.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87653/3/000911477.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9392cb2822d7a008c029f31496b3c4a5
b7c7b84b3e501bb22f68b6d95f39035c
da8adfe44316fc9d0a6efa6345fd68c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447120968155136