A presença do estranho como um agente catalisador no processo estético de Edgar Allan Poe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Luís Alberto de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157037
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir as similaridades entre a obra de Edgar Allan Poe e a temática do Estranho (Das Unheimliche), proposta por Sigmund Freud no texto intitulado "O Estranho"(FREUD, 1919).Na continuidade deste trabalho, buscaremos,ainda, estabelecer uma relação dialógica com a temática do duplo (Doppelgänger) apresentada por Otto Rank (RANK, 1939),tendo em vista que ambos os autores, de certa forma,colaboraram reciprocamente na pesquisa do outro. O escopo de análise é centrado no conto “A Queda da Casa de Usher”, produzido por Poe em 1839. Através de uma análise dos personagens, as hipóteses aqui levantadas sobre o retorno do recalcado presente no conto devem ser consideradas na condição de agente revelador de pulsões reprimidas advindas do inconsciente em cruzamento com a ambivalência do duplo. Fundamentando-nos essencialmente na literatura e alguns recursos da psicanálise, tentaremos mostrar alguns dos possíveis destinos desta estranheza e como ela se manifesta no processo estético de Edgar Allan Poe.
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