Análise da efetividade da adoção de redutores eletrônicos de velocidade na cidade de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252448 |
Resumo: | Este trabalho trata sobre a análise de efetividade dos Redutores Eletrônicos de Velocidade (REV), comumente chamados de lombadas eletrônicas, utilizados em Porto Alegre/RS. O método utilizado para avaliar a efetividade dos REV foi estudo de coorte, que consiste em um estudo observacional longitudinal, aplicando-se os modelos estatísticos razão de chances e risco relativo. A partir destes modelos é possível estimar a chance e o risco de ocorrer sinistros com vítimas com o uso de REV. Foram utilizados os dados de sinistralidade disponíveis no site oficial da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) nos períodos de três anos anteriores e três posteriores ao início de operação dos REV nos locais de operação de REV dentro da área de abrangência definida com limites de 200m anteriores e posteriores ao ponto de medição da velocidade. O resultado da avaliação demonstrou que 50% dos locais que possuem REV em operação apresentam bons resultados na redução do número de sinistros totais de trânsito. O local de maior desempenho reduziu em 78% no número de sinistros. Enquanto o local de menor desempenho obteve um aumento de 40% no número de sinistros. Quanto ao número de vítimas, 50% dos locais apresentaram redução no número de vítimas com o uso de redutores eletrônicos de velocidade. O local de maior desempenho reduziu em 80% no número de vítimas. Enquanto o local de menor desempenho obteve um aumento de 100% no número de vítimas de trânsito passando de uma para duas vítimas dentro do período do estudo. As aplicações de razão de chance e risco relativo demonstraram redução na chance e no risco de haver vítimas quando da ocorrência dos sinistros de trânsito em 62% dos locais que utilizam lombadas eletrônicas. Na apresentação dos resultados, pode-se identificar que a maioria dos redutores eletrônicos apresenta bom desempenho na redução dos índices sinistralidade. Ao final do trabalho foi possível compreender que o método aplicado identifica e dimensiona de forma adequada o comportamento dos sinistros ocorridos junto dos locais de operação de lombadas eletrônicas, tanto para os locais que apresentaram redução quanto para os locais que apresentaram aumento dos dados de sinistralidade. A partir do estudo pode-se verificar que os locais que não apresentaram redução nos índices de sinistralidade dependem de avaliação complementar buscando identificar as situações de risco e os fatores contribuintes dos locais que possam colaborar para a baixa eficiência no uso de REV. |
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Guilherme, Renan da SilvaNodari, Christine TesseleMoura, Fagner Sutel2022-12-07T04:52:41Z2022http://hdl.handle.net/10183/252448001154399Este trabalho trata sobre a análise de efetividade dos Redutores Eletrônicos de Velocidade (REV), comumente chamados de lombadas eletrônicas, utilizados em Porto Alegre/RS. O método utilizado para avaliar a efetividade dos REV foi estudo de coorte, que consiste em um estudo observacional longitudinal, aplicando-se os modelos estatísticos razão de chances e risco relativo. A partir destes modelos é possível estimar a chance e o risco de ocorrer sinistros com vítimas com o uso de REV. Foram utilizados os dados de sinistralidade disponíveis no site oficial da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) nos períodos de três anos anteriores e três posteriores ao início de operação dos REV nos locais de operação de REV dentro da área de abrangência definida com limites de 200m anteriores e posteriores ao ponto de medição da velocidade. O resultado da avaliação demonstrou que 50% dos locais que possuem REV em operação apresentam bons resultados na redução do número de sinistros totais de trânsito. O local de maior desempenho reduziu em 78% no número de sinistros. Enquanto o local de menor desempenho obteve um aumento de 40% no número de sinistros. Quanto ao número de vítimas, 50% dos locais apresentaram redução no número de vítimas com o uso de redutores eletrônicos de velocidade. O local de maior desempenho reduziu em 80% no número de vítimas. Enquanto o local de menor desempenho obteve um aumento de 100% no número de vítimas de trânsito passando de uma para duas vítimas dentro do período do estudo. As aplicações de razão de chance e risco relativo demonstraram redução na chance e no risco de haver vítimas quando da ocorrência dos sinistros de trânsito em 62% dos locais que utilizam lombadas eletrônicas. Na apresentação dos resultados, pode-se identificar que a maioria dos redutores eletrônicos apresenta bom desempenho na redução dos índices sinistralidade. Ao final do trabalho foi possível compreender que o método aplicado identifica e dimensiona de forma adequada o comportamento dos sinistros ocorridos junto dos locais de operação de lombadas eletrônicas, tanto para os locais que apresentaram redução quanto para os locais que apresentaram aumento dos dados de sinistralidade. A partir do estudo pode-se verificar que os locais que não apresentaram redução nos índices de sinistralidade dependem de avaliação complementar buscando identificar as situações de risco e os fatores contribuintes dos locais que possam colaborar para a baixa eficiência no uso de REV.This work deals with the analysis of the effectiveness of Electronic Speed Reducers (REV), commonly called electronic speed bumps, used in Porto Alegre/RS. The method used to assess the effectiveness of REV was a cohort study, which consists of a longitudinal observational study, applying the odds ratio and relative risk statistical models. From these models, it is possible to estimate the chance and risk of accidents with victims using REV. The accident rate data available on the official website of Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) was used in the periods of three years before and three years after the start of operation of the REVs in the REV operation sites within the defined coverage area with limits of 200m before and after the speed measurement point. The result of the evaluation showed that 50% of the locations that have REV in operation present good results in reducing the number of total traffic accidents. The highest-performing location reduced the number of claims by 78%. While the lowest-performing location saw a 40% increase in the number of claims. As for the number of victims, 50% of the sites showed a reduction in the number of victims with the use of electronic speed bumps. The highest-performing site reduced the number of victims by 80%. While the lowest performing site had a 100% increase in the number of traffic victims from one to two victims within the study period. The odds ratio and relative risk applications showed a reduction in the chance and risk of having victims when traffic accidents occur in 62% of places that use electronic speed bumps. In the presentation of the results, it can be identified that most electronic gearboxes have a good performance in reducing accident rates. At the end of the work, it was possible to understand that the method applied adequately identifies and measures the behavior of claims that occurred at the places where electronic spines operate, both for the places that showed a reduction and for the places that showed an increase in the accident rate data. From the study, it can be seen that the places that did not show a reduction in accident rates depend on a complementary assessment seeking to identify risk situations and contributing factors in the places that may contribute to the low efficiency in the use of REV.application/pdfporFiscalização eletrônica de trânsitoControle de velocidadeElectronic Speed Reducer - REVEffectivenessCohort studyLoss ratioVictim reductionAnálise da efetividade da adoção de redutores eletrônicos de velocidade na cidade de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2022Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154399.pdf.txt001154399.pdf.txtExtracted Texttext/plain174661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252448/2/001154399.pdf.txt675d332e54c1770013900bb2190b38c6MD52ORIGINAL001154399.pdfTexto completoapplication/pdf3280985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252448/1/001154399.pdf9f4916fe92c4a045a33e801d8c0358a9MD5110183/2524482023-01-07 06:16:15.945064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252448Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-01-07T08:16:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho trata sobre a análise de efetividade dos Redutores Eletrônicos de Velocidade (REV), comumente chamados de lombadas eletrônicas, utilizados em Porto Alegre/RS. O método utilizado para avaliar a efetividade dos REV foi estudo de coorte, que consiste em um estudo observacional longitudinal, aplicando-se os modelos estatísticos razão de chances e risco relativo. A partir destes modelos é possível estimar a chance e o risco de ocorrer sinistros com vítimas com o uso de REV. Foram utilizados os dados de sinistralidade disponíveis no site oficial da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) nos períodos de três anos anteriores e três posteriores ao início de operação dos REV nos locais de operação de REV dentro da área de abrangência definida com limites de 200m anteriores e posteriores ao ponto de medição da velocidade. O resultado da avaliação demonstrou que 50% dos locais que possuem REV em operação apresentam bons resultados na redução do número de sinistros totais de trânsito. O local de maior desempenho reduziu em 78% no número de sinistros. Enquanto o local de menor desempenho obteve um aumento de 40% no número de sinistros. Quanto ao número de vítimas, 50% dos locais apresentaram redução no número de vítimas com o uso de redutores eletrônicos de velocidade. O local de maior desempenho reduziu em 80% no número de vítimas. Enquanto o local de menor desempenho obteve um aumento de 100% no número de vítimas de trânsito passando de uma para duas vítimas dentro do período do estudo. As aplicações de razão de chance e risco relativo demonstraram redução na chance e no risco de haver vítimas quando da ocorrência dos sinistros de trânsito em 62% dos locais que utilizam lombadas eletrônicas. Na apresentação dos resultados, pode-se identificar que a maioria dos redutores eletrônicos apresenta bom desempenho na redução dos índices sinistralidade. Ao final do trabalho foi possível compreender que o método aplicado identifica e dimensiona de forma adequada o comportamento dos sinistros ocorridos junto dos locais de operação de lombadas eletrônicas, tanto para os locais que apresentaram redução quanto para os locais que apresentaram aumento dos dados de sinistralidade. A partir do estudo pode-se verificar que os locais que não apresentaram redução nos índices de sinistralidade dependem de avaliação complementar buscando identificar as situações de risco e os fatores contribuintes dos locais que possam colaborar para a baixa eficiência no uso de REV. |
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