Moralidade e autoria na rede : possibilidades de desenvolvimento na educação a distancia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140132 |
Resumo: | Este estudo pesquisou as possibilidades de desenvolvimento moral em adultos a partir da relação com tutores e professores a distância. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, em especial o desenvolvimento moral. A metodologia adotada define-se como uma pesquisa qualitativa, realizada através do método de estudo de caso. O trabalho foi realizado com uma turma de alunos de um curso de pedagogia a distância. A coleta de dados foi feita através de um questionário escrito, com perguntas abertas. Foram utilizadas as opiniões dos alunos sobre a questão da autoria, ou do plágio, e as alterações de suas opiniões sobre o tema, ao longo do curso, como possível indicador de desenvolvimento moral ao longo da graduação através da relação com os tutores e professores. A abordagem ocorreu através das conceituações e reflexões sobre a questão do plágio nos alunos pesquisados, tentando mapear, através das manifestações de descentração e de reflexão destes, a evolução no conceito de autoria, investigando, a partir daí, um possível crescimento em termos de desenvolvimento moral na relação com professores e tutores. Os resultados obtidos indicam relações de cooperação com os tutores e professores que possibilitaram a construção de novos valores, permitindo aos alunos respeitar a produção intelectual do outro, construindo assim o conceito de plágio e autoria. O estudo nos leva a concluir que relações de cooperação com a equipe docente, no meio acadêmico a distância, podem ser relevantes para o desenvolvimento moral dos alunos. |
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