Ensino de geografia : a análise da cartografia como feramenta para o entendimento inicial da espacialidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205587 |
Resumo: | A cartografia é uma importante ferramenta para leitura e compreensão do espaço geográfico. No entanto, também pode se tornar uma barreira para os alunos que não conseguem entender conceitos utilizados para orientação e localização no espaço. Este trabalho propõe-se a analisar como a cartografia contribui para o ensino de Geografia através da construção e aplicação de três oficinas pedagógicas em uma turma de 6º ano de ensino fundamental. Como metodologia utilizada para alcançar os objetivos optou-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa (quali-quantitativa) além da pesquisa-ação. As oficinas foram aplicadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de São Leopoldo, situada no município de São Leopoldo – RS, e contou com a participação de 26 alunos. O desenvolvimento das oficinas se deu a partir de conceitos trabalhados no referencial teórico e temas selecionados nas habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa em questão. Temas, esses, que procuraram perceber as noções de leitura espacial dos alunos a partir da utilização da representação cartografia do espaço entendido através de suas categorias de análise. Criadas com uma abordagem crescente de complexidade, as oficinas são, respectivamente: Localizando-se a partir de elementos espaciais afetivos (Escola/Bairro), Revivendo o Espaço Afetivo através da imaginação e Paisagem no mapa: o aluno redefinindo/desenhando seu espaço. Identificamos que com atividades utilizando materiais diferenciados tais como: imagens, mapas, desenhos e associando esses à ciência cartográfica, os alunos constroem os conceitos geográficos a partir da reflexão que realizam através de suas vivencias, ou seja, por meio da representação sentem-se parte do contexto e isso se mostrou eficaz na aplicação das oficinas. |
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Alves, Gabriel TojaCastrogiovanni, Antônio Carlos2020-02-07T04:15:44Z2019http://hdl.handle.net/10183/205587001111264A cartografia é uma importante ferramenta para leitura e compreensão do espaço geográfico. No entanto, também pode se tornar uma barreira para os alunos que não conseguem entender conceitos utilizados para orientação e localização no espaço. Este trabalho propõe-se a analisar como a cartografia contribui para o ensino de Geografia através da construção e aplicação de três oficinas pedagógicas em uma turma de 6º ano de ensino fundamental. Como metodologia utilizada para alcançar os objetivos optou-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa (quali-quantitativa) além da pesquisa-ação. As oficinas foram aplicadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de São Leopoldo, situada no município de São Leopoldo – RS, e contou com a participação de 26 alunos. O desenvolvimento das oficinas se deu a partir de conceitos trabalhados no referencial teórico e temas selecionados nas habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa em questão. Temas, esses, que procuraram perceber as noções de leitura espacial dos alunos a partir da utilização da representação cartografia do espaço entendido através de suas categorias de análise. Criadas com uma abordagem crescente de complexidade, as oficinas são, respectivamente: Localizando-se a partir de elementos espaciais afetivos (Escola/Bairro), Revivendo o Espaço Afetivo através da imaginação e Paisagem no mapa: o aluno redefinindo/desenhando seu espaço. Identificamos que com atividades utilizando materiais diferenciados tais como: imagens, mapas, desenhos e associando esses à ciência cartográfica, os alunos constroem os conceitos geográficos a partir da reflexão que realizam através de suas vivencias, ou seja, por meio da representação sentem-se parte do contexto e isso se mostrou eficaz na aplicação das oficinas.La cartografía es una herramienta importante para leer y comprender el espacio geográfico. Sin embargo, también puede convertirse en una barrera para los estudiantes que no pueden comprender los conceptos utilizados para la orientación y ubicación en el espacio. Este artículo tiene como objetivo analizar cómo la cartografía contribuye a la enseñanza de la geografía a través de la construcción y aplicación de tres talleres pedagógicos en una clase de escuela primaria de sexto grado. Como metodología utilizada para lograr los objetivos, optamos por la investigación cualitativa y cuantitativa (cualitativa), además de la investigación de acción. Los talleres se realizaron en la Escuela Estatal de Educación Primaria Visconde de São Leopoldo, ubicada en el municipio de São Leopoldo - RS, y asistieron 26 estudiantes. El desarrollo de los talleres se realizó a partir de conceptos trabajados sobre el marco teórico y los temas seleccionados en las habilidades presentes en la Base de Currículo Nacional Común (BNCC) para la etapa en cuestión. Temas, que buscaban comprender las nociones de lectura espacial de los estudiantes a partir del uso de la representación cartográfica del espacio entendida a través de sus categorías de análisis. Creados con un enfoque creciente de la complejidad, los talleres son, respectivamente: Localizarse a sí mismo a partir de elementos espaciales afectivos (escuela / vecindario), revivir el espacio afectivo a través de la imaginación y el paisaje en el mapa: el alumno redefine / dibuja su espacio. Identificamos que con actividades que utilizan diferentes materiales como imágenes, mapas, dibujos y al asociarlos con la ciencia cartográfica, los estudiantes construyen los conceptos geográficos a partir de la reflexión que realizan a través de sus experiencias, es decir, a través de la representación que sienten parte contexto y esto resultó efectivo en la implementación de los talleres.application/pdfporGeografia : EnsinoEspaço geográficoCartografiaEnseñanza de geografíaEspacio geográficoTalleresEnsino de geografia : a análise da cartografia como feramenta para o entendimento inicial da espacialidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111264.pdf.txt001111264.pdf.txtExtracted Texttext/plain83257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205587/2/001111264.pdf.txt18f56d33d57b728439f7fee12de2e86eMD52ORIGINAL001111264.pdfTexto completoapplication/pdf1727631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205587/1/001111264.pdf3c9926c1c1f1fdbe3a4a7260b5d9bb49MD5110183/2055872020-02-08 05:21:40.949847oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-08T07:21:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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