Protesto na Sapucaí: análise dos sentidos da cobertura da Globo dos desfiles com crítica política no carnaval do Rio de Janeiro em 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maira Miguel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200353
Resumo: A pesquisa objetiva analisar os sentidos produzidos pelos jornalistas-apresentadores Alex Escobar e Fátima Bernardes sobre os enredos de crítica política e social das escolas de samba do Rio de Janeiro, em 2018. Buscou-se entender o contexto externo que pode ter influenciado a performance dos apresentadores e a informação jornalística construída no momento de transmissão ao vivo. Para tal, usou-se o conceito de televisão enquanto agente de funcionamento da democracia (CHARADEUAU, 2016) e efeito de verdade gerado pelas imagens ao vivo (FECHINE, 2008). Do jornalismo, buscou-se a Teoria Construcionista (TRAQUINA, 2005) e a credibilidade como capital social máximo do jornalismo (BERGER, 1997). No campo do carnaval, procurou-se entender as origens da festa (BEYER, 1991), as transformações a partir do nascimento das escolas de samba (CAVALCANTI,1994) e a formalização da competição transmitida pela televisão (CARVALHO, 2013; PADRÃO, 2008). A metodologia se baseou nos conceitos de paráfrase, polissemia, interdiscurso e formação ideológica da Análise de Discurso (ORLANDI, 2005). Os sentidos de “constrangimento” e “fuga” predominaram na Paraíso do Tuiuti, e de “participação” e “comodidade” na Estação Primeira de Mangueira e Beija-Flor de Nilópolis. As diferenças ideológicas presentes na crítica política de cada enredo, e o impacto que isso causou nos interesses da Rede Globo, prejudicaram a qualidade da informação e a credibilidade jornalística da transmissão.
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