Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/30474 |
Resumo: | Este trabalho apresenta cenas da rotina escolar, visando acompanhar processos à luz da caixa de ferramentas da Saúde Mental Coletiva. Mostra as tecnologias de poder operando à normatização e o controle do social; e apresenta a filosofia nômade como uma máquina de guerra contra as máquinas de captura, apostando na diferença como força de reinvenção da existência; propõe para a educação uma perspectiva ético-estético-política, rompendo com os modos de subjetivação que as práticas educacionais recognitivas vêm reproduzindo. Fazver, como construções históricas e sociais, algumas verdades hegemônicas, consideradas racionais e naturais; e investe na prática do cuidado como potencializador da vida. Finaliza apresentando um recorte do mundo do trabalho, cartografando caminhos e intervenções, objetivando bons encontros que potencializem a construção de si e de mundos e afirmem a vida. |
id |
UFRGS-2_2d7f74f9143ff436b40ca85a7bb41f2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30474 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Jaqueline Dinorá Paiva dePalombini, Analice de Lima2011-08-02T06:00:46Z2010http://hdl.handle.net/10183/30474000779572Este trabalho apresenta cenas da rotina escolar, visando acompanhar processos à luz da caixa de ferramentas da Saúde Mental Coletiva. Mostra as tecnologias de poder operando à normatização e o controle do social; e apresenta a filosofia nômade como uma máquina de guerra contra as máquinas de captura, apostando na diferença como força de reinvenção da existência; propõe para a educação uma perspectiva ético-estético-política, rompendo com os modos de subjetivação que as práticas educacionais recognitivas vêm reproduzindo. Fazver, como construções históricas e sociais, algumas verdades hegemônicas, consideradas racionais e naturais; e investe na prática do cuidado como potencializador da vida. Finaliza apresentando um recorte do mundo do trabalho, cartografando caminhos e intervenções, objetivando bons encontros que potencializem a construção de si e de mundos e afirmem a vida.application/pdfporSaúde mental coletivaEscolaFilosofiaCartografiaCuidadoVidaCartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Educação em Saúde Mental Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000779572.pdf000779572.pdfTexto completoapplication/pdf214412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30474/1/000779572.pdfdf13892950bd7672cb6d8432ceff7da0MD51TEXT000779572.pdf.txt000779572.pdf.txtExtracted Texttext/plain73048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30474/2/000779572.pdf.txtd0395eaaab573e0a52ab96f62de7ddd1MD52THUMBNAIL000779572.pdf.jpg000779572.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30474/3/000779572.pdf.jpgefa09bcf72228e4d7fbb3da7e6c61da5MD5310183/304742018-10-11 08:54:07.604oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:54:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva |
title |
Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva |
spellingShingle |
Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva Campos, Jaqueline Dinorá Paiva de Saúde mental coletiva Escola Filosofia Cartografia Cuidado Vida |
title_short |
Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva |
title_full |
Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva |
title_fullStr |
Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva |
title_full_unstemmed |
Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva |
title_sort |
Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva |
author |
Campos, Jaqueline Dinorá Paiva de |
author_facet |
Campos, Jaqueline Dinorá Paiva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Jaqueline Dinorá Paiva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palombini, Analice de Lima |
contributor_str_mv |
Palombini, Analice de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental coletiva Escola Filosofia Cartografia Cuidado Vida |
topic |
Saúde mental coletiva Escola Filosofia Cartografia Cuidado Vida |
description |
Este trabalho apresenta cenas da rotina escolar, visando acompanhar processos à luz da caixa de ferramentas da Saúde Mental Coletiva. Mostra as tecnologias de poder operando à normatização e o controle do social; e apresenta a filosofia nômade como uma máquina de guerra contra as máquinas de captura, apostando na diferença como força de reinvenção da existência; propõe para a educação uma perspectiva ético-estético-política, rompendo com os modos de subjetivação que as práticas educacionais recognitivas vêm reproduzindo. Fazver, como construções históricas e sociais, algumas verdades hegemônicas, consideradas racionais e naturais; e investe na prática do cuidado como potencializador da vida. Finaliza apresentando um recorte do mundo do trabalho, cartografando caminhos e intervenções, objetivando bons encontros que potencializem a construção de si e de mundos e afirmem a vida. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-08-02T06:00:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/30474 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000779572 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/30474 |
identifier_str_mv |
000779572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30474/1/000779572.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30474/2/000779572.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30474/3/000779572.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df13892950bd7672cb6d8432ceff7da0 d0395eaaab573e0a52ab96f62de7ddd1 efa09bcf72228e4d7fbb3da7e6c61da5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224411749023744 |