Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Jaqueline Dinorá Paiva de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/30474
Resumo: Este trabalho apresenta cenas da rotina escolar, visando acompanhar processos à luz da caixa de ferramentas da Saúde Mental Coletiva. Mostra as tecnologias de poder operando à normatização e o controle do social; e apresenta a filosofia nômade como uma máquina de guerra contra as máquinas de captura, apostando na diferença como força de reinvenção da existência; propõe para a educação uma perspectiva ético-estético-política, rompendo com os modos de subjetivação que as práticas educacionais recognitivas vêm reproduzindo. Fazver, como construções históricas e sociais, algumas verdades hegemônicas, consideradas racionais e naturais; e investe na prática do cuidado como potencializador da vida. Finaliza apresentando um recorte do mundo do trabalho, cartografando caminhos e intervenções, objetivando bons encontros que potencializem a construção de si e de mundos e afirmem a vida.
id UFRGS-2_2d7f74f9143ff436b40ca85a7bb41f2c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30474
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Campos, Jaqueline Dinorá Paiva dePalombini, Analice de Lima2011-08-02T06:00:46Z2010http://hdl.handle.net/10183/30474000779572Este trabalho apresenta cenas da rotina escolar, visando acompanhar processos à luz da caixa de ferramentas da Saúde Mental Coletiva. Mostra as tecnologias de poder operando à normatização e o controle do social; e apresenta a filosofia nômade como uma máquina de guerra contra as máquinas de captura, apostando na diferença como força de reinvenção da existência; propõe para a educação uma perspectiva ético-estético-política, rompendo com os modos de subjetivação que as práticas educacionais recognitivas vêm reproduzindo. Fazver, como construções históricas e sociais, algumas verdades hegemônicas, consideradas racionais e naturais; e investe na prática do cuidado como potencializador da vida. Finaliza apresentando um recorte do mundo do trabalho, cartografando caminhos e intervenções, objetivando bons encontros que potencializem a construção de si e de mundos e afirmem a vida.application/pdfporSaúde mental coletivaEscolaFilosofiaCartografiaCuidadoVidaCartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Educação em Saúde Mental Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000779572.pdf000779572.pdfTexto completoapplication/pdf214412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30474/1/000779572.pdfdf13892950bd7672cb6d8432ceff7da0MD51TEXT000779572.pdf.txt000779572.pdf.txtExtracted Texttext/plain73048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30474/2/000779572.pdf.txtd0395eaaab573e0a52ab96f62de7ddd1MD52THUMBNAIL000779572.pdf.jpg000779572.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30474/3/000779572.pdf.jpgefa09bcf72228e4d7fbb3da7e6c61da5MD5310183/304742018-10-11 08:54:07.604oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:54:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva
title Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva
spellingShingle Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva
Campos, Jaqueline Dinorá Paiva de
Saúde mental coletiva
Escola
Filosofia
Cartografia
Cuidado
Vida
title_short Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva
title_full Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva
title_fullStr Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva
title_full_unstemmed Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva
title_sort Cartografias na educação com a caixa de ferramentas da saúde mental coletiva
author Campos, Jaqueline Dinorá Paiva de
author_facet Campos, Jaqueline Dinorá Paiva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Jaqueline Dinorá Paiva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palombini, Analice de Lima
contributor_str_mv Palombini, Analice de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental coletiva
Escola
Filosofia
Cartografia
Cuidado
Vida
topic Saúde mental coletiva
Escola
Filosofia
Cartografia
Cuidado
Vida
description Este trabalho apresenta cenas da rotina escolar, visando acompanhar processos à luz da caixa de ferramentas da Saúde Mental Coletiva. Mostra as tecnologias de poder operando à normatização e o controle do social; e apresenta a filosofia nômade como uma máquina de guerra contra as máquinas de captura, apostando na diferença como força de reinvenção da existência; propõe para a educação uma perspectiva ético-estético-política, rompendo com os modos de subjetivação que as práticas educacionais recognitivas vêm reproduzindo. Fazver, como construções históricas e sociais, algumas verdades hegemônicas, consideradas racionais e naturais; e investe na prática do cuidado como potencializador da vida. Finaliza apresentando um recorte do mundo do trabalho, cartografando caminhos e intervenções, objetivando bons encontros que potencializem a construção de si e de mundos e afirmem a vida.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-02T06:00:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/30474
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000779572
url http://hdl.handle.net/10183/30474
identifier_str_mv 000779572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30474/1/000779572.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30474/2/000779572.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30474/3/000779572.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df13892950bd7672cb6d8432ceff7da0
d0395eaaab573e0a52ab96f62de7ddd1
efa09bcf72228e4d7fbb3da7e6c61da5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224411749023744