O impacto do bullying na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Miguel Ângelo Nascimento dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26409
Resumo: Este trabalho procura compreender as contribuições dos significados contidos nos relacionamentos entre alunos para desvendar o que é o bullying na escola diante das desigualdades que fazem das vidas de professores e alunos, alvo de interrogações sobre o futuro da escola como espaço de construção da pessoa e de valores de relacionamento. Entre estas interrogações investiga-se, se a escola ainda é um espaço para o aluno, e qual a posição do professor diante do bullying. As relações sociais na escola têm diante do bullying possibilidades e constrangimentos que no momento não afetam positivamente o desempenho escolar. No entanto, aqui não se dá ênfase ao desempenho escolar, buscando entender aspectos da Escola que não estão na relação professor-aluno, mas na relação aluno-aluno. O presente estudo foi realizado com o uso de métodos quali-quantitativos para verificar a presença de bullying na escola, a forma como atua e os tipos de bullying. Foram aplicados questionários aos alunos de uma turma de sétima série e de uma turma de oitava série. O estudo qualitativo teve por base as entrevistas semi-estruturadas, aplicadas à Diretoria da escola, à Orientadora Educacional, duas professoras e uma funcionária. A situação dos alunos aponta para a interação entre desigualdades sociais e desigualdades escolares, e nas percepções dos professores estão presentes as dificuldades do bullying produzir um bom relacionamento entre a escola e as famílias.
id UFRGS-2_2d87dfff6e0ea7b814a6ba4b7ada4553
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26409
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Miguel Ângelo Nascimento dosNeves, Clarissa Eckert Baeta2010-10-22T04:19:43Z2010http://hdl.handle.net/10183/26409000758577Este trabalho procura compreender as contribuições dos significados contidos nos relacionamentos entre alunos para desvendar o que é o bullying na escola diante das desigualdades que fazem das vidas de professores e alunos, alvo de interrogações sobre o futuro da escola como espaço de construção da pessoa e de valores de relacionamento. Entre estas interrogações investiga-se, se a escola ainda é um espaço para o aluno, e qual a posição do professor diante do bullying. As relações sociais na escola têm diante do bullying possibilidades e constrangimentos que no momento não afetam positivamente o desempenho escolar. No entanto, aqui não se dá ênfase ao desempenho escolar, buscando entender aspectos da Escola que não estão na relação professor-aluno, mas na relação aluno-aluno. O presente estudo foi realizado com o uso de métodos quali-quantitativos para verificar a presença de bullying na escola, a forma como atua e os tipos de bullying. Foram aplicados questionários aos alunos de uma turma de sétima série e de uma turma de oitava série. O estudo qualitativo teve por base as entrevistas semi-estruturadas, aplicadas à Diretoria da escola, à Orientadora Educacional, duas professoras e uma funcionária. A situação dos alunos aponta para a interação entre desigualdades sociais e desigualdades escolares, e nas percepções dos professores estão presentes as dificuldades do bullying produzir um bom relacionamento entre a escola e as famílias.application/pdfporSociologia da educaçãoViolência na escolaBullyingO impacto do bullying na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000758577.pdf000758577.pdfTexto completoapplication/pdf10773571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26409/1/000758577.pdfbba5598ec704993f6a9dd7ad2b26f085MD51TEXT000758577.pdf.txt000758577.pdf.txtExtracted Texttext/plain167930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26409/2/000758577.pdf.txt477770cf7f2257a3ca81679d7928fb1aMD52THUMBNAIL000758577.pdf.jpg000758577.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26409/3/000758577.pdf.jpg8b0f8b9769fdb3eb2c19277ad55214c5MD5310183/264092022-08-06 04:55:43.646331oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26409Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto do bullying na escola
title O impacto do bullying na escola
spellingShingle O impacto do bullying na escola
Santos, Miguel Ângelo Nascimento dos
Sociologia da educação
Violência na escola
Bullying
title_short O impacto do bullying na escola
title_full O impacto do bullying na escola
title_fullStr O impacto do bullying na escola
title_full_unstemmed O impacto do bullying na escola
title_sort O impacto do bullying na escola
author Santos, Miguel Ângelo Nascimento dos
author_facet Santos, Miguel Ângelo Nascimento dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Miguel Ângelo Nascimento dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neves, Clarissa Eckert Baeta
contributor_str_mv Neves, Clarissa Eckert Baeta
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da educação
Violência na escola
Bullying
topic Sociologia da educação
Violência na escola
Bullying
description Este trabalho procura compreender as contribuições dos significados contidos nos relacionamentos entre alunos para desvendar o que é o bullying na escola diante das desigualdades que fazem das vidas de professores e alunos, alvo de interrogações sobre o futuro da escola como espaço de construção da pessoa e de valores de relacionamento. Entre estas interrogações investiga-se, se a escola ainda é um espaço para o aluno, e qual a posição do professor diante do bullying. As relações sociais na escola têm diante do bullying possibilidades e constrangimentos que no momento não afetam positivamente o desempenho escolar. No entanto, aqui não se dá ênfase ao desempenho escolar, buscando entender aspectos da Escola que não estão na relação professor-aluno, mas na relação aluno-aluno. O presente estudo foi realizado com o uso de métodos quali-quantitativos para verificar a presença de bullying na escola, a forma como atua e os tipos de bullying. Foram aplicados questionários aos alunos de uma turma de sétima série e de uma turma de oitava série. O estudo qualitativo teve por base as entrevistas semi-estruturadas, aplicadas à Diretoria da escola, à Orientadora Educacional, duas professoras e uma funcionária. A situação dos alunos aponta para a interação entre desigualdades sociais e desigualdades escolares, e nas percepções dos professores estão presentes as dificuldades do bullying produzir um bom relacionamento entre a escola e as famílias.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-22T04:19:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26409
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000758577
url http://hdl.handle.net/10183/26409
identifier_str_mv 000758577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26409/1/000758577.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26409/2/000758577.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26409/3/000758577.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bba5598ec704993f6a9dd7ad2b26f085
477770cf7f2257a3ca81679d7928fb1a
8b0f8b9769fdb3eb2c19277ad55214c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447049224585216