O impacto do bullying na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/26409 |
Resumo: | Este trabalho procura compreender as contribuições dos significados contidos nos relacionamentos entre alunos para desvendar o que é o bullying na escola diante das desigualdades que fazem das vidas de professores e alunos, alvo de interrogações sobre o futuro da escola como espaço de construção da pessoa e de valores de relacionamento. Entre estas interrogações investiga-se, se a escola ainda é um espaço para o aluno, e qual a posição do professor diante do bullying. As relações sociais na escola têm diante do bullying possibilidades e constrangimentos que no momento não afetam positivamente o desempenho escolar. No entanto, aqui não se dá ênfase ao desempenho escolar, buscando entender aspectos da Escola que não estão na relação professor-aluno, mas na relação aluno-aluno. O presente estudo foi realizado com o uso de métodos quali-quantitativos para verificar a presença de bullying na escola, a forma como atua e os tipos de bullying. Foram aplicados questionários aos alunos de uma turma de sétima série e de uma turma de oitava série. O estudo qualitativo teve por base as entrevistas semi-estruturadas, aplicadas à Diretoria da escola, à Orientadora Educacional, duas professoras e uma funcionária. A situação dos alunos aponta para a interação entre desigualdades sociais e desigualdades escolares, e nas percepções dos professores estão presentes as dificuldades do bullying produzir um bom relacionamento entre a escola e as famílias. |
id |
UFRGS-2_2d87dfff6e0ea7b814a6ba4b7ada4553 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26409 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Miguel Ângelo Nascimento dosNeves, Clarissa Eckert Baeta2010-10-22T04:19:43Z2010http://hdl.handle.net/10183/26409000758577Este trabalho procura compreender as contribuições dos significados contidos nos relacionamentos entre alunos para desvendar o que é o bullying na escola diante das desigualdades que fazem das vidas de professores e alunos, alvo de interrogações sobre o futuro da escola como espaço de construção da pessoa e de valores de relacionamento. Entre estas interrogações investiga-se, se a escola ainda é um espaço para o aluno, e qual a posição do professor diante do bullying. As relações sociais na escola têm diante do bullying possibilidades e constrangimentos que no momento não afetam positivamente o desempenho escolar. No entanto, aqui não se dá ênfase ao desempenho escolar, buscando entender aspectos da Escola que não estão na relação professor-aluno, mas na relação aluno-aluno. O presente estudo foi realizado com o uso de métodos quali-quantitativos para verificar a presença de bullying na escola, a forma como atua e os tipos de bullying. Foram aplicados questionários aos alunos de uma turma de sétima série e de uma turma de oitava série. O estudo qualitativo teve por base as entrevistas semi-estruturadas, aplicadas à Diretoria da escola, à Orientadora Educacional, duas professoras e uma funcionária. A situação dos alunos aponta para a interação entre desigualdades sociais e desigualdades escolares, e nas percepções dos professores estão presentes as dificuldades do bullying produzir um bom relacionamento entre a escola e as famílias.application/pdfporSociologia da educaçãoViolência na escolaBullyingO impacto do bullying na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000758577.pdf000758577.pdfTexto completoapplication/pdf10773571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26409/1/000758577.pdfbba5598ec704993f6a9dd7ad2b26f085MD51TEXT000758577.pdf.txt000758577.pdf.txtExtracted Texttext/plain167930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26409/2/000758577.pdf.txt477770cf7f2257a3ca81679d7928fb1aMD52THUMBNAIL000758577.pdf.jpg000758577.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26409/3/000758577.pdf.jpg8b0f8b9769fdb3eb2c19277ad55214c5MD5310183/264092022-08-06 04:55:43.646331oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26409Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto do bullying na escola |
title |
O impacto do bullying na escola |
spellingShingle |
O impacto do bullying na escola Santos, Miguel Ângelo Nascimento dos Sociologia da educação Violência na escola Bullying |
title_short |
O impacto do bullying na escola |
title_full |
O impacto do bullying na escola |
title_fullStr |
O impacto do bullying na escola |
title_full_unstemmed |
O impacto do bullying na escola |
title_sort |
O impacto do bullying na escola |
author |
Santos, Miguel Ângelo Nascimento dos |
author_facet |
Santos, Miguel Ângelo Nascimento dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Miguel Ângelo Nascimento dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Neves, Clarissa Eckert Baeta |
contributor_str_mv |
Neves, Clarissa Eckert Baeta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da educação Violência na escola Bullying |
topic |
Sociologia da educação Violência na escola Bullying |
description |
Este trabalho procura compreender as contribuições dos significados contidos nos relacionamentos entre alunos para desvendar o que é o bullying na escola diante das desigualdades que fazem das vidas de professores e alunos, alvo de interrogações sobre o futuro da escola como espaço de construção da pessoa e de valores de relacionamento. Entre estas interrogações investiga-se, se a escola ainda é um espaço para o aluno, e qual a posição do professor diante do bullying. As relações sociais na escola têm diante do bullying possibilidades e constrangimentos que no momento não afetam positivamente o desempenho escolar. No entanto, aqui não se dá ênfase ao desempenho escolar, buscando entender aspectos da Escola que não estão na relação professor-aluno, mas na relação aluno-aluno. O presente estudo foi realizado com o uso de métodos quali-quantitativos para verificar a presença de bullying na escola, a forma como atua e os tipos de bullying. Foram aplicados questionários aos alunos de uma turma de sétima série e de uma turma de oitava série. O estudo qualitativo teve por base as entrevistas semi-estruturadas, aplicadas à Diretoria da escola, à Orientadora Educacional, duas professoras e uma funcionária. A situação dos alunos aponta para a interação entre desigualdades sociais e desigualdades escolares, e nas percepções dos professores estão presentes as dificuldades do bullying produzir um bom relacionamento entre a escola e as famílias. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-10-22T04:19:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/26409 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000758577 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/26409 |
identifier_str_mv |
000758577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26409/1/000758577.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26409/2/000758577.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26409/3/000758577.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bba5598ec704993f6a9dd7ad2b26f085 477770cf7f2257a3ca81679d7928fb1a 8b0f8b9769fdb3eb2c19277ad55214c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447049224585216 |