Pedagogia, ludopedagogia e lúdico : narrativas de trabalhadoras dos serviços de saúde mental e educadores acerca de ações promotoras de saúde mental de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242051 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata do lúdico e da ludopedagogia enquanto ações que promovem a saúde mental de jovens e adultos com transtornos mentais usuários dos serviços de saúde mental. Nesses espaços, que também são de atuação do pedagogo, existem diversos jovens e adultos em sofrimento, com transtornos psicossociais graves, indivíduos marcados pela exclusão e pressão da sociedade. Sendo assim, esta pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: “qual o papel que o lúdico possui na promoção da saúde mental de jovens e adultos?’’. Partindo dele, se objetivou identificar o papel que o lúdico possui na promoção da saúde mental desse público, a partir da narrativa de trabalhadores dos serviços de saúde mental ou trabalhadores que já tiveram experiência nesses serviços e educadores. É uma pesquisa qualitativa e descritiva, assumindo um método cartográfico. As narrativas, analisadas partindo do meu olhar como futura pedagoga e da entrevista com os profissionais brasileiros e educadores uruguaios que estudam e apostam no lúdico e na ludopedagogia, demonstram que o lúdico promove saúde mental dos jovens e adultos usuários de saúde mental, ao evidenciar suas potências e diferentes formas de expressão, através de um tratamento humanizado e um diferente olhar sobre produtividade. O brincar, enquanto uma prática pedagógica, pode ser utilizado para promover aprendizagens, momentos de socialização e interação. O lúdico pode promover a saúde mental dos usuários dos serviços que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), tanto nos serviços de saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou os atendimentos complementares, como o Acompanhamento Terapêutico (AT). |
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