Ações educativas para realização do auto-exame de mamas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Caroline Bello
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37518
Resumo: Os casos novos de câncer de mama apresentam curva ascendente para os próximos anos, o que torna esse tipo de câncer um dos mais temidos e um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Assim, as formas mais eficazes encontradas para prevenção do câncer mamário estão baseadas na combinação do auto-exame de mamas, exame clínico e mamografia. O primeiro por tratar-se de uma estratégia que depende somente da prática da mulher torna-se, muitas vezes, primeira escolha por muitas usuárias. Além disso, existem ainda, grandes barreiras em relação aos repasses de investimentos voltados a saúde pública, o que corrobora maior incentivo por parte dos profissionais de saúde para a realização de tal prática, que além de diminuir a incidência de novos casos de câncer estimula o autoconhecimento, participação e educação da comunidade para o cuidado corporal. Trata-se de uma revisão integrativa, que permite reunir e sintetizar estudos publicados, possibilitando conclusões sobre o tema investigado. Realizou-se busca da literatura nas bases de dados LILACS, SciELO e Medline, abrangendo diversos tipos de estudo, nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados no período de 2000 a 2010. Foram selecionados 19 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Constatou-se que a autoria da maior parte das publicações não é de enfermeiros. Foram categorizados dois temas: “as ações educativas de enfermagem para o auto-exame de mamas” e “os serviços de saúde e as ações voltadas à prática da saúde da mulher”, que evidenciaram a necessidade de tais ações para as usuárias dos sistemas de saúde, principalmente durante as consultas de enfermagem e realização de rodas de conversa para educação e troca de experiências. Os profissionais de saúde ainda deixam muito a desejar quanto às orientações ofertadas para as usuárias em relação ao período, a freqüência e a forma de orientar o auto-exame mamário, o que pode contribuir para o desestimulo da mulher a práticas de auto-cuidado. Diante dos resultados apresentados, constata-se que os serviços de saúde acabam por colaborar indiretamente com essas estatísticas, uma vez que não oferecem aos profissionais que estão na linha de frente, estímulo e capacitação para o ensino do auto-exame de mamas as usuárias. Ademais, uma vez que o repasse das verbas públicas para prevenção da saúde mostra-se cada vez mais escasso e desigual, os profissionais de enfermagem têm o dever de proporcionar a essas mulheres alternativas possíveis e alcançáveis, em razão do baixo custo, para detecção desse tipo de câncer que é o que mais acomete as mulheres, seja através do conhecimento de seu corpo realizando o auto-exame de mamas durante as consultas e em seus lares, seja proporcionando acesso a informações através de campanhas nos meios de comunicação, que ainda apresentam-se como os maiores disseminadores de informações entre a população feminina.
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Trata-se de uma revisão integrativa, que permite reunir e sintetizar estudos publicados, possibilitando conclusões sobre o tema investigado. Realizou-se busca da literatura nas bases de dados LILACS, SciELO e Medline, abrangendo diversos tipos de estudo, nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados no período de 2000 a 2010. Foram selecionados 19 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Constatou-se que a autoria da maior parte das publicações não é de enfermeiros. Foram categorizados dois temas: “as ações educativas de enfermagem para o auto-exame de mamas” e “os serviços de saúde e as ações voltadas à prática da saúde da mulher”, que evidenciaram a necessidade de tais ações para as usuárias dos sistemas de saúde, principalmente durante as consultas de enfermagem e realização de rodas de conversa para educação e troca de experiências. Os profissionais de saúde ainda deixam muito a desejar quanto às orientações ofertadas para as usuárias em relação ao período, a freqüência e a forma de orientar o auto-exame mamário, o que pode contribuir para o desestimulo da mulher a práticas de auto-cuidado. Diante dos resultados apresentados, constata-se que os serviços de saúde acabam por colaborar indiretamente com essas estatísticas, uma vez que não oferecem aos profissionais que estão na linha de frente, estímulo e capacitação para o ensino do auto-exame de mamas as usuárias. Ademais, uma vez que o repasse das verbas públicas para prevenção da saúde mostra-se cada vez mais escasso e desigual, os profissionais de enfermagem têm o dever de proporcionar a essas mulheres alternativas possíveis e alcançáveis, em razão do baixo custo, para detecção desse tipo de câncer que é o que mais acomete as mulheres, seja através do conhecimento de seu corpo realizando o auto-exame de mamas durante as consultas e em seus lares, seja proporcionando acesso a informações através de campanhas nos meios de comunicação, que ainda apresentam-se como os maiores disseminadores de informações entre a população feminina.The new cases of breast cancer show a rising profile in the coming years, which makes this type of cancer one of the most feared and one of the biggest public health problems in the world. So the most effective ways to prevent breast cancer are based on a combination of breast self-examination, clinical examination and mammography. The first one, as it is a strategy that depends only on the practice of woman, becomes often the first choice for many users. In addition, there are still major barriers in relation to transfers of public health-oriented investments, which support greater incentive on the part of health professionals to carry out this practice, which, in addition to reducing the incidence of new cases of cancer, it stimulates self-awareness, participation and community education for body care. It is an integrative review, which enables you to gather and synthesize published studies allowing conclusions on the investigated subject. We carried out literature search in the databases LILACS, SciELO and Medline, covering different types of study in English, Portuguese and Spanish, published in the period of 2000 to 2010. We selected 19 articles that met the inclusion criteria. It was found that most of the published materials do not belong to professional nursing. We found two themes: "the actions of nursing education for breast self-examination" and "health services and the practical actions aimed at women's health," which highlighted the need for such actions to the users of the systems health, especially during nursing visits and conducting rounds of conversation for education and exchange of experiences. Health professionals still leave much to be desired on the guidelines offered to users for the period, frequency and manner of performing breast self-examination, thereby encouraging women not to practice self-care. Considering the results presented, it appears that health services eventually collaborate indirectly with these statistics, since it does not offer professionals who are on the front lines, encouragement and training to teach this practice to their patients. Moreover, since the transfer of public funds for preventive health of its users shows up increasingly scarce and patchy, nursing professionals have a duty to provide women with alternatives and achievable, given the low cost, to prevent this type of cancer that is what most affects women, whether through the knowledge of your body performing the breast self-examination during consultations and in their homes, either by providing access to information through media campaigns, still present as the major disseminators of information among the female population.application/pdfporNeoplasias da mamaCuidados de enfermagemSaúde da mulherAuto-exame de mamaBreast neoplasmsNursingBreast self-examinationWomen's healthAções educativas para realização do auto-exame de mamasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2011Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000822392.pdf.txt000822392.pdf.txtExtracted Texttext/plain92808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37518/2/000822392.pdf.txt2e145005dddb37e29c1c1d02312dfa51MD52ORIGINAL000822392.pdf000822392.pdfTexto completoapplication/pdf555817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37518/1/000822392.pdf3d5ad0ee1d886f652499030439391048MD51THUMBNAIL000822392.pdf.jpg000822392.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37518/3/000822392.pdf.jpg306c29b5d9b4bb3d55f528b4208f9093MD5310183/375182018-10-10 07:58:58.2oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37518Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:58:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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